História da Educação
A Estrutura das Escolas Municipais de Caxias do Sul de 1937 a 1945 | |
Paula Cristina Mincato Roso |
Colégio Regina Coeli e a história da Educação no Município de Veranópolis | |
Marina Matiello |
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO | |
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 | |
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
CONCEPÇÕES DE “CORPO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS | |
Telma Adriana Martineli, Keros Gustavo Mileski |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
DA NECESSIDADE AO INSTITUIDO: ESCOLAS COMUNITÁRIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, SUJEITOS EM MOVIMENTO | |
Fernando José Martins |
DEMITIDOS DA VIDA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL DOS SUJEITOS DA BASE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES DESEMPREGADOS DO RIO GRANDE DO SUL (MTD/RS) | |
de Cássia Fraga Machado |
E SE NÃO HOUVESSE O VESTIBULAR? – PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSINHO POPULAR CHICO MENDES ACERCA DA ELITIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | |
Maíra Tavares Mendes |
Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula | |
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA |
Didática
O FRACASSO ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS | |
RODRIGO JOSÉ MADALÓZ |
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA | |
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
ESTADO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE PÚBLICO NO MANIFESTO DE 1959 | |
Telmo Marcon, Darciel Pasinato |
O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade? | |
Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza |
UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO | |
Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti |
AS CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO E DIALÉTICO PARA A PESQUISA SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
Gisele Masson |
A ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ | |
Carina Alves da Silva Darcoleto, Gisele Masson |
A GREVE DO MAGISTÉRIO EM SC: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O MOVIMENTO | |
Amanda da Silva Menger |
ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO PAR EM MUNICÍPIOS ALAGOANOS O PROINFÂNCIA NA AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE VAGAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Maria Goreti Machado, Maria Goreti Farias Machado |
A INTERDISCIPLINARIDADE NA AGENDA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS: ESTUDO DE DOCUMENTOS OFICIAIS | |
Fernanda Nunes da Rosa Mangini |
POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS | |
LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
Democracia, a coragem de verdade e a educação | |
Antônio Luiz Moraes |
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR | |
Miguel Alfredo ORTH, Patrícia Kayser Vargas Mangan, Marcus Freitas Neves |
Educação Popular
DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO | |
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
Educação e Infância
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender | |
Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DAS AÇÕES E RELAÇÕES COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS PARA A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Gilvana Menslin Oliveira Maia, Clésnia de Oliveira |
QUANDO AS CRIANÇAS SE EDUCAM EM DIREITO(S) NA ESCOLA... | |
Mariana Sant'Ana Miceli |
GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS | |
Ana Keli Moletta, Névio de Campos |
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? | |
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
Formação de Professores
A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MONTENEGRO/RS | |
Glaé Corrêa Machado |
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner |
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores | |
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia | |
Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti |
UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho |
ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL | |
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi |
A FORMAÇÃO DO AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD | |
SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO |
APRENDIZAGEM DOCENTE DOS FUTUROS PEDAGOGOS JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) | |
Fernanda Figueira Marquezan |
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS-GEPEFE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Silvia Christina Madrid Finck |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | |
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | |
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
PROFESSOR TUTOR: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE SI E DO OUTRO | |
Lauren Hundertmarck Minato |
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | |
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
Práticas de ensino e de pesquisa no estágio supervisionado e a formação do pedagogo | |
Marilia Marques Mira |
LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | |
Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto |
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA | |
zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé |
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | |
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia | |
Sara Silva, Darcísio Natal Muraro |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES | |
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
Futuros professores: representações discentes da docência | |
Dirce Moraes Foletto Moraes |
EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA. | |
Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes |
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR | |
Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck |
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
Trabalho e Educação
Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes | |
Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira |
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM “CULTIVO DA MACIEIRA – JOVEM APRENDIZ COTISTA” E A REPRODUÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DA MAÇÃ DE FRAIBURGO SC | |
Juliana aparecida Cruz Martins |
O trabalho docente no EaD | |
Valdelaine da Rosa Mendes |
O QUE SE ENSINA SOBRE O TRABALHO E SOBRE O TRABALHADOR NAS PÁGINAS DE UM JORNAL | |
Patricia Aparecida Machado |
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO | |
Sandro de Oliveira, Geovana Mendonça Lunardi Mendes |
Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser | |
Cândida Martins Pinto |
Alfabetização, Leitura e Escrita
TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL | |
Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz |
Política de Educação Superior
APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM | |
Altair Alberto Fávero, Marta Marques |
CURSOS DE PEDAGOGIA EaD: INOVAÇÕES PRESENTES NOS CASOS UCS E UFRGS | |
Senhora Morés |
A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | |
Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin |
UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI: DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO AO PRAGMATISMO | |
Estefânia Tumenas Mello, Eddy Ervin Eltermann |
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES | |
Maria Helena Machado de Moraes |
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI | |
MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
Currículo
A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A FALTA DE TRADIÇÃO E A FRAGILIDADE DA DISCIPLINA. | |
Alexandra Garcia Mascarenhas |
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | |
Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
Educação Fundamental
A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS | |
Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner |
O primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras | |
Susana Inês Molon |
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO | |
Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth |
Sociologia da Educação
ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU | |
MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ |
O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU | |
Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi |
TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola | |
Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi |
Discursos Legitimadores da Educação Física no Ensino Médio | |
Camilla Martins |
CONTRARIANDO DESTINOS: JOVENS DAS CAMADAS POPULARES EGRESSOS DO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUE INGRESSARAM NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. | |
Francini Scheid Martins |
Educação Especial
Os desafios dos cegos nos espaços socais: um olhar sobre a acessibilidade. | |
Janete Lopes Monteiro |
MÍDIA, ENGAJAMENTO SOCIAL E CONSUMO DA INCLUSÃO | |
Fernanda de Camargo Machado |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA | |
Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
50 ANOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: MOVIMENTOS, AVANÇOS E RETROCESSOS | |
Edson Mendes da Silva Júnior |
ADAPTAÇÃO E TRADUÇÃO EM LITERATURA SURDA: A PRODUÇÃO CULTURAL SURDA EM LÍNGUA DE SINAIS | |
Cláudio Henrique Nunes Mourão |
ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE | |
Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello |
ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE OUVINTISMO / AUDISMO | |
Francielle Cantarelli martins, Madalena Klein |
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR | |
Bárbara Amaral Martins, Miguel Cláudio Moriel Chacon |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PARANÁ: MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS | |
Valdete Veiga Moraes |
A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES | |
Dinéia Ghizzo Neto, Nerli Nonato Ribeiro Mori |
Deficiência visual, acessibilidade e consumo | |
Felipe Leão Mianes, Janete Inês Müller |
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS | |
Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini |
“BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA | |
Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos |
Governamentalidade neoliberal e a produção de sujeitos para a dinâmica inclusiva | |
Juliane Marschall Morgenstern |
Educação, Comunicação e Tecnologias
A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE | |
Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Adriano Canabarro Teixeira |
Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem | |
Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani |
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
Wikipédia? Atire a primeira pedra quem nunca usou | |
Carla Corrêa Marcon |
ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA | |
Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz |
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Valdinei Marcolla |
Filosofia da Educação
A natureza da ação pedagógica e as elucidações de Aristóteles | |
Simone Alexandre Martins |
O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIJUÍ: RACIONALIDADE E INQUIETAÇÕES - sem identificação | |
Celso José Martinazzo |
Atualidade da Pedagogia do Oprimido - Opressão e educação libertadora ontem e hoje | |
Eldon Henrique Mühl |
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: EXPERIMENTOS ARENDTIANOS | |
Eduardo Morello |
O DESAFIO ÉTICO - sem identificiação - Anped - 2012 | |
Celso José Martinazzo |
DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: RELAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE | |
Darcisio Natal Muraro |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A POLÍTICA DO PROEJA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO | |
Mariglei Severo Maraschin |
Os caminhos da docência no Programa Nacional de Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA FIC | |
senhoria Regina Montagner |
Ensino de Matemática e Ciências
AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS | |
Aline Mattos, Moisés Oliveira |
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | |
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR | |
Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca |
APROPRIAÇÕES ESTRANHAS DO DISCURSO CIENTÍFICO DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Aline Mattos, Moisés Oliveira |
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL | |
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso |
Psicologia da Educação
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus |
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL | |
Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ENSINAR DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
ROSANA DALINER ACOSTA MARCHESE, ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN |
A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa | |
Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal |
SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO | |
Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
A CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS INDÍGENAS KAINGANG DO PARANÁ: PRIMEIROS APONTAMENTOS | |
Keros Gustavo Mileski, Maria Simeno Jacomini Novak |
O processo de integraçao dos alunos imigrantes: atitudes dos pares, aculturaçao e identidade étnica | |
Jacqueline Graff Munaro |
Educação Escolar Indígena e Inclusão – por uma pedagogia do cuidado e da escuta | |
Sandra Maders |
Cultura negra no currículo: deslocamentos investigativos | |
Letícia Mossate Jobim |
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS UNIOESTE (2005-2010) | |
Carina Merkle Lingnau, Sônia Maria dos Santos Marques |
Educação Ambiental
Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio | |
Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes |
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales |
O VALOR E A REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA. | |
Rafael Nunes Braga, Fatima Elisabeti Marcomin |
“GOOGLE EARTH” E EXPRESSÕES DE CUNHO AMBIENTAL: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL | |
Samira Martins Pereira, Fátima Elizabeti Marcomin |
Gênero, Sexualidade e Educação
ESCOLA E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA | |
Camila Aquino, Andrea Cristina Martelli |
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE HOMOSSEXUALIDADE NA DOCÊNCIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO | |
Patrícia Daniela Maciel |
"Bárbara, não vá criar confusão": silêncios e silenciamentos nas relações de gênero | |
Zaine Simas Mattos |
Educação e Arte
Considerações sobre o Uso da Flauta Doce no Contexto Escolar | |
Clarissa de Godoy Menezes |
PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS | |
Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin |
Cosmovisão e Estética Indígena na Educação Escolar Indígena | |
Vânia Konell, Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis |
“VIVER COMO UM MONSTRO OU MORRER COMO UM HOMEM BOM”: ALGUNS PENSAMENTOS [SOLTOS] SOBRE UM DEVIR-CORPO-PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO” | |
Cristian Mossi |
EXPERIMENTAÇÕES FOTOCARTOGRÁFICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: PARA PENSAR CONTRA-SENSOS EM EDUCAÇÃO | |
Daniele Noal Noal Gai, FELIPE LEÃO MIANES |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .