Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

A INTRODUÇÃO DO MÉTODO LANCASTER NO BRASIL: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA
André Paulo Castanha
O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense
leticia carneiro carneiro aguiar
Narrativas de memórias e a pesquisa em história da educação
Regiane Cristina Custódio
ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA: A ÉGIDE CULTURAL REPUBLICANA NO DISCURSO OFICIAL DO PARANÁ (1920)
Simone Carlos
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON
O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA...
Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz
CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980.
Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer
Meninas no Colégio Militar de Porto Alegre
Patrícia Rodrigues Augusto Carra
A DIMENSÃO CULTURAL DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE PROFESSORES (DOS ANOS 30 AOS ANOS 70)
Sergio Ricardo Pereira Cardoso
UM CURRÍCULO PARA OS FILHOS DOS IMIGRANTES ALEMÃES NA DÉCADA DE SETENTA: MEMÓRIAS DE ENTRE RIOS/PR
Manuela Pires Weissböck Eckstein, Solange A. de Oliveira Collares

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica: uma relação complexa.
Andrey Felipe Cé Soares
PARALELO SUBMISSO ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Miguelângelo Corteze, Miguelângelo Corteze

Didática

REDESENHANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Maria Teresa Cauduro
METACOGNIÇÃO: O ELO DE SIGNIFICAÇÃO ENTRE MÉTODO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM
Camila Comin Bortolini

Estado e Política Educacional

REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO: TERCEIRA VIA, NOVO-DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO
Vera Maria Peroni, Maria Raquel Caetano
EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL, GERENCIALISMO E AS INFLUÊNCIAS DO SETOR PRIVADO NO PERIODO 2007-2010
Maria Raquel Caetano
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: REGULAÇÃO E/OU MANCIPAÇÃO
Eliane Maria Cocco
RENDIMENTO ESCOLAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA E DA REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS (1934/1971)
Berenice Corsetti, Márcia Cristina Furtado Ecoten
ENUNCIADOS SOBRE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS DESTINADAS AOS ADOLESCENTES SUJEITOS À LEI
Márcia Cossetin, Ivete Janice de Oliveira Brotto
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE COMO UM DESAFIO.
Sandra Regina Cassol
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI
JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI
AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA ESCOLAR
Juciani Severo Correa
Concepção de Educação Profissional no Estado do Paraná
Janice Rosangela Cardoso Griebeler
A gestão escolar e o processo de democratização da escola pública
Shirlei de Souza Corrêa
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS DOCUMENTOS DO BRASIL, ARGENTINA E MERCOSUL EDUCACIONAL
Maria Silvia Cristofoli

Educação e Infância

BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA
Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva
O OLHAR DA CRIANÇA PARA A VIVÊNCIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tatiane Costa Leite
GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS
Ana Keli Moletta, Névio de Campos
CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva
RETRATOS DE UMA INFÃNCIA CONTEMPORÂNEA: OS BEBÊS NOS ARTEFATOS VISUAIS
Camila Bettim Borges, Susana Rangel Cunha

Formação de Professores

A FORMAÇÃO na DOCÊNCIA: processos que tecem trajetórias no Ensino Superior
Rejane Cavalheiro
ESTUDOS SOBRE FORMAÇÃO DE VALORES MORAIS E ÉTICOS NA ESCOLA E PCNS: ESTADO DA ARTE E ALGUMAS IMPLICAÇÕES
Deborah Karla Calegari Alves
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: NOVAS POLÍTICAS PARA VELHAS PRÁTICAS!
Flávia Fernanda Costa
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM RELATO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENCONTRADAS NOS ANAIS DA ANPED E DO ENDIPE
Taniamara Vizzotto Chaves
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO CURRICULAR EM HISTÓRIA: MAPEANDO CARACTERÍSTICAS DO DESEMPENHO COMPETENTE NA DOCÊNCIA
Flávia Eloisa Caimi
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS INTERPSICOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E DA CAPACIDADE DE CONTROLE SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA
Clarice Vaz Peres Alves, Rafael Fonseca de Castro
SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO: A VIVÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Carlos Augusto Candêo Fontanini, Carlos Augusto Candeo Fontanini
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz
PARFOR E AS INICIATIVAS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Franciela Mara Córdova Ransolin
POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DO PIBID ENQUANTO POLÍTICA DE PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Silvia Regina Canan
OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA
Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI
TRABALHO DOCENTE: DESDOBRAMENTOS E NOVOS RUMOS PARA A FORMAÇÃO
IEDA MARIA KLEINERT CASAGRANDE, ETIANE FAGUNDES BRAGA BALSAN
UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DAS TECNOLOGIAS CULTURAIS MIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
Elvio Carvalho

Trabalho e Educação

INCOMPATIBILIDADES ENTRE JORNADA DE TRABALHO E JORNADA DE APRENDIZAGEM: NÓ GÓRDIO DA EJA
Lígia Regina Klein, Maria Auxiliadora Cavazotti
EDUCAÇÃO E POLÍTICA ALTERNATIVAS PARA UMA ÉPOCA HISTÓRICA DE TRANSIÇÃO: APROXIMAÇÕES À TEORIA DE ISTVÁN MÉSZÁROS
Demetrio Cherobini
Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo
Marival Coan

Alfabetização, Leitura e Escrita

A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI
A RELAÇÃO ESPAÇO DOMÉSTICO E O SUCESSO ESCOLAR
Eduardo Agostinho Comassetto
O TRABALHO PEDAGÓGICO E AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS
Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Política de Educação Superior

RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ENADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Gabriela Cesa
A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin
A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA NAS PROPOSTAS INOVADORAS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
ligia paula couto
UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Moisés Waismann, Berenice Corsetti

Currículo

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO
IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin
A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Laís Basso Costa-Beber
DIVERSIDADE RELIGIOSA E CURRÍCULO ESCOLAR: PRESENÇAS, AUSÊNCIAS E DESAFIOS
Elcio Cecchetti

Educação Fundamental

Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC.
Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO
Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente
SATISFAÇÃO DO PROFESSOR MUNICIPAL DA REGIÃO SUL
Alessandra Vargas, Marta Luz Sisson de Castro

Sociologia da Educação

ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU
MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ
A missão da escola no contexto social atual
Viviane Catarini Paim

Educação Especial

Avaliação da aprendizagem e inclusão escolar: relações possíveis
Ana Carolina Christofari
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010)
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva
INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO
Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto
ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA
Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas
A invenção do sujeito “normal” no projeto de modernidade e as instituições de “modelagem”: um estatuto em crise?
Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E O VEÍCULO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA: O CASO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fabíola Borowsky, Demétrio Cherobini

Educação, Comunicação e Tecnologias

POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA MEDIANTE AS TECNOLOGIAS
Sra Pauletti, Francisco Catelli
TELEMEDICINA:NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR
Alessandra Rodrigues Moreira de Castro
Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais
Danielle Cenci
BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto

Filosofia da Educação

CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE HANS GEORG GADAMER PARA A EDUCAÇÃO
Daniel José Crocoli
Locke e a educação para a paz
Odair Camati
A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA PERSPECTIVA DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO DE G. H. MEAD
Cledes Antonio Casagrande
O DISCURSO DE PROFESSORES ACERCA DA AVALIAÇÃO DO ACADÊMICO DE EXTENSÃO
Jeice Campregher
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS COMO PROBLEMATIZADO DA VIDA COTIDIANA: A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS
Márcia Carbonari
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE
ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO
O PROBLEMA DA FORMAÇÃO MORAL EM KANT
Eucledes Fábio Casagrande

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Os sentidos dos processos de letramentos em Língua Portuguesa no PROEJA
EVANIR PICCOLO CARVALHO
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE CURITIBA
Cristina Rolim Chyczy Bruno

Ensino de Matemática e Ciências

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO MOBILIZADOR DOS SABERES DOCENTES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA
Alessandra de Abreu Corrêa
ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESÁRIA
Daiane Christ Antloga, Iône Inês Pinsson Slongo
O ENSINO DA GEOMETRIA E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SOB UM ENFOQUE EPISTEMOLÓGICO
Franciele Catelan Cardoso
AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980
William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso
IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO?
Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
PRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTA

Psicologia da Educação

ALTERIDADE E OS IMPOSSÍVEIS DA INCLUSÃO
André Oliveira Costa
APRENDIZAGEM MEDIADA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Adriane Cenci, Fabiane Adela Tonetto Costas

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE PARA A REVITALIZAÇÃO CULTURAL DOS GUARANI NHANDEWA
Marcella Hauanna Cassula, Mariana Mendonça Bernardino

Educação Ambiental

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROVOCAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Raquel Cunha Cruz, Loide Pereira Trois
MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales
IMPLICAÇÕES DO MÉTODO DIALÉTICO NO DISCURSO INTERDISCIPLINAR: APROXIMAÇÕES À LUZ DA PRÁXIS AMBIENTAL
César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro
Educação Ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos
Priscila Oliveira da Silva, Virginia Tavares Vieira, Paula Correa Henning

Gênero, Sexualidade e Educação

O Processo Pedagógico invisível desenvolvido por mulheres: O ensino e aprendizagem da tecelagem manual nas Minas Gerais e no Rio Grande do Sul
AMANDA MOTTA ANGELO CASTRO
CULTURA DE AUTOAJUDA E DOUTRINA TERAPÊUTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DA MATERNIDADE PRESENTES NO LIVRO COMO DESENVOLVER A AUTOESTIMA DE NOSSAS FILHAS
Rodrigo Sabala de Carvalho, Juliana Ribeiro de Vargas
ELES SÃO APENAS DIFERENTES: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES CONTEMPORÂNEAS NA OBRA CRIANDO MENINOS
Juliana Ribeiro Vargas, Rodrigo Saballa Carvalho

Educação e Arte

AS ARTES NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO: O PROCESSO DE INSERÇÃO DA ÁREA JUNTO AO CNPQ, NO SISTEMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (CAPES) E A CONSTRUÇÃO DA ANPAP
Maira Xavier Cruz
FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERATURA
Patrícia Cesário Pereira Offial
O DRAMA DO CURRÍCULO: PESQUISA E VITALISMO DE CRIAÇÃO
Sandra Mara Corazza
O CARÁTER IMPREVISÍVEL DO EVENTO DO ENDEREÇAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE
Vivien Cardonetti


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .