Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
O FUTEBOL FEMININO “VEIO PRA FICAR”: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO BATOM “POWER STAY” DA MARCA AVON COM A JOGADORA MARTA
Bruna Maurina, Carlos Antônio de Andrade Arnt, Catiane Borsatto

Última alteração: 2023-10-08

Resumo


O futebol é mais que um esporte no Brasil; é parte intrínseca da cultura dos brasileiros, atraindo pessoas de todos os cantos, idades e classes sociais. A mídia intensifica essa conexão, destacando sua presença constante. Em épocas de Copa do Mundo, a nação inteira se aglomera em torno da seleção brasileira, vibrando a cada jogo. Mas e quando se trata de futebol feminino? Partindo desta indagação, o presente estudo objetiva analisar como a campanha “Veio Pra Ficar”, que contou com a participação da jogadora Marta, contribuiu para o futebol feminino, assim como para a imagem da marca Avon. Para atingir o objetivo proposto, a análise foi dividida em duas etapas. A primeira fase consiste em um estudo de caso da campanha Veio Pra Ficar da marca Avon, e suas relações com o empoderamento feminino e com o futebol. Na segunda parte, foram realizadas entrevistas em profundidade com doze torcedoras de futebol feminino, que foram posteriormente transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo. Por fim, concluiu-se que a campanha “Veio Pra Ficar” agregou positivamente para o esporte feminino e associou pontos positivos para a imagem da marca Avon. Através do engajamento e da repercussão da campanha, foi possível identificar temas como a imagem da mulher que joga futebol, a feminilidade e as desigualdades de gênero - assuntos que têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade.



Texto completo: PDF