História da Educação
TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975). |
PDF
|
Eliezer Felix de Souza |
|
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) |
PDF
|
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
|
A relação formação geral - formação profissional no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão: uma análise histórica a partir das políticas públicas (1968 e 2009). |
PDF
|
ODAIR JOSÉ SPENTHOF |
|
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM |
PDF
|
Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
|
DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO |
PDF
|
Valeria Aparecida Schena |
|
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES |
PDF
|
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON |
|
“UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ |
PDF
|
João Paulo Souza Silva |
|
O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX |
PDF
|
Adriene Santanna |
|
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA |
PDF
|
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin |
|
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930 |
PDF
|
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti |
|
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL |
PDF
|
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira |
|
EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO DEMANDA DA JUVENTUDA FAXINALENSE DO ESTADO DO PARANÁ À EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Willian Simões |
|
Didática
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO |
PDF
|
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
|
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER |
PDF
|
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
|
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL |
PDF
|
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
|
Estado e Política Educacional
POLÍTICA EDUCACIONAL E BIOÉTICA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA |
PDF
|
Rita de Cassia Falleiro Salgado, Sidney Reinaldo da Silva |
|
QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE |
PDF
|
Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider |
|
A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL E DO BID ATRAVÉS DO PROEP NA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990 |
PDF
|
Volmir Sabbi |
|
O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade? |
PDF
|
Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza |
|
Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais |
PDF
|
Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara |
|
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
|
PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA |
PDF
|
Juliana Aparecida Alves Subirá |
|
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO A MEDIDA DA ENTURMAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL |
PDF
|
Edite Maria Sudbrack |
|
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NUM CONTEXTO DE REFORMAS CURRICULARES |
PDF
|
Rejane Conceição Silveira da Silva |
|
Um outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infraestrutura educacional |
PDF
|
Gabriela Schneider |
|
O PRONATEC E A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
PDF
|
Letícia de Luca Wollmann Saldanha |
|
A ABORDAGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DA RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE |
PDF
|
Magda Cruz Santos |
|
POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS |
PDF
|
LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS |
|
Educação Popular
A Educação do Campo e a Educação Popular |
PDF
|
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva |
|
PEDAGOGIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos |
PDF
|
ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO |
|
SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos |
PDF
|
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ |
|
Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul |
PDF
|
Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli |
|
DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO |
PDF
|
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado |
|
Educação e Infância
SOBRE O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS: QUEM QUER BRINCAR? |
PDF
|
LUCIANE PANDINI SIMIANO |
|
ESCOLA E SERVIÇOS DE SAÚDE: CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE NEGLIGÊNCIA, INFÂNCIA E VULNERABILIDADE. |
PDF
|
Vera da Costa Somavilla, Circe Maria Jandrey |
|
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS |
PDF
|
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle |
|
O cuidar e a Criança pequena |
PDF
|
Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm |
|
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS |
PDF
|
Andréia Manosso Samways, Esmeria de Lourdes Saveli |
|
UMA ANÁLISE DA SÉRIE DE REPORTAGENS “MENINOS CONDENADOS”, DO JORNAL ZERO HORA SOB A ÓTICA KANTIANA |
PDF
|
Catia Simone Pinto Sandri |
|
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção? |
PDF
|
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva |
|
Formação de Professores
QUERO SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: o interesse de licenciados em Educação Física |
PDF
|
SUSANA SCHNEID SCHERER |
|
PROFESSORES INICIANTES: LOCALIZANDO ASPECTOS DE SUA TRAJETÓRIA NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES DE 2004 A 2010 |
PDF
|
Marinice Souza Simon |
|
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores |
PDF
|
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni |
|
Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia |
PDF
|
Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Sueli Salva |
|
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC |
PDF
|
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
|
FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA |
PDF
|
Ricardo Siewerdt |
|
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS |
PDF
|
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster |
|
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente |
PDF
|
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS |
PDF
|
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio |
|
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL |
PDF
|
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt |
|
O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
Luana Rosalie Stahl |
|
Para pensar as pesquisas sobre formação de professores e os saberes docentes |
PDF
|
Martha Luci Sozo |
|
Música e desenvolvimento infantil:reflexões sobre a formação do professor |
PDF
|
Cleudet de Assis Scherer |
|
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade |
PDF
|
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
|
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA |
PDF
|
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO DO FOPE/PRODOCENCIA E DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
PDF
|
Adriana Regina Santos |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE HOTELARIA |
PDF
|
Marcelo Oliveira da Silva |
|
A hora atividade como processo de formação continuada |
PDF
|
cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS A PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA? |
PDF
|
Solange Toldo Soares |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES |
PDF
|
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen |
|
Aspectos reflexivos sobre a formação de professores e sua atualização permanente no Paraná: considerações preliminares sobre o PIBID e o PDE. |
PDF
|
DANIEL SOCZEK |
|
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
|
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
PDF
|
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
A competitividade na docência do ensino superior |
PDF
|
ilciane maria sganzerla |
|
FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID |
PDF
|
Márcia Marlene Stentzler |
|
O EDUCADOR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE |
PDF
|
Marta Maria Simionato |
|
Trabalho e Educação
Exigência de conclusão do Ensino Médio para o trabalho na indústria: sintoma do esvaziamento da qualidade da escola básica? |
PDF
|
Inge Renate Frose Suhr |
|
ALÉM DA MEDIOCRIDADE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARANAENSES PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO E A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA ESCOLAR |
PDF
|
Allan Andrei Steimbach |
|
O “valor” do trabalho e a formação educacional e(m) tempo integral: observações acerca da experiência com o Ensino Médio Inovador em uma escola no oeste catarinense. |
PDF
|
Claudecir Dos Santos |
|
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ENEM |
PDF
|
simone gonçalves silva |
|
MOVIMENTOS VIVENCIADOS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DO PROEJA: OS SUJEITOS DA EJA NO IF-SUL-RIO-GRANDENSE |
PDF
|
Beatriz Helena Siqueira Katrein |
|
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL |
PDF
|
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
|
OS PERCURSOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS INSCRITOS NO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA: A PRECARIEDADE CIRCULAR |
PDF
|
Mariléia Maria da silva |
|
O MUNDO FANTÁSTICO E “RISONHO” DO EMPREENDEDORISMO NA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS |
PDF
|
Dalva Veronica Santana |
|
Alfabetização, Leitura e Escrita
A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS |
PDF
|
Andreia Hildebrando dos Santos Salmória, Ortenila Sopelsa |
|
VELHICE E MORTE NA LITERATURA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS SOBRE O QUE E COMO SE ENSINA A ELAS |
PDF
|
Rosa Maria Hessel Silveira |
|
SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA |
PDF
|
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER |
|
TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL |
PDF
|
Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz |
|
Política de Educação Superior
A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES |
PDF
|
Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira |
|
A “PARTICIPAÇÃO” DA COMUNIDADE ACADÊMICA NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DA UFPE NO CONTEXTO DO SINAES |
PDF
|
Assis Leão da Silva |
|
A POLÍTICA DE COTAS DA UEPG: DA IMPLANTAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA |
PDF
|
você Cristina Souza |
|
OS PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES: UMA POSSIBILIDADE DE REPENSAR AS POLITÍCAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
PDF
|
Paula Trindade da Silva Selbach |
|
Currículo
Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola |
PDF
|
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos |
|
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento |
PDF
|
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite |
|
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin |
|
CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO: UM OUTRO OLHAR ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS E DAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS |
PDF
|
claudia de Arruda sarturi |
|
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
PDF
|
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos |
|
CURRÍCULO E EXPERIÊNCIA – PARA QUE SERVE O QUE SE APRENDE? |
PDF
|
Thais Figueiredo Santos |
|
AVALIAÇÃO, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, PERFORMATIVIDADE E TRABALHO DOCENTE |
PDF
|
Fernanda Amaral de Souza, Alvaro Moreira Hypolito |
|
Educação Fundamental
A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS |
PDF
|
Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner |
|
AS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM DE REDES PÚBLICAS DE ENSINO BRASILEIRAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS |
PDF
|
Silvana Stremel |
|
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS |
PDF
|
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer |
|
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO |
PDF
|
Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth |
|
Sociologia da Educação
O Papel da Herança Familiar na Seleção Escolar: O Caso do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina do Ano de 2010 |
PDF
|
Silvana Rodrigues de Souza Sato |
|
SENTIDOS DA EXPERIENCIA ESCOLAR DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO A ESCOLA |
PDF
|
VITOR SCHLICKMANN |
|
Educação Especial
POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Helena Sardagna |
|
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ‘PERSPECTIVA INCLUSIVA’: NOVOS ‘REFERENCIAIS’ COGNITIVOS E NORMATIVOS |
PDF
|
Kátia Silva Santos |
|
DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR |
PDF
|
Roque Strieder |
|
A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO |
PDF
|
KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA |
PDF
|
Rosanita Moschini, Carlo Schmidt |
|
REVISTA NOVA ESCOLA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO |
PDF
|
Michelle Mayara Praxedes Silva, Mariana Cesar Verçosa Silva |
|
DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR |
PDF
|
Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi |
|
INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO |
PDF
|
Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto |
|
LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL |
PDF
|
Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski |
|
IDENTIDADES E DIFERENÇAS NAS NARRATIVAS DE SURDOS NEGROS |
PDF
|
rita simone silveira furtado |
|
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA |
PDF
|
Gisele Ruiz Silva |
|
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL |
PDF
|
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks |
|
O INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR: EFEITOS E POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTE PROFISSIONAL |
PDF
|
Carlos Henrique Soares |
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA CONCEPÇÃO À CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
|
Vanessa Caroline Silva |
|
Educação, Comunicação e Tecnologias
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE |
PDF
|
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
|
CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões |
PDF
|
Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite |
|
DOCÊNCIA, INOVAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE: UM ESTUDO NA REVISTA CARTA NA ESCOLA |
PDF
|
Roberto Rafael Dias da Silva |
|
Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades |
PDF
|
Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira |
|
Pedagogias da Boca: Práticas "Científicas"como estratégias em uma peça publicitária televisiva |
PDF
|
Regina Baptista Sanseverino, Nádia Geisa Souza |
|
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes? |
PDF
|
Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
|
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE |
PDF
|
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
|
MÍDIA E CONSUMO INFANTIL: UM DESAFIO DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO |
PDF
|
Saraí Patrícia Schmidt |
|
APRENDIZAGENS E VIVÊNCIAS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO UCA EM AULAS DE CIÊNCIAS |
PDF
|
Cristiane Oliveira da Silva, Loredana Susin |
|
MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini |
|
PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth |
|
BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. |
PDF
|
Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DOIS ANOS DE PESQUISA COM WEBQUEST NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Eli Lopes da Silva |
|
Filosofia da Educação
O Poder da Fala |
PDF
|
Carlos Roberto Sabbi |
|
COMO PROMOVER AUTONOMIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA REGIDA PELO CONSUMISMO? MAIS UMA 'MISSÃO IMPOSSÍVEL' PARA OS EDUCADORES? |
PDF
|
Ironilda Strapazzon |
|
A LEITURA, A ESCRITA E PENSAMENTO EM SCHOPENHAUER |
PDF
|
Daniela Machado da Silveira |
|
Horizontes Reflexivos Éticos na Educação: O conceito Heideggeriano de cuidado |
PDF
|
Luciana Soares de Mello |
|
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Ensino de Matemática e Ciências
Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau |
PDF
|
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
|
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM |
PDF
|
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
|
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO |
PDF
|
Eliane Kiss de Souza |
|
ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luciana Schwengber |
|
NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR |
PDF
|
Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca |
|
TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring |
|
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS |
PDF
|
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza |
|
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental |
PDF
|
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva |
|
O Ensino de Ciências e a Experimentação |
PDF
|
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
|
CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. |
PDF
|
Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch |
|
Psicologia da Educação
Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados |
PDF
|
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
|
Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância |
PDF
|
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni |
|
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS |
PDF
|
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
|
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL |
PDF
|
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus |
|
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA |
PDF
|
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias |
|
A vontade em L. S. Vygotski |
PDF
|
Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio |
|
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula |
PDF
|
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
|
O desejo do aluno no processo de ensino e aprendizagem |
PDF
|
Maria Lidia Sica Szymanski |
|
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
RECONHECIMENTO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO LULA |
PDF
|
Sidney Reinaldo Silva |
|
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: O ESTUDO DA LÍNGUA KAINGANG E DO ARTESANATO NA ESCOLA |
PDF
|
Juliana Schneider Medeiros |
|
RE)TERRITORIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O DECRETO NO 6.861/2009 E A CRIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS |
PDF
|
Fernanda Brabo Sousa |
|
EDUCAÇÃO E CAPOEIRA COMO AGENTES DE AUTONOMIA |
PDF
|
Carlos José Silva |
|
Educação Ambiental
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro |
|
PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A PERMACULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR |
PDF
|
Beatriz Osorio Stumpf |
|
Gênero, Sexualidade e Educação
APRENDENDO A SER MULHER COM A REVISTA NOVA ESCOLA |
PDF
|
Tatiana da Silva Silveira, Angela Dillmann Nunes Bicca |
|
AS RELAÇÕES DE GÊNERO: ENTRE AS FRONTEIRAS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES |
PDF
|
Sueli Salva, Ethiana Sarachin Silva, Keila Oliveira |
|
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA |
PDF
|
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota |
|
Educação e Arte
ARTE E ESCOLA: Relações do público escolar com arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação |
PDF
|
Karine Storck |
|
INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO |
PDF
|
Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto |
|
AÇÃO ARTÍSTICA “DOAÇÕES DO CORPO”: TENSIONAMENTOS NA INTERSECÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA |
PDF
|
Zenilda Cardozo Sartori |
|
Quatro cenas e um epílogo: o cinema documentário, a improvisação teatral e o projeto de extensão |
PDF
|
Eduardo Silveira |
|
IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO |
PDF
|
Olívia de Andrade Soares |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .