História da Educação
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | |
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
CRECHE, ASSISTÊNCIA E INFÂNCIA: A EDUCACÃO INFANTIL EM FRANCISCO BELTRÃO/PR NA DÉCADA DE 1980. | |
Caroline Machado Cortelini Conceição, Beatriz Terezinha Daudt Fischer |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A EXPANSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO OESTE DO PARANÁ (1970-1980) | |
MARIA VALDENY FERREIRA GOMES |
SOBRE A ESTÉTICA DA EXPERIÊNCIA E DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA DE WALTER BENJAMIN | |
Luciana Haddad Ferreira |
PRÁTICAS ESCOLARES: ENTRE O “TRADICONAL” E O “MODERNO” PENSAMENTO ESCOLANOVISTA | |
Thais Bento Faria |
Didática
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
Gastos em educação nos municípios de Araucária e Campo Largo: caracterização dos gastos municipais por programas e categorias econômicas. | |
Jokasta Pires Vieira Ferraz, Sandra Pereira de Oliveira |
INFLUÊNCIAS DAS DECISÕES JUDICIAIS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO PARANAENSE | |
Simone de Fátima Flach |
UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO | |
Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti |
GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA PÚBLICA | |
LUISA CADORIM FACENDA |
POLITICAS PUBLICAS DO LIVRO DIDATICO E O BANCO MUNDIAL | |
Andrea Garcia Furtado, Mary Natsue Ogawa |
VIDA E MORTE DO FUNDEF | |
patrycia byanca furtado |
Índice de desenvolvimento da Éducação Básica:indicadores de qualidade | |
Aline Ferron, Carmem Albrecht da Silveira |
Educação e Infância
O DESAFIO DA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENA | |
Maria Carmen Silveira Barbosa, Paulo Sergio Fochi |
A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias. | |
Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck |
DESAFIOS E LEGISLAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Luiza Franco Duarte, Luzia Franco Duarte |
Formação de Professores
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
A PROPOSTA DO EDUCAR COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES | |
Regiane müller freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel |
MOTIVAÇÕES, EXPERIÊNCIAS INICIAIS E DESAFIOS: O QUE EXPRESSAM OS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES? | |
Beatriz Atrib Zanchet, Maurício Vitoria Fagundes, Helenara Facin |
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
GOVERNAMENTALIDADE E ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: implicações sobre a Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente | |
Raquel Fröhlich |
A INTEIREZA DO SER: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR NA AUTOFORMAÇÃO DE EDUCADORES | |
Izabel Cristina Feijó de Andrade |
O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter |
ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL | |
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: interesse das Instituições na autoformação de seus professores numa perspectiva de uma Educação para a Inteireza? | |
Leda Lisia Franciosi Portal |
Ouvindo Coisas: Transmutando o formato clássico dos eventos para uma formação mais sensível | |
Nátali Dezordi Fortes |
Uma questão profissional: A identidade do professor enfermeiro | |
Débora Furlanetto, Marina Patricio De Arruda |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
AS COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS DE UMA IES FEDERAL A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE SEUS ESTUDANTES | |
camila fleck dos santos, Andréia de Mello Buss de Castro |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO | |
Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra |
É POSSÍVEL FAZER A DIFERENÇA? FAÇA DISTO UMA MOTIVAÇÃO! | |
Daiane da Silva Freitas, Cristhianny Bento Barreiro |
Práticas Pedagógicas de Letramento: uma visão ideológica | |
Silvania Faccin Colaço |
Os cursos de Formação de Professores no Instituto Federal do Rio Grande do Sul: algumas considerações iniciais | |
Ângela Flach |
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck |
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA | |
Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
Trabalho e Educação
A LEITURA E A ESCRITA NO MUNDO DO TRABALHO E NO MUNDO DA ACADEMIA: CONSTRUINDO INTERSECÇÕES | |
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Bruna Alexandra Franzen |
Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes | |
Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira |
Alfabetização, Leitura e Escrita
SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA | |
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
Política de Educação Superior
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO | |
Talita Cristiane Sutter Freitas |
APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM | |
Altair Alberto Fávero, Marta Marques |
A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: O ENADE NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
NEILA BORGES FOSCARINI |
QUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL | |
Luciane Spanhol Bordignon, Maria Estela Dal Pai Franco, Egeslaine de Nez |
INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE NA GESTÃO EDUCACIONAL | |
Caroline Amarante Tolazzi, Jerônimo Becker Flores |
Currículo
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA | |
Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva |
A prática como componente curricular na representação dos estudantes de licenciatura em matemática: entre o dito e o feito | |
Idorlene da Silva Hoepers, SONIA DE SOUZA FERNANDES |
Educação Fundamental
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota |
Sociologia da Educação
BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL | |
JOVILES VITÓRIO TREVISOL, ADRIANA APARECIDA FELICETTI |
Educação Especial
A ESTIGMATIZAÇÃO E A PRODUÇÃO DE SI: REFLEXÕES SOBRE O FILME “PRECIOSA” | |
Bárbara Cristina Farina, Claudio Roberto Baptista |
“Normalidade”: revisitando o conceito | |
Cláudia Rodrigues de Freitas |
A escolarização de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento: uma análise dos indicadores educacionais do município de Londrina (2007-2010) | |
Gabriel de Oliveira Feijó, Thaiza de Carvalho Correa, Patricia Oliveira da Silva |
DOURANDO A PÍLULA” – OS DISPOSITIVOS DE MEDICALIZAÇÃO E A ESCOLARIZAÇÃO: ESTARIA O BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA PRODUZINDO A NÃO ESCOLARIZAÇÃO? | |
Marco Freire Ferraz |
ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE E DA ESCOLA | |
Renata Gomes Camargo, Tatiane Negrini, Soraia Napoleão Freitas |
Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos | |
Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino |
CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda | |
Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA |
Educação, Comunicação e Tecnologias
DIFICULDADES NA TRANSPOSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO ON-LINE | |
Ademar Felipe Fey |
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes? | |
Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
O ALUNO FOTÓGRAFO: A RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A CIDADE ATRAVÉS DOS DIFERENTES OLHARES | |
Ires de Oliveira Furtado |
Educomunicação: construção social e desenvolvimento humano - um relato de pesquisa | |
Maria Teresa Marins Freire |
PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth |
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE IDIOMAS | |
Gerson Bruno Forgiarini de Quadros |
Filosofia da Educação
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA COMO CREDO PEDAGÓGICO | |
Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero |
A relação eu outro na educação abertura à alteridade | |
Wanderleia Dalla Costa, Carmen Lucia Fornari Diez |
A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | |
Amarildo Luiz Trevisan, Eliana Regina Fritzen Pedroso |
A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PENSAMENTO PAULO FREIRE | |
ANADIR FOCHEZATTO, GILMAR HENRIQUE DA CONCEIÇÃO |
A ESCOLA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NO MERCADO DE TRABALHO: APONTAMENTOS SOBRE O CUIDADO DE SI, DE FOUCAULT | |
Franciéli Frank |
Buscando em Ricoeur indícios de uma antropologia,implicações pedagógicas | |
Rosa Maria Filippozzi Martini |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A SUBALTERNIDADE E EMANCIPAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE EJA IMPLEMENTADAS PÓS DÉCADA DE 1940 | |
Adriana Medeiros Farias |
Ensino de Matemática e Ciências
UMA DISCUSSÃO SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS INVESTIGAÇÕES EM MODELAGEM MATEMÁTICA DO XI EPREM | |
Leoni Malinoski Fillos, Joanice Zuber Bednarchuk, Priscila Dombrovski Zen, Karla Nadal, Dionísio Burak |
CONTEÚDOS DE GENÉTICA BÁSICOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS NO ENSINO MÉDIO SEGUNDO PROFESSORES E DOCENTES: EM COMPARAÇÃO COM O DEFENDIDO NA LITERATURA | |
Fernanda Franzolin, Nelio Bizzo |
ESTOCÁSTICA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA | |
MARIELE JOSIANE FUCHS |
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius, Neiva Althaus |
IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INGRESSANTES DE QUÍMICA: QUE DISCURSOS ESTÃO EM JOGO? | |
Verônica Caldeira Leite Christino, Maira Ferreira |
ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
Psicologia da Educação
Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | |
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA | |
Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos |
O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA | |
Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes |
UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-CULTURAL ACERCA DO FENÔMENO DA TIMIDEZ E SUAS IMPLICAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. | |
Tatiane Pires Felix |
É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE | |
Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
A CHEGADA DOS DESIGUAIS À ESCOLA: NOVAS FORMAS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO | |
Jorge Alberto Lago Fonseca |
Gênero, Sexualidade e Educação
CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA CENA DO CINEMA | |
Marta Cristina Friederichs |
Erotização dos corpos infantis, Pedofilia e Pedofilização na contemporaneidade | |
Jane FELIPE, Liliane Madruga PRESTES |
Educação e Arte
Aulas de arte e outras possibilidades | |
Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Simone Vacaro Fogazzi |
PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
BIRIVA TROPEIROS DE DOIS MUNDOS: DANÇA E PEDAGOGIA CULTURAL | |
Daniela Farias Garcia de Borba |
O Canto coral no processo educativo estetico | |
Roberta Bassani Federizzi, Roberta Bassani Federizzi |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .