História da Educação
LEI SARAIVA (1881): O ANALFABETISMO É UM PROBLEMA NACIONAL | |
Michele de Leão |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
A FORMAÇÃO HUMANA E A OPÇÃO PELOS CICLOS DE FORMAÇÃO. | |
Ana Cristina Hammel, Liliam Liliam Liliam Faria Porto Borges |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS TEXTOS CONSTITUICIONAIS: UM ESTUDO A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1934. | |
Mariulce da Silva Lima Leineker, Claudia Barcelos de Moura Abreu |
Didática
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
Estado e Política Educacional
Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais | |
Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS X ARTICULAÇÕES INTERNACIONAIS:O TENSIONAMENTO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO | |
Deloíze Lorenzet |
REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E O CONCEITO DE CONTEXTUALIZAÇÃO | |
Queli Mafalda Reis Lautério |
Experiência de avaliação Autônoma: indicador de Qualidade na Educação? | |
Viviane de Quevedo Chaves, Tais Maiara Loss Loedhder |
O DIRETOR NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA | |
Francisca Mezzari Lopes |
Educação Popular
Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul | |
Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli |
Educação e Infância
As representações sociais de criança e infância na imprensa escrita em Chapecó/SC- um olhar sobre a década de 50 | |
Aline Fátima Lazarotto |
EDUCAÇÃO NA/PARA INFÂNCIA: UM DIALÓGO ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR | |
samantha dias de LIMA |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ÀS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: DIREITO E QUALIDADE OU CUMPRIMENTO LEGAL? | |
Daliana Loffler, Priscila Arruda Barbosa |
Iniciação esportiva e sua relação com a saúde de crianças e adolescentes | |
Giovanni Dalcastagné, Adolfo Ramos Lamar |
MINHA COR E A COR DO OUTRO: QUAL A COR DESSA MISTURA? OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Daniela Lemmertz Bischoff, Leni Vieira Dornelles |
Formação de Professores
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
O PAPEL ATRIBUÍDO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Rosemara Perpetua Lopes, Monica Fürkotter |
Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 | |
Eduardo Alvarado Prada, Andrea Maturano Longarezi |
A FORMAÇÃO E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES | |
Olmira Bernadere Dassoler, Denise Maria Soares Lima |
DES/CONTINUIDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUE FORMAÇÃO? QUAL/IS CONCEPÇÃO/ÇÕES DE PROFESSOR/ES? | |
Tiago Locatelli |
OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE TARDIF E GAUHIER: CONRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DE PESQUISA SOBRE OS SABERES DOCENTES NO BRASIL | |
Aliana Anghinoni Cardoso, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Caroline Lacerda Dorneles |
A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS | |
Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussami Ferrari Leite |
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM UM TERRITÓRIO CONTESTADO | |
Karine Fiorio, Vanessa Bellani Lyra |
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: TEMÁTICA NOS TRABALHOS DA ANPED NO PERÍODO DE 2008- 2010 | |
Claudia Martins Leirias |
Formação continuada de professores municipais: Análise da experiência do Rio Grande do Sul | |
Marta Luz Sisson de Castro |
Alfabetização, Leitura e Escrita
CARTÃO POSTAL: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES | |
Maria Aparecida Lucca Paranhos, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso |
Currículo
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
Imagens da Justiça e Questões de Gênero e Sexualidade: elementos para análise do ciurrículo do curso de Direito e de sua pedagogia | |
Renato Duro Dias, MARIA CECILIA LOREA LEITE |
Educação Fundamental
Programas de intervenção pedagógica e controle do trabaho docente | |
Iana Gomes de Lima |
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Sociologia da Educação
Ensino de sociologia na contemporaneidade | |
Máximo Daniel Lamela Adó |
Educação Especial
AS APRENDIZAGENS DE UM SUJEITO COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO ASSOCIADAS AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE | |
Carla Beatriz Kunzler Hosda, Caroline Leonhardt Romanowski |
A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VERTENTES MÉDICO-PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGOGICA COMO BASE DA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Márcia de Souza Lehmkuhl |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PROFESSORAS DE ALUNOS IDENTIFICADOS COMO HIPERATIVOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL | |
sibila luft |
Educação, Comunicação e Tecnologias
CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões | |
Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite |
PRODUÇÃO CIENTÍFICA STRICTO SENSU, EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NO BRASIL, NO PERÍODO DE 1997 A 2010 | |
tu Leonel |
A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE | |
Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas |
Filosofia da Educação
EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA A PARTIR DA ONTOLOGIA DE HANS-GEORG GADAMER | |
Clenio LAGO |
Ensino de Matemática e Ciências
Aritmética: um pouco de história | |
Edi Jussara Candido Lorensatti |
A INSERÇÃO DA QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: UM OLHAR SOBRE LIVROS DIDÁTICOS | |
Caroline Luana Lottermann |
Psicologia da Educação
Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância | |
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
COM MEDO DOS ALUNOS | |
Miriam Pires Corrêa de Lacerda |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE CONHECIMENTO E SUA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NO QUILOMBO DE SÃO MIGUEL | |
Dilmar Luiz Lopes, Carmen Lúcia Bezerra Machado |
Multiculturalismo, Intercultura e as Políticas Afirmativas | |
Deloíze Lorenzet, Vera Danair Carpenedo |
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS UNIOESTE (2005-2010) | |
Carina Merkle Lingnau, Sônia Maria dos Santos Marques |
Educação Ambiental
IMPLICAÇÕES DO MÉTODO DIALÉTICO NO DISCURSO INTERDISCIPLINAR: APROXIMAÇÕES À LUZ DA PRÁXIS AMBIENTAL | |
César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro |
Gênero, Sexualidade e Educação
CLANDESTINIDADES: IMAGENS DO DIVERSO NA EDUCAÇÃO | |
Amanda Mauricio Pereira Leite |
Educação e Arte
Animação teatral com a pequena infância: considerações acerca da expressão dramática na formação de professores | |
Elisangela Christiane de Pinheiro Leite |
ARTE CONTEMPORÂNEA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DA ARTE | |
Rejane Reckziegel Ledur |
CONSERVATÓRIO ARTÍSTICO MUSICAL DE PONTA GROSSA - PR: TRAJETÓRIA DA PESQUISA | |
Georgeana Lanzini Vendrami |
PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
A dança como possibilidade de ação educativa libertadora | |
João Batista Lima de Souza |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .