Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz
CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980.
Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPANSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ (1970-1980)
MARIA VALDENY FERREIRA GOMES
SOBRE A ESTÉTICA DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE WALTER BENJAMIN
Luciana Haddad Ferreira
PRÁTICAS ESCOLARES: ENTRE O “TRADICONAL” E O “MODERNO” PENSAMENTO ESCOLANOVISTA
Thais Bento Faria

Didática

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO

Estado e Política Educacional

Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas.
Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira
INFLUÊNCIAS DAS DECISÕES JUDICIAIS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO PARANAENSE
Simone de Fátima Flach
UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO
Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti
GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA
LUISA CADORIM FACENDA
POLITICAS PUBLICAS DO LIVRO DIDATICO E O BANCO MUNDIAL
Andrea Garcia Furtado, Mary Natsue Ogawa
VIDA E MORTE DO FUNDEF
patrycia byanca furtado
Índice de desenvolvimento da Éducação Básica:indicadores de qualidade
Aline Ferron, Carmem Albrecht da Silveira

Educação e Infância

O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA
Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi
A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias.
Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck
DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte

Formação de Professores

A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera
A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES
Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel
MOTIVAÇÕES, EXPERIÊNCIAS INICIAIS E DESAFIOS: O QUE EXPRESSAM OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES?
Beatriz Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes, Helenara Facin
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster
GOVERNAMENTALIDADE E ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente
Raquel Fröhlich
A INTEIREZA DO SER: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR NA AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES
Izabel Cristina Feijó de Andrade
O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter
ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi
AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: interesse das Instituições na autoformação de seus professores numa perspectiva de uma Educação para a Inteireza?
Leda Lisia Franciosi Portal
Ouvindo Coisas: Transmutando o formato clássico dos eventos para uma formação mais sensível
Nátali Dezordi Fortes
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO
Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra
É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO!
Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro
Práticas Pedagógicas de Letramento: uma visão ideológica
Silvania Faccin Colaço
Os cursos de Formação de Professores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: algumas considerações iniciais
Ângela Flach
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL?
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker
PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA
Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca

Trabalho e Educação

A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen
Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes
Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira

Alfabetização, Leitura e Escrita

SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER

Política de Educação Superior

A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO
Talita Cristiane Sutter Freitas
APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Altair Alberto Fávero, Marta Marques
A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: O ENADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
NEILA BORGES FOSCARINI
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez
INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE NA GESTÃO EDUCACIONAL
Caroline Amarante Tolazzi, Jerônimo Becker Flores

Currículo

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA
Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva
A prática como componente curricular na representação dos estudantes de licenciatura em matemática: entre o dito e o feito
Idorlene da Silva Hoepers, SONIA DE SOUZA FERNANDES

Educação Fundamental

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota

Sociologia da Educação

BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL
JOVILES VITÓRIO TREVISOL, ADRIANA APARECIDA FELICETTI

Educação Especial

A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA”
Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista
“Normalidade”: revisitando o conceito
Cláudia Rodrigues de Freitas
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010)
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva
DOURANDO A PÍLULA” – OS DISPOSITIVOS DE MEDICALIZAÇÃO E A ESCOLARIZAÇÃO: ESTARIA O BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA PRODUZINDO A NÃO ESCOLARIZAÇÃO?
Marco Freire Ferraz
ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA
Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas
Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos
Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino
CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda
Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA

Educação, Comunicação e Tecnologias

DIFICULDADES NA TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO ON-LINE
Ademar Felipe Fey
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes?
Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto
O ALUNO FOTÓGRAFO: A RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A CIDADE ATRAVÉS DOS DIFERENTES OLHARES
Ires de Oliveira Furtado
Educomunicação: construção social e desenvolvimento humano - um relato de pesquisa
Maria Teresa Marins Freire
PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS
Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Filosofia da Educação

CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA COMO CREDO PEDAGÓGICO
Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero
A relação eu outro na educação abertura à alteridade
Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez
A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
Amarildo Luiz Trevisan, Eliana Regina Fritzen Pedroso
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE
ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO
A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NO MERCADO DE TRABALHO: APONTAMENTOS SOBRE O CUIDADO DE SI, DE FOUCAULT
Franciéli Frank
Buscando em Ricoeur indícios de uma antropologia,implicações pedagógicas
Rosa Maria Filippozzi Martini

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A SUBALTERNIDADE E EMANCIPAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE EJA IMPLEMENTADAS PÓS DÉCADA DE 1940
Adriana Medeiros Farias

Ensino de Matemática e Ciências

UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM
Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak
CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA
Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo
ESTOCÁSTICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA
MARIELE JOSIANE FUCHS
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus
IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO?
Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira
ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas

Psicologia da Educação

Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA
Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos
O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA
Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes
UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-CULTURAL ACERCA DO FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR.
Tatiane Pires Felix
É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE
Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

A CHEGADA DOS DESIGUAIS À ESCOLA: NOVAS FORMAS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO
Jorge Alberto Lago Fonseca

Gênero, Sexualidade e Educação

CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA CENA DO CINEMA
Marta Cristina Friederichs
Erotização dos corpos infantis, Pedofilia e Pedofilização na contemporaneidade
Jane FELIPE, Liliane Madruga PRESTES

Educação e Arte

Aulas de arte e outras possibilidades
Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Simone Vacaro Fogazzi
PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS
Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin
BIRIVA TROPEIROS DE DOIS MUNDOS: DANÇA E PEDAGOGIA CULTURAL
Daniela Farias Garcia de Borba
O Canto coral no processo educativo estetico
Roberta Bassani Federizzi, Roberta Bassani Federizzi


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .