Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
A FORMAÇÃO HUMANA E A OPÇÃO PELOS CICLOS DE FORMAÇÃO. | |
Ana Cristina Hammel, Liliam Liliam Liliam Faria Porto Borges |
Estado e Política Educacional
Análise da implementação de políticas públicas para a Educação do Campo a partir do Programa Territórios da Cidadania e do Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra | |
Angela Maria Hidalgo, Fernanda de Aragão Mikolaiczyk |
QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA | |
Humberto Herrera Contreras, Iziquel Antonio Radvanskei |
Educação Popular
CONSCIENTIZAÇÃO E EMPODERAMENTO: A CRÍTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR AO CAPITAL SOCIAL | |
Humberto Herrera Contreras |
Formação de Professores
CONHECIMENTOS MEDIADOS NA ARTICULAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |
Sandra Maria Wirzbicki, Lenir Basso Zanon, Clarinês Hames |
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
Refletindo as dimensões presentes nos Diários de Aula das professoras de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Dirce Hechler Herbertz |
ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM | |
Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | |
Caroline Leonhardt Romanowski, Carla Beatriz kunzler Hosda |
A hora atividade como processo de formação continuada | |
cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva |
O SENTIDO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR PRESENTE NOS LICENCIANDOS | |
Marilisa Bialvo Hoffmann, Patricia Caldeira Tolentino |
A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO PARANÁ | |
Vinícius Colussi Bastos, Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista |
PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA | |
Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
Trabalho e Educação
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | |
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
Currículo
Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | |
Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
A prática como componente curricular na representação dos estudantes de licenciatura em matemática: entre o dito e o feito | |
Idorlene da Silva Hoepers, SONIA DE SOUZA FERNANDES |
EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: POSSIBILIDADES E TENSÕES QUE PERMEIAM O ENSINO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. | |
LENIR ANTONIO HANNECKER |
AVALIAÇÃO, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, PERFORMATIVIDADE E TRABALHO DOCENTE | |
Fernanda Amaral de Souza, Alvaro Moreira Hypolito |
Educação Especial
AS APRENDIZAGENS DE UM SUJEITO COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ASSOCIADAS AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE | |
Carla Beatriz Kunzler Hosda, Caroline Leonhardt Romanowski |
MITOS SOBRE LÍNGUA DE SINAIS – DISCUSSÕES COM ALUNOS DE MEDICINA E FONOAUDIOLOGIA | |
Carolina Hessel Silveira |
AS ABORDAGENS EXPLICATIVAS DO DESENVOLVIMENTO APLICADAS À ESTIMULAÇÃO PRECOCE | |
Ana Flávia Hansel, Maria Augusta Bolsanello |
A história oral como itinerário de pesquisa na Educação Especial: construindo narrativas de "aceitação do outro como legítimo outro" | |
Clarissa Haas |
Ensino de Matemática e Ciências
CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS DA PESQUISA BRASILEIRA PUBLICADA EM PERIÓDICOS | |
Marilisa Bialvo Hoffmann, Leandro Duso |
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
PROBLEMATIZANDO CATEGORIAS DE ENREDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Erica do Espirito Santo Hermel |
Gênero, Sexualidade e Educação
O cérebro e a naturalização das diferenças de gênero em um artefato de divulgação científica | |
Jonathan Henriques do Amaral |
Educação e Arte
A FORMAÇÃO ESTÉTICA E LITERÁRIA POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO | |
Janete Bridon, Adair de Aguiar Neitzel, Fabiana Henrique, Serenita Hochmann |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .