Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
Modelo de negócio Five-V aplicado em laboratório de inovação
Alessandra do Valle Abrahão Soares, Alan Elvis de Lima, Eduardo Magalhães Teixeira, Gisele Cavalcante, Sonia Marise Salles de Carvalho

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


Objetivo: apresentar uma concepção de laboratório de inovação do setor público, utilizando a ferramenta de modelo de negócio denominada Five-V, que tem como referência cinco drivers de valor: proposta de valor, segmento de valor, configuração de valor, rede de valor e captura de valor. Métodos: foi realizado levantamento bibliográfico de 43 laboratórios de inovação do setor público no Brasil, e a partir dos dados aplicou a ferramenta de modelo de negócio Five-V, onde se estabeleceu um padrão para cada driver de valor dentre as características mais relevantes observadas nesses laboratórios. Resultados: foi proposto um modelo de negócio para um laboratório de inovação do Governo do Distrito Federal com estrutura adequada, uma concepção de laboratório de inovação ágil, estabelecendo interfaces com agentes do ecossistema de inovação, atuando sinergicamente para arrecadar fundos e outras fontes de recursos, focado na ampla participação popular e disseminação de instrumentos de avaliação coletiva. Conclusão: Os drivers de valor da ontologia Five-V ajudam a dar configuração ao modelo de negócio, permitindo que os gestores avaliem potenciais conflitos ou sinergias entre eles e tenham visão sistêmica do negócio para balizar estratégias mais eficientes para a inovação.


Texto completo: PDF