História da Educação
Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas. |
PDF
|
Lara Rodrigues Pereira |
|
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS |
PDF
|
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
|
FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ |
PDF
|
Valquiria Elita Renk |
|
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO |
PDF
|
Elaine Rodrigues |
|
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO |
PDF
|
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
|
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM E ORGANIZAM OS OBJETOS PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Roberlayne Borges Roballo |
|
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
O Papel da Escola na prevenção do Abuso de Álcool, o caso dos kỹrũ |
PDF
|
Paulo Ribeiro Ramon |
|
MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA E SEUS FAMILIARES |
PDF
|
Rosane Romanha |
|
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES |
PDF
|
Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini |
|
Didática
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA |
PDF
|
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
|
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL |
PDF
|
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
|
O PROFESSOR INICIANTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS QUE SE SOMAM |
PDF
|
Franciele Roos da Silva Ilha |
|
Estado e Política Educacional
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O BANCO MUNDIAL: A ÊNFASE NA “SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS” PARA O ALÍVIO DA POBREZA E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Ireni Marilene Zago Figueiredo |
|
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL |
PDF
|
Viviane Silva da Rosa |
|
AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS |
PDF
|
Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COMBATE À HOMOFOBIA |
PDF
|
Alexandre Rossi |
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: UMA LEITURA DAS OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE |
PDF
|
Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Elton Luiz Nardi |
|
INDICADORES DE QUALIDADE: desafios de um conjunto de municípios da mesorregião oeste catarinense |
PDF
|
Camila Regina Rostirola |
|
QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA |
PDF
|
Humberto Herrera Contreras, Iziquel Antonio Radvanskei |
|
Educação Popular
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE PARA O RESGATE DO PARTO NATURAL |
PDF
|
Milene Rosa |
|
Educação e Infância
O ‘LIVRO-NEGRO’ COMO PRÁTICA DE DISCIPLINAMENTO E DE GOVERNO DA INFÂNCIA |
PDF
|
Célia Ratusniak |
|
Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender |
PDF
|
Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos |
|
A INFÂNCIA RE-INVENTADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO - OS FILHOS E FILHAS DOS/AS ESTUDANTES QUE VIVEM NAS CEUs |
PDF
|
Keila Oliveira, Ethiana Sarachin Ramos |
|
O PROFESSOR ATENTO AO TDAH: A HIPERATIVIDADE E INDISCIPLINA NA REVISTA NOVA ESCOLA |
PDF
PDF
|
Barbara Rocha Richter |
|
A LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA |
PDF
|
Vania Marta Espeiorin, Flávia Brocchetto Ramos |
|
Formação de Professores
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC |
PDF
|
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
|
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente |
PDF
|
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
|
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES |
PDF
|
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
|
AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
Andressa Wiebusch, Nara Vieira Ramos |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO |
PDF
|
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
|
Formação de Profesores: partilha de saberes e vivências comunicacionais |
PDF
|
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos |
|
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
|
Saberes necessários à prática pedagógica dos professores de Educação Profissional e Tecnoloógica de uma Universidade Tecnológica Federal |
PDF
|
Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
|
OS SABERES MOBILIZADOS PELO BOM PROFESSOR NA VISÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE DIREITO |
PDF
|
Adilson José Ribeiro, Rita Buzzi Rausch |
|
ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO |
PDF
|
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira |
|
As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a Formação de Professores |
PDF
|
Marlene ROZEK |
|
A Criação de Universidades no Brasil e a Formação de Professores de Matemática |
PDF
|
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski |
|
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
|
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas |
PDF
|
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
|
Um Olhar sobre o Pensar a Prática |
PDF
|
Carmen Rosane Bozzetti Rodrigues |
|
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
PDF
|
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
|
Alfabetização, Leitura e Escrita
A RECORRÊNCIA DE EXERCÍCIOS COM SÍLABAS EM DIÁRIOS DE CLASSE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS (1973 - 2010) |
PDF
|
Gisele Ramos Lima |
|
Política de Educação Superior
CONSTRUINDO ESTADO DO CONHECIMENTO COM ENFOQUE NA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DO CORPUS TEÓRICO DE DISSERTAÇÕES DA FUNDAÇÃO CAIRU DO PROGRMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E RESPONSABILIDADE SOCIAL (2007-2009) |
PDF
|
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro |
|
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
PDF
|
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
|
AS VOZES DA SOCIEDADE QUANTO À QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO |
PDF
|
Maria Aparecida Rocha |
|
Currículo
A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES |
PDF
|
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios |
|
RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA |
PDF
|
Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
|
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA |
PDF
|
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
|
Educação Fundamental
Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC. |
PDF
|
Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos |
|
A "nova" aliança entre a educação básica e o ensino superior: um avatar científico ou uma prática discursiva necessária? |
PDF
|
Sônia Maria Oliveira Rosa |
|
Sociologia da Educação
O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU |
PDF
|
Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi |
|
Políticas Educacionais e o Acesso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos |
PDF
|
Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas |
|
Saberes possíveis e envolvimentos necessários no ensino de Sociologia na educação básica: entre legislações, sentidos e práticas |
PDF
|
Joana Elisa Röwer |
|
Educação Especial
Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial |
PDF
|
LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA |
PDF
|
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
|
Trabalho Docente nas Salas de Apoio Pedagógico: primeiras aproximações |
PDF
|
Solange Rosskamp |
|
Educação, Comunicação e Tecnologias
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA |
PDF
|
Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues |
|
APRENDENDO A AMAR A CIÊNCIA NA ANIMAÇÃO “SID, O CIENTISTA” |
PDF
|
Daniela Ripoll, Maria Lúcia Castagna Wortmann |
|
Filosofia da Educação
BACHELARD E A EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA |
PDF
|
Evaldo Antonio Kuiava, Jean-Claude Règnier |
|
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Buscando uma aprendizagem significativa a partir de saberes e vivências dos educandos da EJA |
PDF
|
Veridiana Rabaioli Bortollini |
|
SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS POR MEIO DA APRECIAÇÃO IMAGÉTICA |
PDF
|
SANDRA REGINA RUBIM |
|
LETRAMENTO E INCLUSÃO NA EJA |
PDF
|
Eliziane Tainá Ribeiro |
|
Ensino de Matemática e Ciências
TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: ANÁLISE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
PDF
|
Caetano Castro Roso |
|
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC |
PDF
|
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
|
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES |
PDF
|
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA |
PDF
|
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
|
O Ensino de Ciências e a Experimentação |
PDF
|
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
|
ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
|
SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan |
|
Psicologia da Educação
Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados |
PDF
|
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
|
O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA |
PDF
|
Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes |
|
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula |
PDF
|
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
|
Educação Ambiental
Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica |
PDF
|
Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo |
|
Gênero, Sexualidade e Educação
Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande |
PDF
|
Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro |
|
Educação e Arte
INFÂNCIAS-MÚSICAS-MULTIETARIDADE: QUE SONS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS/CONSTRUÍDOS? |
PDF
|
Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .