On-line
novembro 7, 2024 – novembro 8, 2024
Em meio a fortes desafios e condições adversas, no ano de 2024, o Turismo e a Hospitalidade, em suas múltiplas camadas de complexidade, apresentam-se, cada vez mais, como um campo de possibilidade de ‘re-invenção’ e de esperança, desde que sejam pautados por resiliência e responsabilidade. Essa condição corresponde à capacidade de enfrentamento de desafios de uma condição planetária de conflitos de todas as ordens, de emergências sanitárias e climáticas, que vêm gerando uma imensa complexificação na logística operacional de efetivação das práticas do Turismo e da Hospitalidade, em diferentes regiões e escalas de atuação.
Nesse sentido, os pesquisadores em Turismo e Hospitalidade e áreas afins precisam ser resilientes, gerando condições de lidar com a complexidade das múltiplas dimensões catastróficas as quais estamos sujeitos. Desse modo, acreditamos que é possível contribuir para a reflexão, semeando, desde a Graduação, a compreensão de que, para que haja responsabilidade, é necessário reconhecermos os conflitos distributivos, a negligência com o direito dos outros sujeitos ao acesso e pertencimento dos ecossistemas, para além dos humanos - os rios, as florestas, os seres vivos de todas as espécies! Como nos ensina Martinez Allier, professor da Universidade de Coimbra, trata-se de reflexões na linha da Justiça Ambiental ou Ecologismo dos Pobres, e não apenas de ecoeficiência. Há que se ampliar o senso de responsabilidade e o engajamento em ações resilientes.
Por isso, trazemos para o XV Encontro Semintur Jr. 2024, a temática: Renascer Turismo: Tempos de Resiliência e Responsabilidade, como síntese propositiva apresentada pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Nesse cenário, o binômio Turismo e Hospitalidade se consolida, em termos de transversalizações, conexões e interdependências, especialmente comprometidos com o desenvolvimento com princípios que são capazes de gerar resiliência, de maneira responsável ecossistemicamente.
O evento está alinhado à área de concentração do PPGTURH, visando ao desenvolvimento de conhecimentos em âmbito local, regional, nacional e internacional. Alinha-se com as grandes discussões internacionais, desde a proposta da UNESCO, para reimaginarmos nosso futuro juntos, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 20301, o que é marca do trabalho de internacionalização do PPGTURH. Trata-se de proposta de evento científico de grande importância e potencialidade de significado, para a comunidade acadêmica e setor turístico como um todo. A relevância decorre, especialmente, pela projeção das temáticas emergentes, bem como a associação de valores, marcados pela hospitalidade e amorosidade, com princípios éticos, de integração e respeito às diferenças, visando a sobrevivência, pela convivência e cooperação.
Sendo assim, o XV Semintur Jr - 2024 também é uma maneira de provocar os futuros discentes e pesquisadores, dos programas de graduação de todo o país, e de instituições internacionais parceiras, sobre cenários de catástrofes frente às emergências climáticas, de modo a pensar o Turismo e a Hospitalidade em tempos de Resiliência e Responsabilidade. Trata-se de discutir a ciência para um novo mundo, pautando e percebendo as áreas do Turismo e da Hospitalidade como eixos de força e potência, na busca da sobrevivência e coexistência coletiva de lugares, sujeitos, fazeres e saberes turísticos, pautados pela hospitalidade e amorosidade. Por fim, o Encontro Semintur Jr., nesta edição, mantém o seu propósito de ser atividade pedagógica complementar, para alunos do PPGTURH, proporcionando condições de aprendizagem, quanto ao processo de promoção e realização de eventos científicos, com supervisão direta de docente do Programa.