Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
MEGATENDÊNCIAS INFLUENCIANDO MARCAS “CASA GRANADO” E “LOLA COSMETICS” REVIVENDO O PASSADO
Vinícius Rizzotto de Oliveira, Ivana Almeida da Silva, Juliana Vanzin, Samuel Ferrigo

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


O presente estudo possui o objetivo de compreender o impacto do estudo de tendências, sob aperspectiva das megatendências, em uma abordagem que destaca o uso do passado de formaestratégica por marcas. Este trabalho é de viés qualitativo, estruturando-se como uma pesquisade natureza exploratória-descritiva com utilização de estudo de caso. A partir de uma revisãobibliográfica utilizando autores como Luís Rasquilha, Philip Kotler, Gary Armstrong, RohitBhargava, entre outras, busca-se a conceituação do termo tendências, sua importância e suasdiferentes tipologias, com foco nas megatendências. Em seguida, este trabalho se aprofundano entendimento do revivalismo como megatendência e conceito, além de como o passadopode ser comunicado aos consumidores. Por fim são apresentados dois estudos de casoenvolvendo as marcas nacionais Casa Granado e Lola Cosmetics, buscando entender a relaçãode ambas com o revivalismo e o uso estratégico do passado. Como resultado é possívelvislumbrar a presença e uso de uma megatendência de revivalismo nas estratégias de ambasas marcas, considerando que cada uma delas a usa com propósitos diferentes: a Granadoaproveita-se da trajetória que construiu, replicando-a até hoje, enquanto a Lola Cosmeticsbusca inspirações na história para desenvolver sua própria identidade. Nos dois casos é vistoque há uma atividade voltada à nostalgia, influenciada pelo revivalismo.

Texto completo: PDF