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A PERCEPÇÃO HEDÔNICA, MULTIFUNCIONAL E UTILITÁRIA EM RELAÇÃO A EXPERIÊNCIA COM REALIDADE VIRTUAL
Última alteração: 2024-10-07
Resumo
Este artigo analisa o comportamento do consumidor em relação à experiência com realidade virtual em três tipos de uso do dispositivo: hedônico, multifuncional e utilitário. O objetivo é mostrar como a imersão, o prazer, o fluxo, movimentos, sons e qualidade dos gráficos, e outras variáveis afetam a intenção de compra do produto óculos de realidade virtual. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa genérica, baseada em entrevistas semiestruturadas com 10 participantes que experimentaram: jogos de realidade virtual, rede social e visitas virtuais como museus, pontos turísticos e maquetes eletrônicas em 3D. Os resultados indicam que a experiência com a realidade virtual é percebida como hedônica, multifuncional e utilitária, e que a imersão é um fator determinante para a satisfação e a lealdade dos consumidores, mas que ainda precisa de mais estudos e desenvolvimento para se tornar mais acessível e atraente para o público. O artigo também contribui para a literatura de marketing gamer, ao explorar as dimensões da experiência com realidade virtual e as implicações para as estratégias de engajamento e fidelização dos consumidores.
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