Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
As Implicações dos Riscos Psicossociais da Atividade de Gestão na Equipe de Trabalho
Renata Maranhão Bressan Rêgo, Kelbia Najara Teles Silva, Rejane Comin

Última alteração: 2021-11-18

Resumo


Este estudo tem por objetivo compreender como os fatores de riscos psicossociais atrelados às funções de gestão podem causar sofrimento e quais as suas reverberações na equipe, a partir da perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Neste estudo foi definida uma amostra de dois gestores de instituição financeira e suas equipes, que foram selecionados após observação da dinâmica de trabalho e escuta ativa, o primeiro atravessando situação de sofrimento gerado pelo volume de trabalho e o segundo que não foi possível identificar situação de sofrimento.

Com vistas a uma compreensão mais detalhada sobre os resultados dessa proposta, utilizou-se a metodologia de análise documental dos dados de relatórios da empresa, por meio de indicadores de gestão no período de janeiro a julho de 2021. Os resultados obtidos corroboram sobre a influência da gestão na equipe, observando-se as interferências do estado emocional do gestor na psicodinâmica da relação gestor-equipe que por sua vez, culturalmente ainda pode ser silenciosa e/ou invisível sob a ótica da organização do trabalho. A possibilidade de perceber o gestor enquanto sujeito influenciador e influenciado por essa relação com sua equipe, requer atenção para propormos novos destinos aos sofrimentos ainda não descortinados que afetam a gestão de pessoas e processos.


Texto completo: PDF