Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Estrutura Curricular

Última modificação em 24/06/2024.

Concepção e Estrutura Curriculares

Do ponto de vista científico-pedagógico, a proposta de estrutura curricular, coerentemente com a área de concentração e linhas de pesquisa do Programa, mantém o foco na formação para a pesquisa e para a docência.

O conjunto de disciplinas, particularmente por tratar-se de um Programa acadêmico, reflete, em suas interfaces e especificidades, estreita conexão com a pesquisa. Ao mesmo tempo, sem perder a sintonia com a sociedade e o mercado, encerra a preocupação com questões contemporâneas das áreas de Turismo e Hospitalidade, identificando e analisando avanços e, num ciclo de retroalimentação, contribuindo para perspectivar necessidades e potencialidades de ação investigativa. Mais ainda. Tendo em conta o viés inter/transdisciplinar que, pela natureza do Turismo e da Hospitalidade, permeia os respectivos estudos, a estrutura curricular reflete possibilidades de trânsito entre diferentes áreas do conhecimento.

Mestrado

Doutorado

Com um total mínimo de 30 (trinta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

Disciplinas Obrigatórias - 4 créditos

  • Ementa: Análise dos critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não-científico, assim como dos elementos que constituem a ciência como processo de investigação, nos seus contextos de descoberta e de justificação. Caracterização das abordagens hermenêutica, dialética e analítica. Análise de pertinência dos procedimentos metodológicos face à natureza do objeto investigado, ao referencial teórico e aos objetivos da pesquisa científica. Processos e técnicas de cunho qualitativo e quantitativo. Identificação da dinâmica da textualização no processo de investigação científica. Estabelecimento de relações entre a retórica do texto científico e sua relação com pressupostos epistemológicos. Identificação e emprego de elementos linguístico-textuais e discursivos na produção dos gêneros acadêmicos.
  • Ementa: Estudo da evolução histórico-conceitual do Turismo, confrontando linhas teóricas de diferentes estudiosos e discutindo a vigência dos paradigmas nelas inseridas. Percurso do Turismo no Mundo e no Brasil. Fases teóricas do Turismo. Tipologias de Turismo e de turistas. Turismo nas suas práticas emergentes. Teorias dos impactos. Interfaces do Turismo com outros fenômenos sociais. Análise crítica da realidade turística mundial, latino-americana e brasileira.
  • Ementa: Inserção da educação no contexto socioeconômico-cultural contemporâneo e a formação profissional de nível superior nesse contexto. Identificação de interferências e implicações de pressupostos epistemológicos na concepção e prática pedagógicas. Análise das dimensões teórica e prática, da pesquisa e do ensino como interfaces no processo educativo. Diferenciação entre o saber profissional na docência e o saber docente. Caracterização das formações geral, básica e específica. Análise das perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Dimensionamento da presença do virtual nos processos de ensino e aprendizagem. Identificação e aplicação de referenciais legais e institucionais no planejamento e execução das práticas pedagógicas.
  • Ementa: Análise dos conceitos de região e regionalização em suas diferentes dimensões. Identificação e comparação de linhas teóricas sobre desenvolvimento e seus indicativos. Contextualização regional do desenvolvimento nas dimensões ecológica, geográfica, cultural, econômica e organizacional do turismo.

Disciplinas Optativas - 4 créditos

Sob indicação do orientador, o aluno deverá cursar uma disciplina do conjunto das optativas oferecidas, vinculada a seu projeto de pesquisa, totalizando 4 (quatro) créditos. Fica-lhe facultado cursar outra(s) disciplina(s) optativa(s) além daquela relacionada com seu projeto, igualmente indicada(s) pelo orientador.

  • Ementa: Inserção e análise de práticas de hospitalidade no percurso do tempo. Aproximações e distinções conceituais entre hospitalidade e acolhimento. Análise da hospitalidade como condição/herança psico-socioantropológica e cultural e em sua dimensão ética. Caracterização de relações de hospitalidade considerados espaços simbólicos, físico-territoriais e de organização da sociedade. Análise de junções, disjunções e injunções em relações entre o fenômeno da hospitalidade e o fenômeno turístico sob as perspectivas singular e coletiva, dos processos e práticas de gestão, das respectivas repercussões no desenvolvimento turístico e na significação da experiência turística. Identificação de referenciais conceituais na construção de tipologias de hospitalidade.
  • Ementa: Análise organizacional do turismo. Teorias do turismo. Dimensões e cadeia produtiva do turismo. Aplicação dos referenciais teóricos de organizações, gestão, planejamento e marketing a estudos de segmentos como hotelaria, destinos, produtos, eventos e roteiros turísticos. Perspectivas e tendências organizacionais e mercadológicas do turismo.
  • Ementa: Culturas e suas possibilidades conceituais. Pós-modernidade como expressão cultural da globalização. Memória e memória produto. A questão das identidades e o multiculturalismo. Turismo como expressão cultural. Cultura e turismo. Patrimônio material e imaterial. Museu e lugar de memória. Políticas culturais. Gestão cultural e turismo.
  • Ementa: Discussão sobre quem é o sujeito do Turismo e da Hospitalidade. Sujeitos em movimento, acolhimento e entrelaços subjetivos. Amorosidade versus conflitos subjetivos no Turismo. Complexa trama de sujeitos do turismo, considerando variações etárias, geográficas, sociais, culturais e econômicas. Abordagem da Psicanálise aos estudos contemporâneos de subjetividade, visando compreender as características e as relações dos sujeitos, em cenários de alta complexidade dos ecossistemas turísticos contemporâneos. Sonhos, afetos, desejos e trama de espelhos, na composição de processos, dinâmicas e cenários turísticos e de hospitalidade.
  • Ementa: A dimensão ambiental na formação do mestrando em Turismo. Legislação ambiental. Licenciamento ambiental de empreendimentos turísticos. Sistema de gestão ambiental. Estudo de impactos ambientais relacionados ao turismo e hotelaria. Identificação e análise de diagnósticos da geração de resíduos, de consumo de energia e de água nas atividades turísticas. Condições de saneamento ambiental em municípios turísticos. Educação ambiental e responsabilidade socioambiental.

Com um total mínimo de 50 (cinquenta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

Disciplinas Obrigatórias - 4 créditos

  • Ementa: Demarcação de critérios de cientificidade presentes no discurso teórico-metodológico sobre Turismo e Hospitalidade. Identificação e análise crítica de interferências e implicações de visões filosóficas na construção e compreensão do saber turístico e em Hospitalidade, na sua historicidade.
  • Ementa: Construção do conceito de competência: conjunção de saberes, fazeres e atitudes. Formulação de competências requeridas do profissional cidadão do século XXI. Identificação de abordagens teórico-conceituais em Turismo e Hospitalidade e saberes, fazeres e atitudes requeridos do profissional turismólogo. Distinção entre o saber profissional na docência e o saber docente requerido do profissional professor na Educação Superior em Turismo e Hospitalidade. Constituição do Turismo e da Hospitalidade como objeto de ensino e aprendizagem nas perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Turismo na construção do Projeto Pedagógico de Curso e do Plano de disciplina/módulo/unidade curricular. Análise da promoção de aprendizagens na prática pedagógica em Turismo e Hospitalidade como um processo relacional teórico, metodológico e técnico. Inserção da avaliação formativa no processo de aprendizagem. Observação, planejamento e exercício crítico e criativo da docência.
  • Ementa: O mundo contemporâneo face à globalização e pós-modernidade. A pesquisa em seus paradigmas pós-cartesianos. Construindo a tese. Indo além da monografia e da dissertação: diferenciais de produção de uma tese. Cartografia de Saberes: Definição de estratégia metodológica, com eixos teóricos e operacionais para produção da Tese. A pesquisa em Turismo e Hospitalidade e a construção do objeto na inflexão da mobilidade. Tesaurus em Turismo e Hospitalidade. A construção de palavras-chave. Cartografia bibliográfica, equilíbrio teórico e a leitura criativa. Metodologia para além do lugar comum e da obviedade. Cartografia de procedimentos operacionais como campo de criação de novas metodologias. Como se escreve uma tese? O texto: inspiração e transpiração. O texto Tese como síntese e tensão entre conceitos, teorias e métodos. 
  • Ementa: O campo acadêmico contemporâneo. O campo acadêmico no Brasil. A produção do conhecimento: a Tese como diferencial significativo. A pesquisa individual e a produção coletiva. Avaliações bibliométricas: para além do estado da arte. O projeto de pesquisa de uma Tese. Memorial e Relatório de Qualificação. Os grupos de pesquisa. O financiamento à pesquisa.  A difusão de conhecimento. O evento acadêmico: compromisso epistemológico e social. O texto acadêmico. O texto acadêmico de divulgação. A ciência on line: bancos de dados, revistas, e-books, blogs e redes de relacionamentos. Ciência, ética e estética. O retorno social do conhecimento.

Disciplinas Optativas - 4 créditos

  • Ementa: Inserção e análise de práticas de hospitalidade no percurso do tempo. Aproximações e distinções conceituais entre hospitalidade e acolhimento. Análise da hospitalidade como condição/herança psico-socioantropológica e cultural e em sua dimensão ética. Caracterização de relações de hospitalidade considerados espaços simbólicos, físico-territoriais e de organização da sociedade. Análise de junções, disjunções e injunções em relações entre o fenômeno da hospitalidade e o fenômeno turístico sob as perspectivas singular e coletiva, dos processos e práticas de gestão, das respectivas repercussões no desenvolvimento turístico e na significação da experiência turística. Identificação de referenciais conceituais na construção de tipologias de hospitalidade.
  • Ementa: Análise organizacional do turismo. Teorias do turismo. Dimensões e cadeia produtiva do turismo. Aplicação dos referenciais teóricos de organizações, gestão, planejamento e marketing a estudos de segmentos como hotelaria, destinos, produtos, eventos e roteiros turísticos. Perspectivas e tendências organizacionais e mercadológicas do turismo.
  • Ementa: Culturas e suas possibilidades conceituais. Pós-modernidade como expressão cultural da globalização. Memória e memória produto. A questão das identidades e o multiculturalismo. Turismo como expressão cultural. Cultura e turismo. Patrimônio material e imaterial. Museu e lugar de memória. Políticas culturais. Gestão cultural e turismo.
  • Ementa: A dimensão ambiental na formação do mestrando em Turismo. Legislação ambiental. Licenciamento ambiental de empreendimentos turísticos. Sistema de gestão ambiental. Estudo de impactos ambientais relacionados ao turismo e hotelaria. Identificação e análise de diagnósticos da geração de resíduos, de consumo de energia e de água nas atividades turísticas. Condições de saneamento ambiental em municípios turísticos. Educação ambiental e responsabilidade socioambiental.
  • Ementa: Discussão sobre quem é o sujeito do Turismo e da Hospitalidade. Sujeitos em movimento, acolhimento e entrelaços subjetivos. Amorosidade versus conflitos subjetivos no Turismo. Complexa trama de sujeitos do turismo, considerando variações etárias, geográficas, sociais, culturais e econômicas. Abordagem da Psicanálise aos estudos contemporâneos de subjetividade, visando compreender as características e as relações dos sujeitos, em cenários de alta complexidade dos ecossistemas turísticos contemporâneos. Sonhos, afetos, desejos e trama de espelhos, na composição de processos, dinâmicas e cenários turísticos e de hospitalidade.
  • Ementa: Análise dos critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não-científico, assim como dos elementos que constituem a ciência como processo de investigação, nos seus contextos de descoberta e de justificação. Caracterização das abordagens hermenêutica, dialética e analítica. Análise de pertinência dos procedimentos metodológicos face à natureza do objeto investigado, ao referencial teórico e aos objetivos da pesquisa científica. Processos e técnicas de cunho qualitativo e quantitativo. Identificação da dinâmica da textualização no processo de investigação científica. Estabelecimento de relações entre a retórica do texto científico e sua relação com pressupostos epistemológicos. Identificação e emprego de elementos linguístico-textuais e discursivos na produção dos gêneros acadêmicos.
  • Ementa: Estudo da evolução histórico-conceitual do Turismo, confrontando linhas teóricas de diferentes estudiosos e discutindo a vigência dos paradigmas nelas inseridas. Percurso do Turismo no Mundo e no Brasil. Fases teóricas do Turismo. Tipologias de Turismo e de turistas. Turismo nas suas práticas emergentes. Teorias dos impactos. Interfaces do Turismo com outros fenômenos sociais. Análise crítica da realidade turística mundial, latino-americana e brasileira.
  • Ementa: Inserção da educação no contexto socioeconômico-cultural contemporâneo e a formação profissional de nível superior nesse contexto. Identificação de interferências e implicações de pressupostos epistemológicos na concepção e prática pedagógicas. Análise das dimensões teórica e prática, da pesquisa e do ensino como interfaces no processo educativo. Diferenciação entre o saber profissional na docência e o saber docente. Caracterização das formações geral, básica e específica. Análise das perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Dimensionamento da presença do virtual nos processos de ensino e aprendizagem. Identificação e aplicação de referenciais legais e institucionais no planejamento e execução das práticas pedagógicas.
  • Ementa: Análise dos conceitos de região e regionalização em suas diferentes dimensões. Identificação e comparação de linhas teóricas sobre desenvolvimento e seus indicativos. Contextualização regional do desenvolvimento nas dimensões ecológica, geográfica, cultural, econômica e organizacional do turismo.

A exigência de realização de Atividades Complementares, mediante participação do pós-graduando em diferentes eventos científicos, palestras, projetos, publicações ou outras atividades acadêmicas, no sentido de propiciar-lhe enriquecimento científico, cultural e social requerido para esse nível de formação, será normatizada pelo Colegiado do Programa.

Seminários de Estudos Avançados

Os Seminários de Estudos Avançados conferem maior flexibilidade à estrutura curricular e à oferta de disciplinas, propiciando a inserção de temas emergentes em Turismo e Hospitalidade, ou de interesse dos docentes, tendo presente as respectivas pesquisas e os projetos de investigação dos alunos. Semestralmente, são definidos os Seminários que comporão a oferta curricular.

Proficiência em Língua Estrangeira

É exigido do aluno do Mestrado e do Doutorado comprovação de proficiência em línguas estrangeiras por prova específica realizada pela Universidade de Caxias do Sul, preferencialmente até o final do primeiro semestre do curso, constituindo-se essa em pré-requisito para o Exame de Qualificação. Os alunos do Mestrado ou do Doutorado que apresentarem comprovante de proficiência em língua estrangeira obtido no âmbito de outro programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES ou no Programa de Língua Estrangeira da Universidade de Caxias do Sul, poderão ser dispensados da referida prova.

Para o Doutorado: DUAS línguas estrangeiras por prova específica realizada pela UCS - espanhol e inglês
Para o Mestrado: UMA língua estrangeira por prova específica realizada pela UCS - espanhol ou inglês