Última alteração: 2023-10-07
Resumo
O setor de turismo cultural se desenvolveu de forma expressiva nas últimas décadas. Os visitantes buscam vivências mais completas através de experiências que permitam conhecer a cultura e explorar lugares de maneiras criativas, intensas e marcantes. Essa realidade impactou a forma como os empreendimentos oferecem seus produtos e serviços. Atentar para o uso de novas estratégias tornou-se uma necessidade para aqueles que buscam se destacar neste mercado e obter êxito nos negócios. O presente estudo teve como propósito analisar o uso do storytelling na construção de experiências turísticas. Para o alcance dos objetivos foram adotados diferentes procedimentos metodológicos, sendo o primeiro a revisão bibliográfica, seguida da observação participante, realizada no passeio de Maria Fumaça e Epopeia Italiana, de Bento Gonçalves. O trabalho também fez uso de questionário, aplicado junto ao público visitante. O cruzamento dos dados coletados reforçou a importância do uso do storytelling como uma estratégia de comunicação efetiva na construção de experiências turísticas. A pesquisa indica que os visitantes buscam por passeios que promovam imersões e que proporcionem aprendizados e bons momentos. Conclui-se que o uso das histórias para a criação de atrativos turísticos possibilita superar as expectativas do cliente, além de desenvolver potencial competitivo para os negócios.