Última alteração: 2024-10-08
Resumo
Esta pesquisa busca compreender a relação entre a consciência ecológica, a atitude e a intenção de compra de alimentos veganos na geração Z. O estudo adota um enfoque quantitativo-descritivo, utilizando um survey aplicado a 208 participantes da geração Z, alcançada via WhatsApp, e uma amostragem não probabilística. Para a análise dos dados, foram utilizados os softwares SPSS, AMOS e Microsoft Excel. Três hipóteses foram testadas e suportadas: H1 – a consciência ecológica influencia positivamente a atitude; H2 – a consciência ecológica influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos; e H3 – a atitude influencia positivamente a intenção de compra de alimentos veganos. Os resultados confirmaram que pessoas com atitude e consciência ecológica estão mais dispostas a consumir produtos veganos, com coeficientes de regressão positivos e significativos (p < 0,05). No entanto, uma limitação importante é o uso da amostragem não probabilística, que impede a generalização dos resultados. A pesquisa contribui para a literatura ao demonstrar as inter-relações entre consciência ecológica, atitude e intenção de compra na geração Z, mesmo entre indivíduos não veganos.