História da Educação
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) |
PDF
|
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
|
O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL |
PDF
|
Natalia Gil |
|
Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul |
PDF
|
Eliana Gasparini Xerri |
|
Didática
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO |
PDF
|
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
|
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER |
PDF
|
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
|
Estado e Política Educacional
A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA, DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO |
PDF
|
Graziela Rossetto Giron |
|
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
|
OS DESAFIOS FRENTE AOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DOS MUNICIPIOS DO 1º ANEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PERANTE A APROVAÇÃO DA LEI FUNDEB |
PDF
|
Marcia Andreia Grochoska |
|
A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão? |
PDF
|
Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke |
|
POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONEXÃO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI |
PDF
|
Claudionei Lucimar Gengnagel, Fernanda Nicolodi |
|
Educação Popular
DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DA CONTRAMARCHA: |
PDF
|
Gomercindo Ghiggi, Michelle Nóbrega |
|
Educação e Infância
O hibridismo das linguagens verbo-visuais em Se um dia eu for embora... |
|
Nós Lucila Guedes de Oliveira |
|
EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL |
PDF
|
Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
|
MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA |
PDF
|
Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
|
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Alvine Genz Gaulke |
|
Formação de Professores
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA |
PDF
|
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: OS JOGOS TEATRAIS COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
PDF
|
Thais Philipsen Grutzmann |
|
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC |
PDF
|
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
|
Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas |
PDF
|
Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
|
Bullying: um desafio para a formação de professores |
PDF
|
Maria Lourdes Gisi |
|
ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM |
PDF
|
Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
|
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ |
PDF
|
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
|
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA |
PDF
|
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: FRONTEIRAS ENTRE A PRODUÇÃO DO ENSINO/PESQUISA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI |
|
PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD |
PDF
|
Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
|
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
|
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
|
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
PDF
|
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
PRINCÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE |
PDF
|
Vilisa Rudenco Gomes |
|
Políticas e representações sociais de professores da escola báisca sobre o bullying |
PDF
|
Jociane Emídia Silva Geronasso |
|
Trabalho e Educação
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL |
PDF
|
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
|
Alfabetização, Leitura e Escrita
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR |
PDF
|
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
|
Agricultura Familiar e Letramento |
PDF
|
Fabiano Garcia |
|
O LETRAMENTO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA: ORIGEM DO TERMO, CONCEITUAÇÃO E RELAÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO |
PDF
|
Katlen Böhm Grando |
|
Política de Educação Superior
O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. |
PDF
|
RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
|
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI |
PDF
|
MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
|
Currículo
VIDAS NA ESCOLA, VIDAS NA FESTA: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUVENIS |
PDF
|
Vera Lúcia Gainssa Balinhas |
|
Educação Fundamental
MANUAL DIDÁTICO: USO E APROPRIAÇÕES DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS POR PROFESSORES E ALUNOS |
PDF
|
Rosi Ferrarini Gevaerd |
|
Sociologia da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): alianças e tensões em prol de uma instituição na Amazônia Legal brasileira |
PDF
|
QUELEN GIANEZINI |
|
(DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
|
Educação Especial
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA |
PDF
|
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
|
Educação, Comunicação e Tecnologias
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE |
PDF
|
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
|
AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA |
PDF
|
Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves |
|
20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA |
PDF
|
Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
|
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE |
PDF
|
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
|
Filosofia da Educação
Educação para a paz num contexto hipermoderno |
PDF
|
Marco Antonio Gonçalves |
|
PEDAGOGIA DO MUNDO: AFIRMANDO O COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A RENOVAÇÃO DO MUNDO – DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT |
PDF
|
Lizandra Andrade Nascimento, Gomercindo Ghiggi |
|
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS NOVAS FORMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
PDF
|
Vanderlei Ricardo Guerra |
|
OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS |
PDF
|
Vanise dos Santos Gomes |
|
Ensino de Matemática e Ciências
Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau |
PDF
|
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
|
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC |
PDF
|
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
|
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES |
PDF
|
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
|
O Ensino de Ciências e a Experimentação |
PDF
|
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
|
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
PDF
|
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
|
PROBLEMATIZANDO CATEGORIAS DE ENREDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS |
PDF
|
Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Erica do Espirito Santo Hermel |
|
Psicologia da Educação
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS |
PDF
|
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
|
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS |
PDF
|
Martin Stabel Garrote |
|
Educação Ambiental
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
PDF
|
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
|
FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA |
PDF
|
Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
|
Notas Sobre a Educação Ambental numa perspectiva midiática: uma possibilidade de gerenciamento da vida |
PDF
|
Bárbara Hees Garré |
|
Gênero, Sexualidade e Educação
Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural |
PDF
|
Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
|
Educação e Arte
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO NO MUSEU DE ARTE: PENSANDO A MEDIAÇÃO CULTURAL PARA A PEQUENA INFÂNCIA. |
PDF
|
Solange de Fátima Gabre |
|
Encontros com a arte e a escrita: composições com alunas de Curso Normal |
PDF
|
Neila Görgen |
|
TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
PDF
|
Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral |
|
Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente |
PDF
|
Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .