Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Rosilene Paiva Dias
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida
O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945)
Ana Paula da Silva
PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950)
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida
DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970)
Chris de Azevedo Ramil
TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO
Darlize Teixeira de Mello
A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Desire Luciane Dominschek Lima
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR
Carla Verônica Diefenbach
A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960)
Raquel de Melo Giacomini
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Rodrigo Augusto de Souza
A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais
Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934.
Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu
Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA

Estado e Política Educacional

Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas.
Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira
PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO
Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani
Análise da implementação de políticas públicas para a Educação do Campo a partir do Programa Territórios da Cidadania e do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS
Andréia da Silva Mafassioli
DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS?
Nadia Pedrotti Drabach, Suellem Raquel de Freitas
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI
JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI
Sistema Municipal de Ensino do Estado de Santa Catarina: uma contribuição para as políticas educacionais
Almir Paulo dos Santos
Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação?
Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder
PODER INDUTOR DO IDEB SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CURITIBA
DOUGLAS DANILO DITTRICH
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES
LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato
A “Capacitação” de Professores da Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS para a Realização Prova Brasil/SAEB
Janaína Xavier de Almeida

Educação Popular

SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO MEIO RURAL: A VISÃO DO EGRESSO DA CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN
Luci Mary Duso Pacheco
O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA ESSENCIAL PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MILTON SANTOS
Claudete Robalos Da Cruz

Educação e Infância

BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA
Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS
THUINIE MEDEIROS VILELA DAROS, kARINA INÊS PALUDO
As rotinas no berçário. O banho é a pior hora?
Ana Paula Dagnoni
Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes
Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar
MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles
COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO: a educação de crianças pequenas e a formação de pedagogos
GRAZIELA ESCANDIEL DE LIMA
Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias.
Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois
DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte
A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti

Formação de Professores

A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Cândida Maria de Sousa Custodio
O ofício docente: da ação à interação comunicativa
Nilson Carlos da Rosa
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon
O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli
DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA OS SENTIDOS DE SUCESSO DE SUAS PRÁTICAS
Helena Beatriz Mascarenhas de Souza
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda
A CONSTITUIÇÃO DE UM “LUGAR” DE FORMAÇÃO AO FORMADOR DE PROFESSORES
Kelly Cristina Ducatti-Silva
A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES
Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima
RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO
Denise Puglia Zanon, KELLY CRISTINA DUCATTI-SILVA
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro
A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster
A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS.
Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano
A (re) construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica
Marlize Dressler
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves
A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira
FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR INICIANTE: O QUE DIZEM OS TEXTOS APROVADOS NA ANPED SUL, EM 2010
Romilda Teodora Ens, Sueli Pereira Donato

Trabalho e Educação

A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES, ANSEIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Ubiratan Augusto Domingues Batista

Alfabetização, Leitura e Escrita

A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI
A crise da leitura na formação docente: uma análise das práticas leitoras dos futuros professores
ANTONIO FERNANDO DE ARAÚJO DOS SANTOS, MARIA SILVIA BACILA WINKELER
A LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO E LIVRO-IMAGEM: DA CRIAÇÃO AO LEITOR E SUAS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E SUPORTE
Andréa Rodrigues Dalcin
O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Itaise Moretti de Lima

Política de Educação Superior

TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues
LEVANTAMENTO DA MULTICAMPIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM PARALELO ENTRE AS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE
egeslaine de nez, Richéle Timm dos Passos da Silva
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, SEGUNDO DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin

Currículo

Identidades e culturas em escolas de fronteira: nos discursos, o currículo de turistas
Regina Celia do Couto
Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos
UM CURRÍCULO DA DANÇA OU PARA A DANÇA?
Andréa Bittencourt de Souza
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos
Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia
Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE

Educação Fundamental

A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES ATRAVÉS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CONTEMPORÂNEA
Juliana Veiga de Freitas
Ensino e Aprendizagem Informal na Sala de Exposição Permanente do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul/RS:percepções e opiniões dos professores
Jocelei Maria de Oliveira Pinto, Edson Roberto Oiagen
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO
Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco
O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB COMO CONTEXTO PARA PENSAR, SENTIR, REALIZAR E COMPREENDER
Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho, FRANCISMARA NEVES DE OLIVEIRA
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente

Sociologia da Educação

TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola
Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi

Educação Especial

A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010)
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS
Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini
“BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA
Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA LÓGICA INCLUSIVA
Mônica Zavacki de Morais

Educação, Comunicação e Tecnologias

Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem
Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira
O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
Rogério Dias de Arruda
EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS E A LEITURA DE GÊNEROS DISCURSIVOS ESCRITOS NA WEB Educação, linguagem e tecnologia
Neires Maria Soldatelli Paviani, Susana Damiani
CONECTADOS COM A RÁDIO GAIOLA: ETNOGRAFANDO IDENTIDADES JUVENIS NO RECREIO ESCOLAR
Marta Campos de Quadros

Filosofia da Educação

Hobbes: uma educação para a paz
Lucas Mateus Dalsotto
A relação eu outro na educação abertura à alteridade
Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez
O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA BÁSICA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA
Liliana Souza de Oliveira, Liliana Souza de Oliveira
O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO NAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Zuleyka da Silva Duarte
Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual.
Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA NO PROCESSO DE RETORNO DOS JOVENS E ADULTOS À ESCOLARIZAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE SANTO AUGUSTO
Daniela Cristina Paulo d`Acampora
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A PESQUISA SOBRE O IDOSO NO BRASIL: diferentes abordagens da temática nas teses e dissertações (de 2000 a 2009)
Rita de Cássia da Silva Oliveira
Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos

Ensino de Matemática e Ciências

ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins
O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt
CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA PESQUISA BRASILEIRA PUBLICADA EM PERIÓDICOS
Marilisa Bialvo Hoffmann, Leandro Duso
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus
AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980
William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva
A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva
UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
Nadir Castilho Delizoicov

Psicologia da Educação

AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias
CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS
Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves
JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix
RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO MORAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana De Stefano Menin
INTERESSE FAMILIAR PELA/PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E FRACASSO ESCOLAR
Magda Floriana Damiani
SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas
Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO
Vania Beatriz Monteiro da Silva
(DES) ENCAIXE: “A UFRGS NÃO É PRA MIM!” OU DAS (IM) POSSIBILIDADES DE ESTAR NA UNIVERSIDADE
Michele Barcelos Doebber
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO
Karina de Araújo Dias
Reflexões sobre identidade afro-brasileira e educação
Rodrigo Miguel de Souza
Colorindo Invisibilidades: reflexões sobre as práticas de resistência ao preconceito e a discriminação racial na sala de aula
Josiane Beloni da Cruz Dutra

Educação Ambiental

Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio
Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo
MATERIAIS DIDÁTICOS PROBIO/EA: TEMÁTICAS AMBIENTAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA
Ana Claudia De Nardin

Gênero, Sexualidade e Educação

DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DO TRABALHO ARTESANAL
Márcia Alves da Silva
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota

Educação e Arte

Uma paradinha para o café: Função poética e pedagogia
Renata Ferreira da Silva
ATISTAGENS, MIDIAS E CRIAÇÕES TRANSFORMANDO A ESCOLA
maria cristina diederichsen
PEDAGOGIA DA TRADUÇÃO: VIDA, PENSAMENTO E SENSAÇÃO
Patrícia Cardinale Dalarosa
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS PARA PENSAR OS MODOS DE EXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA
Thais Raquel da Silva Paz
OS DANÇANTES DOS BUMBÁS DE PARINTINS E O FETICHE DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Elizandra Garcia da Silva
INFÂNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO
Carini Cristiana Delavald
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS
Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .