História da Educação
TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975). | |
Eliezer Felix de Souza |
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | |
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM | |
Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO | |
Valeria Aparecida Schena |
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES | |
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
“UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ | |
João Paulo Souza Silva |
O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX | |
Adriene Santanna |
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA | |
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 | |
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL | |
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO DEMANDA DA JUVENTUDA FAXINALENSE DO ESTADO DO PARANÁ À EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Willian Simões |
Didática
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | |
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER | |
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | |
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
Estado e Política Educacional
POLÍTICA EDUCACIONAL E BIOÉTICA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA | |
Rita de Cassia Falleiro Salgado, Sidney Reinaldo da Silva |
QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE | |
Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider |
A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL E DO BID ATRAVÉS DO PROEP NA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990 | |
Volmir Sabbi |
O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade? | |
Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza |
Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais | |
Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara |
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | |
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA | |
Juliana Aparecida Alves Subirá |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO A MEDIDA DA ENTURMAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL | |
Edite Maria Sudbrack |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NUM CONTEXTO DE REFORMAS CURRICULARES | |
Rejane Conceição Silveira da Silva |
Um outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infraestrutura educacional | |
Gabriela Schneider |
O PRONATEC E A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Letícia de Luca Wollmann Saldanha |
A ABORDAGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DA RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE | |
Magda Cruz Santos |
POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS | |
LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
Educação Popular
A Educação do Campo e a Educação Popular | |
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
PEDAGOGIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos | |
ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO |
SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos | |
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul | |
Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli |
DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO | |
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
Educação e Infância
SOBRE O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS: QUEM QUER BRINCAR? | |
LUCIANE PANDINI SIMIANO |
ESCOLA E SERVIÇOS DE SAÚDE: CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE NEGLIGÊNCIA, INFÂNCIA E VULNERABILIDADE. | |
Vera da Costa Somavilla, Circe Maria Jandrey |
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS | |
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
O cuidar e a Criança pequena | |
Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm |
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS | |
Andréia Manosso Samways, Esmeria de Lourdes Saveli |
CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva |
A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias. | |
Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck |
UMA ANÁLISE DA SÉRIE DE REPORTAGENS “MENINOS CONDENADOS”, DO JORNAL ZERO HORA SOB A ÓTICA KANTIANA | |
Catia Simone Pinto Sandri |
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? | |
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
Formação de Professores
QUERO SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: o interesse de licenciados em Educação Física | |
SUSANA SCHNEID SCHERER |
PROFESSORES INICIANTES: LOCALIZANDO ASPECTOS DE SUA TRAJETÓRIA NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES DE 2004 A 2010 | |
Marinice Souza Simon |
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores | |
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia | |
Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Sueli Salva |
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | |
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA | |
Ricardo Siewerdt |
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS | |
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente | |
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS | |
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL | |
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES | |
Luana Rosalie Stahl |
Para pensar as pesquisas sobre formação de professores e os saberes docentes | |
Martha Luci Sozo |
Música e desenvolvimento infantil:reflexões sobre a formação do professor | |
Cleudet de Assis Scherer |
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA | |
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO DO FOPE/PRODOCENCIA E DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA | |
Adriana Regina Santos |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE HOTELARIA | |
Marcelo Oliveira da Silva |
A hora atividade como processo de formação continuada | |
cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS A PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA? | |
Solange Toldo Soares |
A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia | |
Sara Silva, Darcísio Natal Muraro |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES | |
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
Aspectos reflexivos sobre a formação de professores e sua atualização permanente no Paraná: considerações preliminares sobre o PIBID e o PDE. | |
DANIEL SOCZEK |
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | |
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS. | |
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira |
A competitividade na docência do ensino superior | |
ilciane maria sganzerla |
FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID | |
Márcia Marlene Stentzler |
O EDUCADOR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | |
Marta Maria Simionato |
Trabalho e Educação
Exigência de conclusão do Ensino Médio para o trabalho na indústria: sintoma do esvaziamento da qualidade da escola básica? | |
Inge Renate Frose Suhr |
ALÉM DA MEDIOCRIDADE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARANAENSES PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO E A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA ESCOLAR | |
Allan Andrei Steimbach |
O “valor” do trabalho e a formação educacional e(m) tempo integral: observações acerca da experiência com o Ensino Médio Inovador em uma escola no oeste catarinense. | |
Claudecir Dos Santos |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ENEM | |
simone gonçalves silva |
O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL | |
Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA |
MOVIMENTOS VIVENCIADOS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DO PROEJA: OS SUJEITOS DA EJA NO IF-SUL-RIO-GRANDENSE | |
Beatriz Helena Siqueira Katrein |
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | |
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
OS PERCURSOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS INSCRITOS NO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA: A PRECARIEDADE CIRCULAR | |
Mariléia Maria da silva |
O MUNDO FANTÁSTICO E “RISONHO” DO EMPREENDEDORISMO NA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS | |
Dalva Veronica Santana |
Alfabetização, Leitura e Escrita
A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS | |
Andreia Hildebrando dos Santos Salmória, Ortenila Sopelsa |
VELHICE E MORTE NA LITERATURA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS SOBRE O QUE E COMO SE ENSINA A ELAS | |
Rosa Maria Hessel Silveira |
SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA | |
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL | |
Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz |
A PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUANDO O SABER ESTATÍSTICO SE VINCULA AOS DISCURSOS DA ALFABETIZAÇÃO, DO ANALFABETISMO E DO ALFABETISMO/LETRAMENTO | |
Renata Sperrhake |
Política de Educação Superior
A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES | |
Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira |
A “PARTICIPAÇÃO” DA COMUNIDADE ACADÊMICA NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DA UFPE NO CONTEXTO DO SINAES | |
Assis Leão da Silva |
A POLÍTICA DE COTAS DA UEPG: DA IMPLANTAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA | |
você Cristina Souza |
OS PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES: UMA POSSIBILIDADE DE REPENSAR AS POLITÍCAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO | |
Paula Trindade da Silva Selbach |
Currículo
Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola | |
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento | |
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO | |
IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin |
CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO: UM OUTRO OLHAR ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS E DAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS | |
claudia de Arruda sarturi |
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
CURRÍCULO E EXPERIÊNCIA – PARA QUE SERVE O QUE SE APRENDE? | |
Thais Figueiredo Santos |
AVALIAÇÃO, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, PERFORMATIVIDADE E TRABALHO DOCENTE | |
Fernanda Amaral de Souza, Alvaro Moreira Hypolito |
Educação Fundamental
A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS | |
Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner |
AS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM DE REDES PÚBLICAS DE ENSINO BRASILEIRAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS | |
Silvana Stremel |
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS | |
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO | |
Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth |
Sociologia da Educação
O Papel da Herança Familiar na Seleção Escolar: O Caso do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina do Ano de 2010 | |
Silvana Rodrigues de Souza Sato |
SENTIDOS DA EXPERIENCIA ESCOLAR DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO A ESCOLA | |
VITOR SCHLICKMANN |
Educação Especial
POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES | |
Helena Sardagna |
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ‘PERSPECTIVA INCLUSIVA’: NOVOS ‘REFERENCIAIS’ COGNITIVOS E NORMATIVOS | |
Kátia Silva Santos |
DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR | |
Roque Strieder |
A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA | |
Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
REVISTA NOVA ESCOLA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO | |
Michelle Mayara Praxedes Silva, Mariana Cesar Verçosa Silva |
DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO | |
Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL | |
Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski |
IDENTIDADES E DIFERENÇAS NAS NARRATIVAS DE SURDOS NEGROS | |
rita simone silveira furtado |
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Gisele Ruiz Silva |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
O INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR: EFEITOS E POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTE PROFISSIONAL | |
Carlos Henrique Soares |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA CONCEPÇÃO À CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOCENTE | |
Vanessa Caroline Silva |
Educação, Comunicação e Tecnologias
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | |
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões | |
Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite |
DOCÊNCIA, INOVAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE: UM ESTUDO NA REVISTA CARTA NA ESCOLA | |
Roberto Rafael Dias da Silva |
Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades | |
Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira |
REVISITANDO A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ANALISAR A ATUAÇÃO DO DOCENTE QUE TRABALHA EM ESCOLAS INCLUÍDAS NA CULTURA DIGITAL | |
Marcia Speguen de Quadros Piccoli |
Pedagogias da Boca: Práticas "Científicas"como estratégias em uma peça publicitária televisiva | |
Regina Baptista Sanseverino, Nádia Geisa Souza |
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes? | |
Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | |
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
MÍDIA E CONSUMO INFANTIL: UM DESAFIO DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO | |
Saraí Patrícia Schmidt |
APRENDIZAGENS E VIVÊNCIAS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO UCA EM AULAS DE CIÊNCIAS | |
Cristiane Oliveira da Silva, Loredana Susin |
MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini |
PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth |
BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. | |
Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DOIS ANOS DE PESQUISA COM WEBQUEST NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Eli Lopes da Silva |
Filosofia da Educação
O Poder da Fala | |
Carlos Roberto Sabbi |
COMO PROMOVER AUTONOMIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA REGIDA PELO CONSUMISMO? MAIS UMA 'MISSÃO IMPOSSÍVEL' PARA OS EDUCADORES? | |
Ironilda Strapazzon |
A LEITURA, A ESCRITA E PENSAMENTO EM SCHOPENHAUER | |
Daniela Machado da Silveira |
Horizontes Reflexivos Éticos na Educação: O conceito Heideggeriano de cuidado | |
Luciana Soares de Mello |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS | |
Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos |
Ensino de Matemática e Ciências
Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau | |
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM | |
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO | |
Eliane Kiss de Souza |
ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Luciana Schwengber |
NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR | |
Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca |
TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS | |
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
O Ensino de Ciências e a Experimentação | |
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. | |
Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch |
Psicologia da Educação
Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | |
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA | |
Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos |
Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância | |
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS | |
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus |
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA | |
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL | |
Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin |
A vontade em L. S. Vygotski | |
Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio |
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula | |
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
O desejo do aluno no processo de ensino e aprendizagem | |
Maria Lidia Sica Szymanski |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
RECONHECIMENTO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO LULA | |
Sidney Reinaldo Silva |
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: O ESTUDO DA LÍNGUA KAINGANG E DO ARTESANATO NA ESCOLA | |
Juliana Schneider Medeiros |
RE)TERRITORIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O DECRETO NO 6.861/2009 E A CRIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS | |
Fernanda Brabo Sousa |
EDUCAÇÃO E CAPOEIRA COMO AGENTES DE AUTONOMIA | |
Carlos José Silva |
Educação Ambiental
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A PERMACULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR | |
Beatriz Osorio Stumpf |
Gênero, Sexualidade e Educação
APRENDENDO A SER MULHER COM A REVISTA NOVA ESCOLA | |
Tatiana da Silva Silveira, Angela Dillmann Nunes Bicca |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO: ENTRE AS FRONTEIRAS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES | |
Sueli Salva, Ethiana Sarachin Silva, Keila Oliveira |
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA | |
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
Educação e Arte
ARTE E ESCOLA: Relações do público escolar com arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação | |
Karine Storck |
INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO | |
Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto |
AÇÃO ARTÍSTICA “DOAÇÕES DO CORPO”: TENSIONAMENTOS NA INTERSECÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA | |
Zenilda Cardozo Sartori |
Quatro cenas e um epílogo: o cinema documentário, a improvisação teatral e o projeto de extensão | |
Eduardo Silveira |
IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO | |
Olívia de Andrade Soares |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .