História da Educação
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | |
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL | |
Natalia Gil |
Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul | |
Eliana Gasparini Xerri |
MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | |
Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
Didática
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin |
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER | |
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
Estado e Política Educacional
PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO | |
Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani |
A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA, DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO | |
Graziela Rossetto Giron |
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | |
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
OS DESAFIOS FRENTE AOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DOS MUNICIPIOS DO 1º ANEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PERANTE A APROVAÇÃO DA LEI FUNDEB | |
Marcia Andreia Grochoska |
A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão? | |
Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke |
INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA | |
Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONEXÃO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI | |
Claudionei Lucimar Gengnagel, Fernanda Nicolodi |
Educação Popular
DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DA CONTRAMARCHA: | |
Gomercindo Ghiggi, Michelle Nóbrega |
Educação e Infância
O hibridismo das linguagens verbo-visuais em Se um dia eu for embora... | |
Nós Lucila Guedes de Oliveira |
EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA | |
Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Alvine Genz Gaulke |
Formação de Professores
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | |
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: OS JOGOS TEATRAIS COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Thais Philipsen Grutzmann |
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | |
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas | |
Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
Bullying: um desafio para a formação de professores | |
Maria Lourdes Gisi |
ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM | |
Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: FRONTEIRAS ENTRE A PRODUÇÃO DO ENSINO/PESQUISA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI |
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | |
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD | |
Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
PRINCÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE | |
Vilisa Rudenco Gomes |
Políticas e representações sociais de professores da escola báisca sobre o bullying | |
Jociane Emídia Silva Geronasso |
Trabalho e Educação
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | |
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
Alfabetização, Leitura e Escrita
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | |
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
Agricultura Familiar e Letramento | |
Fabiano Garcia |
O LETRAMENTO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA: ORIGEM DO TERMO, CONCEITUAÇÃO E RELAÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO | |
Katlen Böhm Grando |
Política de Educação Superior
O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. | |
RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI | |
MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
Currículo
VIDAS NA ESCOLA, VIDAS NA FESTA: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUVENIS | |
Vera Lúcia Gainssa Balinhas |
Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | |
Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
Educação Fundamental
MANUAL DIDÁTICO: USO E APROPRIAÇÕES DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS POR PROFESSORES E ALUNOS | |
Rosi Ferrarini Gevaerd |
Sociologia da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): alianças e tensões em prol de uma instituição na Amazônia Legal brasileira | |
QUELEN GIANEZINI |
(DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | |
Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
Educação Especial
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | |
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
Educação, Comunicação e Tecnologias
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | |
Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves |
20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA | |
Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
Filosofia da Educação
Educação para a paz num contexto hipermoderno | |
Marco Antonio Gonçalves |
PEDAGOGIA DO MUNDO: AFIRMANDO O COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A RENOVAÇÃO DO MUNDO – DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT | |
Lizandra Andrade Nascimento, Gomercindo Ghiggi |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS NOVAS FORMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Vanderlei Ricardo Guerra |
OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS | |
Vanise dos Santos Gomes |
Ensino de Matemática e Ciências
Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau | |
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES | |
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
O Ensino de Ciências e a Experimentação | |
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
PROBLEMATIZANDO CATEGORIAS DE ENREDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Erica do Espirito Santo Hermel |
Psicologia da Educação
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS | |
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO | |
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS | |
Martin Stabel Garrote |
Educação Ambiental
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
Notas Sobre a Educação Ambental numa perspectiva midiática: uma possibilidade de gerenciamento da vida | |
Bárbara Hees Garré |
Gênero, Sexualidade e Educação
Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural | |
Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
Educação e Arte
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO NO MUSEU DE ARTE: PENSANDO A MEDIAÇÃO CULTURAL PARA A PEQUENA INFÂNCIA. | |
Solange de Fátima Gabre |
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE A PARTIR DE IMAGENS E AS IMAGENS COMO ENUNCIADOS | |
Francieli Regina Garlet |
Encontros com a arte e a escrita: composições com alunas de Curso Normal | |
Neila Görgen |
TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral |
Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente | |
Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .