História da Educação
O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL IMPÉRIO: A RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO | |
Rosilene Paiva Dias |
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS | |
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
O EMBATE ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A EDUCAÇÃO NOVA: POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA CATARINENSE (1911-1945) | |
Ana Paula da Silva |
PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | |
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
DO PROJETO À PRODUÇÃO GRÁFICA DA COLEÇÃO DIDÁTICA TAPETE VERDE (EDITORA GLOBO, DÉCADA DE 1970) | |
Chris de Azevedo Ramil |
TESTES ABC, ESCOLA NOVA E MÉTODO ANALÍTICO GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO | |
Darlize Teixeira de Mello |
A SOCIALIZAÇÃO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL | |
Desire Luciane Dominschek Lima |
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL/CAMPUS SERTÃO: MEMÓRIAS DE UM EX-ALUNO, HOJE PROFESSOR | |
Carla Verônica Diefenbach |
A INSPEÇÃO ESCOLAR NA MEMÓRIA DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE SANTA CATARINA (1930-1960) | |
Raquel de Melo Giacomini |
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | |
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL | |
Rodrigo Augusto de Souza |
A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais | |
Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL | |
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934. | |
Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu |
Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula | |
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA |
Estado e Política Educacional
Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas. | |
Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira |
PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO | |
Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani |
Análise da implementação de políticas públicas para a Educação do Campo a partir do Programa Territórios da Cidadania e do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra | |
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk |
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS: UMA AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS | |
Andréia da Silva Mafassioli |
DIRETORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUEM SÃO ESSES SUJEITOS? | |
Nadia Pedrotti Drabach, Suellem Raquel de Freitas |
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS: UMA ANÁLISE DESMISTIFICADORA DA IMAGEM DO PROFESSOR HERÓI | |
JUCELMA CARDOSO CIPRIANO, GIOVANA DA SILVA UGGIONI |
Sistema Municipal de Ensino do Estado de Santa Catarina: uma contribuição para as políticas educacionais | |
Almir Paulo dos Santos |
Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação? | |
Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder |
PODER INDUTOR DO IDEB SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE CURITIBA | |
DOUGLAS DANILO DITTRICH |
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES | |
LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato |
A “Capacitação” de Professores da Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS para a Realização Prova Brasil/SAEB | |
Janaína Xavier de Almeida |
Educação Popular
SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos | |
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES PROBLEMAS NO MEIO RURAL: A VISÃO DO EGRESSO DA CASA FAMILIAR RURAL DE FREDERICO WESTPHALEN | |
Luci Mary Duso Pacheco |
O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO CATEGORIA ESSENCIAL PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E MILTON SANTOS | |
Claudete Robalos Da Cruz |
Educação e Infância
BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NAS PROGRAMAÇÕES DO MÊS DA CRIANÇA: ENTRE A PROTEÇÃO, CONTROLE E PARTICIPAÇÃO CONQUISTADA | |
Ana Cristina Coll Delgado, Francine de Vargas da Silva |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS | |
THUINIE MEDEIROS VILELA DAROS, kARINA INÊS PALUDO |
As rotinas no berçário. O banho é a pior hora? | |
Ana Paula Dagnoni |
Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes | |
Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar |
MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles |
COTIDIANO E TRABALHO PEDAGÓGICO: a educação de crianças pequenas e a formação de pedagogos | |
GRAZIELA ESCANDIEL DE LIMA |
Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias. | |
Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois |
DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte |
A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | |
Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti |
Formação de Professores
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA-CAMPO DE ESTÁGIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Cândida Maria de Sousa Custodio |
O ofício docente: da ação à interação comunicativa | |
Nilson Carlos da Rosa |
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS | |
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
O ESTÁGIO CURRICULAR NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTURAS EDUCADORAS | |
Jeruza da Rosa da Rocha, Simone Barreto Anadon |
O PROFESSOR REFLEXIVO E O RECONHECIMENTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
Anelise Dos Santos da Costa, Letícia Fleig Dal Forno, Camyla Antonioli |
DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS DE INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA OS SENTIDOS DE SUCESSO DE SUAS PRÁTICAS | |
Helena Beatriz Mascarenhas de Souza |
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA | |
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro | |
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
A CONSTITUIÇÃO DE UM “LUGAR” DE FORMAÇÃO AO FORMADOR DE PROFESSORES | |
Kelly Cristina Ducatti-Silva |
A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES | |
Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO | |
Denise Puglia Zanon, KELLY CRISTINA DUCATTI-SILVA |
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES | |
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
A CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO ORIENTADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA E AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
Ana Amélia Artini Bergamo, Solange Aparecida Da Rosa |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE DE GRUPO DE ESTUDOS: REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE | |
Andréia Veridiana Antich, Mari Margarete dos Santos Forster |
A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS. | |
Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano |
A (re) construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica | |
Marlize Dressler |
COM A PALAVRA O PROFESSOR: O QUE OS DOCENTES TÊM A DIZER SOBRE EVENTOS DE FORMAÇÃO | |
Cristhianny Bento Barreiro, Jose Mabel Pereira Lopes das Neves |
A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PROFISSIONALIDADE DO PROFESSOR INICIANTE: O QUE DIZEM OS TEXTOS APROVADOS NA ANPED SUL, EM 2010 | |
Romilda Teodora Ens, Sueli Pereira Donato |
Trabalho e Educação
A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES | |
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: LIMITES, ANSEIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. | |
Ubiratan Augusto Domingues Batista |
Alfabetização, Leitura e Escrita
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
A crise da leitura na formação docente: uma análise das práticas leitoras dos futuros professores | |
ANTONIO FERNANDO DE ARAÚJO DOS SANTOS, MARIA SILVIA BACILA WINKELER |
A LEITURA DO LIVRO ILUSTRADO E LIVRO-IMAGEM: DA CRIAÇÃO AO LEITOR E SUAS RELAÇÕES ENTRE TEXTO, IMAGEM E SUPORTE | |
Andréa Rodrigues Dalcin |
O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
Itaise Moretti de Lima |
Política de Educação Superior
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | |
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
LEVANTAMENTO DA MULTICAMPIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM PARALELO ENTRE AS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE | |
egeslaine de nez, Richéle Timm dos Passos da Silva |
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, SEGUNDO DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO | |
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin |
Currículo
Identidades e culturas em escolas de fronteira: nos discursos, o currículo de turistas | |
Regina Celia do Couto |
Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola | |
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
UM CURRÍCULO DA DANÇA OU PARA A DANÇA? | |
Andréa Bittencourt de Souza |
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | |
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia | |
Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE |
Educação Fundamental
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES ATRAVÉS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL CONTEMPORÂNEA | |
Juliana Veiga de Freitas |
Ensino e Aprendizagem Informal na Sala de Exposição Permanente do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul/RS:percepções e opiniões dos professores | |
Jocelei Maria de Oliveira Pinto, Edson Roberto Oiagen |
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO COM LETRAMENTO | |
Rosinete Costa Fernandes Cardoso, Mara Luciane da Silva Furghesti, Maria Terêsa Cabral Grecco |
O JOGO DE REGRAS RUMMIKUB COMO CONTEXTO PARA PENSAR, SENTIR, REALIZAR E COMPREENDER | |
Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho, FRANCISMARA NEVES DE OLIVEIRA |
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS | |
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola | |
Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi |
Educação Especial
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS | |
Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
“BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA | |
Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA LÓGICA INCLUSIVA | |
Mônica Zavacki de Morais |
Educação, Comunicação e Tecnologias
Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem | |
Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani |
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
O QUE APORTAM E O QUE OCULTAM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA DA FURG: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA | |
Rogério Dias de Arruda |
CONECTADOS COM A RÁDIO GAIOLA: ETNOGRAFANDO IDENTIDADES JUVENIS NO RECREIO ESCOLAR | |
Marta Campos de Quadros |
Filosofia da Educação
Hobbes: uma educação para a paz | |
Lucas Mateus Dalsotto |
A relação eu outro na educação abertura à alteridade | |
Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez |
O ENSINO DE FILOSOFIA NA ESCOLA BÁSICA: UMA LEITURA FOUCAULTIANA | |
Liliana Souza de Oliveira, Liliana Souza de Oliveira |
O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO NAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Zuleyka da Silva Duarte |
Desafios e reflexões: o paradigma da educação atual. | |
Vinicius Drey, Fabricio José Brustolin |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA NO PROCESSO DE RETORNO DOS JOVENS E ADULTOS À ESCOLARIZAÇÃO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE SANTO AUGUSTO | |
Daniela Cristina Paulo d`Acampora |
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E A PESQUISA SOBRE O IDOSO NO BRASIL: diferentes abordagens da temática nas teses e dissertações (de 2000 a 2009) | |
Rita de Cássia da Silva Oliveira |
Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos |
Ensino de Matemática e Ciências
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM | |
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
O CAMINHO PERCORRIDO PELA SEMIÓTICA E A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Fátima Aparecida Queiroz Dionizio, Célia Finck Brandt |
CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA PESQUISA BRASILEIRA PUBLICADA EM PERIÓDICOS | |
Marilisa Bialvo Hoffmann, Leandro Duso |
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
AS PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO HUMANA NAS PRODUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1980 | |
William Casagrande Candiotto, Elisandra de Souza Peres |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS | |
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA | |
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
A TEMÁTICA “SAÚDE” NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES CONCERNENTES A METODOLOGIAS E APRENDIZAGEM | |
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto Da Silva |
UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA PARA O ENSINO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS | |
Nadir Castilho Delizoicov |
Psicologia da Educação
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
CONSCIÊNCIA EM VYGOTSKY: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS | |
Rafael Fonseca de Castro, Clarice Vaz Peres Alves |
JOGO E CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA: IMPLICAÇÕES DA ALIENAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | |
Rodrigo Lima Nunes, Irineu Aliprando Viotto Filho, Tatiane da Silva Pires Felix |
RELAÇÃO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO MORAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO | |
Alana Paula de Oliveira, Maria Suzana De Stefano Menin |
INTERESSE FAMILIAR PELA/PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E FRACASSO ESCOLAR | |
Magda Floriana Damiani |
SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | |
Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas | |
Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO | |
Vania Beatriz Monteiro da Silva |
(DES) ENCAIXE: “A UFRGS NÃO É PRA MIM!” OU DAS (IM) POSSIBILIDADES DE ESTAR NA UNIVERSIDADE | |
Michele Barcelos Doebber |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS EM FOCO | |
Karina de Araújo Dias |
Reflexões sobre identidade afro-brasileira e educação | |
Rodrigo Miguel de Souza |
Colorindo Invisibilidades: reflexões sobre as práticas de resistência ao preconceito e a discriminação racial na sala de aula | |
Josiane Beloni da Cruz Dutra |
Educação Ambiental
Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio | |
Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes |
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
MATERIAIS DIDÁTICOS PROBIO/EA: TEMÁTICAS AMBIENTAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA | |
Ana Claudia De Nardin |
Gênero, Sexualidade e Educação
DISCUTINDO GÊNERO ATRAVÉS DO TRABALHO ARTESANAL | |
Márcia Alves da Silva |
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA | |
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
Educação e Arte
Uma paradinha para o café: Função poética e pedagogia | |
Renata Ferreira da Silva |
ATISTAGENS, MIDIAS E CRIAÇÕES TRANSFORMANDO A ESCOLA | |
maria cristina diederichsen |
PEDAGOGIA DA TRADUÇÃO: VIDA, PENSAMENTO E SENSAÇÃO | |
Patrícia Cardinale Dalarosa |
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS PARA PENSAR OS MODOS DE EXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA | |
Thais Raquel da Silva Paz |
OS DANÇANTES DOS BUMBÁS DE PARINTINS E O FETICHE DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES | |
Elizandra Garcia da Silva |
INFÂNCIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: UM ENCONTRO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO | |
Carini Cristiana Delavald |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE TRÊS TRABALHOS INVESTIGATIVOS | |
Marcelo Barros de Borba, Renata Beck Machado, Ana Lucia de Marques e Louro |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .