Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

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PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO COM O AMBIENTE FÍSICO DE TRABALHO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Rodrigo Tusset, Guilherme Bergmann Borges Vieira, Cíntia Paese Giacomello, Roberto Birch Gonçalves

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


O ambiente físico de trabalho tem se tornado uma área de crescente interesse devido ao seu impacto significativo na satisfação e na produtividade dos colaboradores. Falando especificamente em instituições de ensino superior, Peter et al. (2023) destacam a importância de fatores como iluminação, ventilação, cor, presença de plantas internas e ruídos para a avaliação do ambiente de trabalho. A avaliação desses fatores ajuda na definição de prioridades de melhoria, promovendo um ambiente mais adequado às necessidades dos colaboradores e aumentando a satisfação dos funcionários (Riwukore, 2022). Através de uma revisão da literatura e da análise das variáveis identificadas, este artigo visa propor um modelo de avaliação do ambiente físico de trabalho em instituições públicas de ensino, que auxilia gestores na identificação de melhorias necessárias para ajudar a promover um ambiente mais satisfatório e produtivo. Devido à sua adaptabilidade às especificidades de cada instituição o modelo proposto contribui tanto para o debate acadêmico, quanto para o aprimoramento do ambiente físico e seu impacto na satisfação no trabalho. Destaca-se que o modelo pode servir como base para futuras intervenções no ambiente de trabalho, mas reconhece-se que há limitações, como a possibilidade de não abranger todos os fatores que influenciam a satisfação. Tais limitações indicam a necessidade de estudos adicionais para validar e aperfeiçoar o modelo proposto.

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