Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

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APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DE NEUROMARKETING NO MARKETING SENSORIAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA
Diogo Camargo Antunes da Rocha, Diego Luís Bertollo, Debora Frizzo

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


O marketing sensorial descodifica os sentidos, navegando nos intricados labirintos da percepção humana para desvendar as chaves que moldam as decisões de compra. É a ciência do encantamento sutil, onde aromas, sons e visuais conspiram silenciosamente para conquistar, tecendo narrativas sensoriais que criam envolvimento dos sentidos com o ambiente. É o compasso das emoções traduzido em estratégias, estruturando o elo entre o cérebro e a sedução intrínseca do consumidor. O estudo examina o papel das estratégias de marketing explorando os sentidos e o ambiente na condução de informações e sensações no cérebro e como esse conhecimento pode ser aplicado para criar estratégias e serviços eficazes. A pesquisa inclui um estudo de caso de uma vinícola na Serra Gaúcha que implementou técnicas de neuromarketing em seu marketing sensorial e analisa o impacto dessas técnicas no comportamento do consumidor, com pesquisas de forma quantitativas, e aplicações práticas em diferentes contextos e locais. Os resultados sugerem que o uso de técnicas de neuromarketing pode levar a uma experiência mais imersiva e memorável do consumidor em vinícolas, 61% dos participantes destacaram que consumiriam mais frequentemente vinhos se estes viessem acompanhados de experiências multissensoriais aumentando assim a satisfação e a fidelidade do cliente.

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