Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

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OMNICHANNEL COMO ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES EM EMPRESAS VAREJISTAS DE CAXIAS DO SUL
Maicon Rafael Busnelo, Roberto Birch Gonçalves, Guilherme Vanni Reffatti

Última alteração: 2023-10-08

Resumo


O objetivo do estudo é auxiliar a implementação da estratégia omnichannel em empresas varejistas de Caxias do Sul (RS), para tal, foi realizada uma pesquisa bibliométrica nas bases de dados internacionais para conhecer a relevância do tema. Neste estudo, efetuou uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, quanto aos objetivos ela é classificada como exploratória com estudo de casos múltiplos. Na coleta de dados, quatro gestores de empresas varejistas multicanais foram entrevistados com o uso do questionário do Modelo Prado e também responderam o questionário U.S.Omnichannel Customer Experience Index (OcCEI). O resultado do nível de maturidade utilizando o Modelo Prado resultou em duas empresas acima da média nacional e duas empresas abaixo. O resultado da avaliação do nível da estratégia omnichannel utilizando o (OcCEI) resultou nas quatro empresas avaliadas classificadas como inovadoras, atingindo um benchmark superior a 70%. Os resultados demonstraram que altos níveis de maturidade implicam em bons resultados da atual estratégia omnichannel das empresas pesquisadas, e, das sete áreas avaliadas que permeiam o omnichannel, as empresas têm, em seus canais físicos, o menor desempenho e, em suas redes sociais, o maior. Identificando-se então uma oportunidade de melhoria desse importante canal de venda, a loja física.



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