História da Educação
A INTRODUÇÃO DO MÉTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA | |
André Paulo Castanha |
O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense | |
leticia carneiro carneiro aguiar |
Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação | |
Regiane Cristina Custódio |
ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA: A ÉGIDE CULTURAL REPUBLICANA NO DISCURSO OFICIAL DO PARANÁ (1920) | |
Simone Carlos |
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES | |
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... | |
Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980. | |
Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer |
Meninas no Colégio Militar de Porto Alegre | |
Patrícia Rodrigues Augusto Carra |
A DIMENSÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES (DOS ANOS 30 AOS ANOS 70) | |
Sergio Ricardo Pereira Cardoso |
UM CURRÍCULO PARA OS FILHOS DOS IMIGRANTES ALEMÃES NA DÉCADA DE SETENTA: MEMÓRIAS DE ENTRE RIOS/PR | |
Manuela Pires Weissböck Eckstein, Solange A. de Oliveira Collares |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: uma relação complexa. | |
Andrey Felipe Cé Soares |
PARALELO SUBMISSO ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | |
Miguelângelo Corteze, Miguelângelo Corteze |
Didática
REDESENHANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | |
Maria Teresa Cauduro |
METACOGNIÇÃO: O ELO DE SIGNIFICAÇÃO ENTRE MÉTODO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM | |
Camila Comin Bortolini |
Estado e Política Educacional
REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO: TERCEIRA VIA, NOVO-DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO | |
Vera Maria Peroni, Maria Raquel Caetano |
EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL, GERENCIALISMO E AS INFLUÊNCIAS DO SETOR PRIVADO NO PERIODO 2007-2010 | |
Maria Raquel Caetano |
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: REGULAÇÃO E/OU MANCIPAÇÃO | |
Eliane Maria Cocco |
RENDIMENTO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA E DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1934/1971) | |
Berenice Corsetti, Márcia Cristina Furtado Ecoten |
ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI | |
Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto |
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE COMO UM DESAFIO. | |
Sandra Regina Cassol |
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI | |
JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI |
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR | |
Juciani Severo Correa |
Concepção de Educação Profissional no Estado do Paraná | |
Janice Rosangela Cardoso Griebeler |
A gestão escolar e o processo de democratização da escola pública | |
Shirlei de Souza Corrêa |
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS DOCUMENTOS DO BRASIL, ARGENTINA E MERCOSUL EDUCACIONAL | |
Maria Silvia Cristofoli |
Educação e Infância
BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA | |
Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva |
O OLHAR DA CRIANÇA PARA A VIVÊNCIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Tatiane Costa Leite |
GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS | |
Ana Keli Moletta, Névio de Campos |
CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva |
RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS | |
Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha |
Formação de Professores
A FORMAÇÃO na DOCÊNCIA: processos que tecem trajetórias no Ensino Superior | |
Rejane Cavalheiro |
ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS E ÉTICOS NA ESCOLA E PCNS: ESTADO DA ARTE E ALGUMAS IMPLICAÇÕES | |
Deborah Karla Calegari Alves |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: NOVAS POLÍTICAS PARA VELHAS PRÁTICAS! | |
Flávia Fernanda Costa |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENCONTRADAS NOS ANAIS DA ANPED E DO ENDIPE | |
Taniamara Vizzotto Chaves |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO | |
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO CURRICULAR EM HISTÓRIA: MAPEANDO CARACTERÍSTICAS DO DESEMPENHO COMPETENTE NA DOCÊNCIA | |
Flávia Eloisa Caimi |
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA | |
Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro |
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO: A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Carlos Augusto Candêo Fontanini, Carlos Augusto Candeo Fontanini |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
PARFOR E AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA | |
Franciela Mara Córdova Ransolin |
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Silvia Regina Canan |
OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA | |
Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO | |
IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN |
UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS CULTURAIS MIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | |
Elvio Carvalho |
Trabalho e Educação
INCOMPATIBILIDADES ENTRE JORNADA DE TRABALHO E JORNADA DE APRENDIZAGEM: NÓ GÓRDIO DA EJA | |
Lígia Regina Klein, Maria Auxiliadora Cavazotti |
EDUCAÇÃO E POLÍTICA ALTERNATIVAS PARA UMA ÉPOCA HISTÓRICA DE TRANSIÇÃO: APROXIMAÇÕES À TEORIA DE ISTVÁN MÉSZÁROS | |
Demetrio Cherobini |
Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo | |
Marival Coan |
Alfabetização, Leitura e Escrita
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
A RELAÇÃO ESPAÇO DOMÉSTICO E O SUCESSO ESCOLAR | |
Eduardo Agostinho Comassetto |
O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS | |
Maria Goretti Quintiliano Carvalho |
Política de Educação Superior
RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ENADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS | |
Gabriela Cesa |
A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | |
Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin |
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NAS PROPOSTAS INOVADORAS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS | |
ligia paula couto |
UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO, TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
Moisés Waismann, Berenice Corsetti |
Currículo
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO | |
IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin |
A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES | |
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Laís Basso Costa-Beber |
DIVERSIDADE RELIGIOSA E CURRÍCULO ESCOLAR: PRESENÇAS, AUSÊNCIAS E DESAFIOS | |
Elcio Cecchetti |
Educação Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC. | |
Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos |
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO | |
Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco |
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
SATISFAÇÃO DO PROFESSOR MUNICIPAL DA REGIÃO SUL | |
Alessandra Vargas, Marta Luz Sisson de Castro |
Sociologia da Educação
ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU | |
MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ |
A missão da escola no contexto social atual | |
Viviane Catarini Paim |
Educação Especial
Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: relações possíveis | |
Ana Carolina Christofari |
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO | |
Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
A invenção do sujeito “normal” no projeto de modernidade e as instituições de “modelagem”: um estatuto em crise? | |
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini |
Educação, Comunicação e Tecnologias
POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA MEDIANTE AS TECNOLOGIAS | |
Sra Pauletti, Francisco Catelli |
TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR | |
Alessandra Rodrigues Moreira de Castro |
Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais | |
Danielle Cenci |
BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. | |
Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
Filosofia da Educação
CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS GEORG GADAMER PARA A EDUCAÇÃO | |
Daniel José Crocoli |
Locke e a educação para a paz | |
Odair Camati |
A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE G. H. MEAD | |
Cledes Antonio Casagrande |
O DISCURSO DE PROFESSORES ACERCA DA AVALIAÇÃO DO ACADÊMICO DE EXTENSÃO | |
Jeice Campregher |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO PROBLEMATIZADO DA VIDA COTIDIANA: A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS | |
Márcia Carbonari |
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE | |
ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO |
O PROBLEMA DA FORMAÇÃO MORAL EM KANT | |
Eucledes Fábio Casagrande |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Os sentidos dos processos de letramentos em Língua Portuguesa no PROEJA | |
EVANIR PICCOLO CARVALHO |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA | |
Cristina Rolim Chyczy Bruno |
Ensino de Matemática e Ciências
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR DOS SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA | |
Alessandra de Abreu Corrêa |
ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESÁRIA | |
Daiane Christ Antloga, Iône Inês Pinsson Slongo |
O ENSINO DA GEOMETRIA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SOB UM ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO | |
Franciele Catelan Cardoso |
AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980 | |
William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres |
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO? | |
Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | |
PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA |
Psicologia da Educação
ALTERIDADE E OS IMPOSSÍVEIS DA INCLUSÃO | |
André Oliveira Costa |
APRENDIZAGEM MEDIADA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM | |
Adriane Cenci, Fabiane Adela Tonetto Costas |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA | |
Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino |
Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROVOCAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Raquel Cunha Cruz, Loide Pereira Trois |
MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales |
IMPLICAÇÕES DO MÉTODO DIALÉTICO NO DISCURSO INTERDISCIPLINAR: APROXIMAÇÕES À LUZ DA PRÁXIS AMBIENTAL | |
César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro |
Educação Ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos | |
Priscila Oliveira da Silva, Virginia Tavares Vieira, Paula Correa Henning |
Gênero, Sexualidade e Educação
O Processo Pedagógico invisível desenvolvido por mulheres: O ensino e aprendizagem da tecelagem manual nas Minas Gerais e no Rio Grande do Sul | |
AMANDA MOTTA ANGELO CASTRO |
CULTURA DE AUTOAJUDA E DOUTRINA TERAPÊUTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DA MATERNIDADE PRESENTES NO LIVRO COMO DESENVOLVER A AUTOESTIMA DE NOSSAS FILHAS | |
Rodrigo Sabala de Carvalho, Juliana Ribeiro de Vargas |
ELES SÃO APENAS DIFERENTES: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES CONTEMPORÂNEAS NA OBRA CRIANDO MENINOS | |
Juliana Ribeiro Vargas, Rodrigo Saballa Carvalho |
Educação e Arte
AS ARTES NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO: O PROCESSO DE INSERÇÃO DA ÁREA JUNTO AO CNPQ, NO SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (CAPES) E A CONSTRUÇÃO DA ANPAP | |
Maira Xavier Cruz |
FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERATURA | |
Patrícia Cesário Pereira Offial |
O DRAMA DO CURRÍCULO: PESQUISA E VITALISMO DE CRIAÇÃO | |
Sandra Mara Corazza |
O CARÁTER IMPREVISÍVEL DO EVENTO DO ENDEREÇAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE | |
Vivien Cardonetti |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .