Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
GESTÃO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES AOS ALUNOS
Luís Renan Paulino, Daniel Hank Miri, Simone Fonseca de Andrade Klein

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


A participação do Diretório Acadêmico oportuniza a construção da cidadania do aluno dentro da universidade, uma vez que ele representa também um espaço de reflexão que até poderá ser de transformação social. A entidade desenvolve um papel necessário na relação com os estudantes pois auxilia na convivência entre eles e seus órgãos maiores na Instituição de Ensino Superior (IES). Este artigo tem o objetivo de analisar as contribuições do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Comércio Internacional da Universidade de Caxias do Sul - Campus Sede na vida acadêmica, social e profissional do discente do curso. O estudo apresenta duas fases de pesquisas: uma quantitativa com caráter descritivo e com uma estratégia de pesquisa survey, e outra qualitativa, que segue com caráter exploratório e estratégias de pesquisa bibliográficas, documentais, com estudo de caso e estudo de campo. O resultado dessa pesquisa mostrou que a educação e o movimento estudantil atuam na transformação social, e o DA tem o papel de auxiliar na construção do estudante cidadão, uma vez que contribui para o engajamento acadêmico, desenvolvimento de pensamento crítico, e de habilidades pessoais e profissionais dos alunos. Os alunos reconhecem as contribuições e importância do DA, porém não possuem conhecimento sobre as demais entidades estudantis e institucionais.

Texto completo: PDF