Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

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RADAR DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA NA SERRA GAÚCHA
Micheli Maria Bueno, ODERSON PANOSSO

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


Empresas de desenvolvimento de softwares ganharam destaque após a pandemia de COVID-19, emergindo a necessidade do gerenciamento eficaz de seus processos, tidos como complexos, para se manterem competitivos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar os itens do Radar da Inovação com ênfase na maturidade inovativa em uma empresa de tecnologia da Serra Gaúcha. Utilizando uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), o estudo aplicou o Radar da Inovação, adaptado do modelo de Bachmann et al. (2008), para avaliar o grau de maturidade inovativa da empresa em três dimensões: gestão por indicadores, gestão das operações e inovação. A empresa estudada é do ramo de desenvolvimento de software ERP para e-commerce, conta com um quadro de dezoito funcionários e um faturamento anual médio de dois milhões de reais. Os resultados revelaram que a empresa apresentava um grau de maturidade inovativa abaixo do ideal, o que impactava negativamente o seu desempenho em áreas-chave, como gestão de indicadores de desempenho, cultura organizacional e inovação. Após foi desenvolvido um plano de ação para investir na implantação de uma cultura voltada à inovação, visando a eficiência dos processos, a redução de custos operacionais e melhorar a tomada de decisões. Essas descobertas destacam a importância de uma abordagem proativa e orientada para a inovação, permitindo que as empresas antecipem riscos, alcancem melhorias contínuas e se mantenham competitivas, mesmo em mercados dinâmicos como no setor de tecnologia e em períodos desafiadores como a pandemia de COVID-19.

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