Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Estrutura Curricular

Última modificação em 05/11/2024.

Concepção e Estrutura Curriculares

Do ponto de vista científico-pedagógico, a proposta de estrutura curricular, coerentemente com a área de concentração e linhas de pesquisa do Programa, mantém o foco na formação para a pesquisa e para a docência.

O conjunto de disciplinas, particularmente por tratar-se de um Programa acadêmico, reflete, em suas interfaces e especificidades, estreita conexão com a pesquisa. Ao mesmo tempo, sem perder a sintonia com a sociedade e o mercado, encerra a preocupação com questões contemporâneas das áreas de Turismo e Hospitalidade, identificando e analisando avanços e, num ciclo de retroalimentação, contribuindo para perspectivar necessidades e potencialidades de ação investigativa. Mais ainda. Tendo em conta o viés inter/transdisciplinar que, pela natureza do Turismo e da Hospitalidade, permeia os respectivos estudos, a estrutura curricular reflete possibilidades de trânsito entre diferentes áreas do conhecimento.

Mestrado

Doutorado

Com um total mínimo de 30 (trinta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

Disciplinas Obrigatórias - 4 créditos

  • Ementa: Análise dos critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não-científico, assim como dos elementos que constituem a ciência como processo de investigação, nos seus contextos de descoberta e de justificação. Caracterização das abordagens hermenêutica, dialética e analítica. Análise de pertinência dos procedimentos metodológicos face à natureza do objeto investigado, ao referencial teórico e aos objetivos da pesquisa científica. Processos e técnicas de cunho qualitativo e quantitativo. Identificação da dinâmica da textualização no processo de investigação científica. Estabelecimento de relações entre a retórica do texto científico e sua relação com pressupostos epistemológicos. Identificação e emprego de elementos linguístico-textuais e discursivos na produção dos gêneros acadêmicos.
  • Ementa: Estudo da evolução histórico-conceitual do Turismo, confrontando linhas teóricas de diferentes estudiosos e discutindo a vigência dos paradigmas nelas inseridas. Percurso do Turismo no Mundo e no Brasil. Fases teóricas do Turismo. Tipologias de Turismo e de turistas. Turismo nas suas práticas emergentes. Teorias dos impactos. Interfaces do Turismo com outros fenômenos sociais. Análise crítica da realidade turística mundial, latino-americana e brasileira.
  • Ementa: Inserção da educação no contexto socioeconômico-cultural contemporâneo e a formação profissional de nível superior nesse contexto. Identificação de interferências e implicações de pressupostos epistemológicos na concepção e prática pedagógicas. Análise das dimensões teórica e prática, da pesquisa e do ensino como interfaces no processo educativo. Diferenciação entre o saber profissional na docência e o saber docente. Caracterização das formações geral, básica e específica. Análise das perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Dimensionamento da presença do virtual nos processos de ensino e aprendizagem. Identificação e aplicação de referenciais legais e institucionais no planejamento e execução das práticas pedagógicas.
  • Ementa: Análise dos conceitos de região e regionalização em suas diferentes dimensões. Identificação e comparação de linhas teóricas sobre desenvolvimento e seus indicativos. Contextualização regional do desenvolvimento nas dimensões ecológica, geográfica, cultural, econômica e organizacional do turismo.

Disciplinas Optativas - 4 créditos

Sob indicação do orientador, o aluno deverá cursar uma disciplina do conjunto das optativas oferecidas, vinculada a seu projeto de pesquisa, totalizando 4 (quatro) créditos. Fica-lhe facultado cursar outra(s) disciplina(s) optativa(s) além daquela relacionada com seu projeto, igualmente indicada(s) pelo orientador.

  • Ementa: Inserção e análise de práticas de hospitalidade no percurso do tempo. Aproximações e distinções conceituais entre hospitalidade e acolhimento. Análise da hospitalidade como condição/herança psico-socioantropológica e cultural e em sua dimensão ética. Caracterização de relações de hospitalidade considerados espaços simbólicos, físico-territoriais e de organização da sociedade. Análise de junções, disjunções e injunções em relações entre o fenômeno da hospitalidade e o fenômeno turístico sob as perspectivas singular e coletiva, dos processos e práticas de gestão, das respectivas repercussões no desenvolvimento turístico e na significação da experiência turística. Identificação de referenciais conceituais na construção de tipologias de hospitalidade.
  • Ementa: Análise organizacional do turismo. Teorias do turismo. Dimensões e cadeia produtiva do turismo. Aplicação dos referenciais teóricos de organizações, gestão, planejamento e marketing a estudos de segmentos como hotelaria, destinos, produtos, eventos e roteiros turísticos. Perspectivas e tendências organizacionais e mercadológicas do turismo.
  • Ementa: Culturas e suas possibilidades conceituais. Pós-modernidade como expressão cultural da globalização. Memória e memória produto. A questão das identidades e o multiculturalismo. Turismo como expressão cultural. Cultura e turismo. Patrimônio material e imaterial. Museu e lugar de memória. Políticas culturais. Gestão cultural e turismo.
  • Ementa: Discussão sobre quem é o sujeito do Turismo e da Hospitalidade. Sujeitos em movimento, acolhimento e entrelaços subjetivos. Amorosidade versus conflitos subjetivos no Turismo. Complexa trama de sujeitos do turismo, considerando variações etárias, geográficas, sociais, culturais e econômicas. Abordagem da Psicanálise aos estudos contemporâneos de subjetividade, visando compreender as características e as relações dos sujeitos, em cenários de alta complexidade dos ecossistemas turísticos contemporâneos. Sonhos, afetos, desejos e trama de espelhos, na composição de processos, dinâmicas e cenários turísticos e de hospitalidade.
  • Ementa: Gestão da sustentabilidade nos empreendimentos turísticos. Internalização dos objetivos do desenvolvimento sustentável na gestão organizacional. ESG (ambiental, social e governança). Indicadores de sustentabilidade (organizações, comunidades sustentáveis, cidades inteligentes e cidades resilientes). Mudanças climáticas e impactos no turismo. Responsabilidade social. Legislação e Normas Técnicas. Riscos globais para a humanidade e as relações estabelecidas com o turismo.
  • Ementa: Estudo da dimensão urbana do planejamento turístico e sua relação territorial e regional. Análise dos modelos de planejamento urbano e regional e de sua utilização, face ao planejamento do turismo. Caracterização das localidades turísticas e sua produção espacial e turística. Análise das condicionantes das atratividades e suas resultantes. Caracterização do local como produto turístico, suas lógicas espaciais e organizacionais, os empreendimentos e seus impactos socioeconômicos e ambientais. Análise das regiões do Vale das Hortênsias e da Serra Gaúcha no contexto das atividades turísticas.

Seminários de Estudos Avançados - 2 créditos

Os Seminários de Estudos Avançados conferem maior flexibilidade à estrutura curricular e à oferta de disciplinas, propiciando a inserção de temas emergentes em Turismo e Hospitalidade, ou de interesse dos docentes, tendo presente as respectivas pesquisas e os projetos de investigação dos alunos. Semestralmente, são definidos os Seminários que comporão a oferta curricular. O mestrando deve cursar, no mínimo, dois (2) Seminários de Estudos Avançados (4 créditos).

Atividades Complementares

Atividades complementares são normatizadas pelo Colegiado do Programa, no sentido de propiciar ao Pós-Graduando enriquecimento científico, cultural e social, requerido para esse nível de formação. Correspondem às publicações, participação em diferentes eventos científicos, palestras, projetos de extensão ou outras atividades acadêmicas.

Com um total mínimo de 50 (cinquenta) créditos, tem-se a seguinte estrutura curricular:

Disciplinas Obrigatórias - 4 créditos

  • Ementa: Demarcação de critérios de cientificidade presentes no discurso teórico-metodológico sobre Turismo e Hospitalidade. Identificação e análise crítica de interferências e implicações de visões filosóficas na construção e compreensão do saber turístico e em Hospitalidade, na sua historicidade.
  • Ementa: Construção do conceito de competência: conjunção de saberes, fazeres e atitudes. Formulação de competências requeridas do profissional cidadão do século XXI. Identificação de abordagens teórico-conceituais em Turismo e Hospitalidade e saberes, fazeres e atitudes requeridos do profissional turismólogo. Distinção entre o saber profissional na docência e o saber docente requerido do profissional professor na Educação Superior em Turismo e Hospitalidade. Constituição do Turismo e da Hospitalidade como objeto de ensino e aprendizagem nas perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Turismo na construção do Projeto Pedagógico de Curso e do Plano de disciplina/módulo/unidade curricular. Análise da promoção de aprendizagens na prática pedagógica em Turismo e Hospitalidade como um processo relacional teórico, metodológico e técnico. Inserção da avaliação formativa no processo de aprendizagem. Observação, planejamento e exercício crítico e criativo da docência.
  • Ementa: O mundo contemporâneo face à globalização e pós-modernidade. A pesquisa em seus paradigmas pós-cartesianos. Construindo a tese. Indo além da monografia e da dissertação: diferenciais de produção de uma tese. Cartografia de Saberes: Definição de estratégia metodológica, com eixos teóricos e operacionais para produção da Tese. A pesquisa em Turismo e Hospitalidade e a construção do objeto na inflexão da mobilidade. Tesaurus em Turismo e Hospitalidade. A construção de palavras-chave. Cartografia bibliográfica, equilíbrio teórico e a leitura criativa. Metodologia para além do lugar comum e da obviedade. Cartografia de procedimentos operacionais como campo de criação de novas metodologias. Como se escreve uma tese? O texto: inspiração e transpiração. O texto Tese como síntese e tensão entre conceitos, teorias e métodos. 
  • Ementa: O campo acadêmico contemporâneo. O campo acadêmico no Brasil. A produção do conhecimento: a Tese como diferencial significativo. A pesquisa individual e a produção coletiva. Avaliações bibliométricas: para além do estado da arte. O projeto de pesquisa de uma Tese. Memorial e Relatório de Qualificação. Os grupos de pesquisa. O financiamento à pesquisa.  A difusão de conhecimento. O evento acadêmico: compromisso epistemológico e social. O texto acadêmico. O texto acadêmico de divulgação. A ciência on line: bancos de dados, revistas, e-books, blogs e redes de relacionamentos. Ciência, ética e estética. O retorno social do conhecimento.

Disciplinas Optativas - 4 créditos

Sob indicação do orientador, o aluno deverá cursar duas disciplinas do conjunto das optativas oferecidas, vinculadas a seu projeto de pesquisa, totalizando 8 (oito) créditos. Fica-lhe facultado cursar outra(s) disciplina(s) optativa(s) além daquela relacionada com seu projeto, igualmente indicada(s) pelo orientador.

  • Ementa: Inserção e análise de práticas de hospitalidade no percurso do tempo. Aproximações e distinções conceituais entre hospitalidade e acolhimento. Análise da hospitalidade como condição/herança psico-socioantropológica e cultural e em sua dimensão ética. Caracterização de relações de hospitalidade considerados espaços simbólicos, físico-territoriais e de organização da sociedade. Análise de junções, disjunções e injunções em relações entre o fenômeno da hospitalidade e o fenômeno turístico sob as perspectivas singular e coletiva, dos processos e práticas de gestão, das respectivas repercussões no desenvolvimento turístico e na significação da experiência turística. Identificação de referenciais conceituais na construção de tipologias de hospitalidade.
  • Ementa: Análise organizacional do turismo. Teorias do turismo. Dimensões e cadeia produtiva do turismo. Aplicação dos referenciais teóricos de organizações, gestão, planejamento e marketing a estudos de segmentos como hotelaria, destinos, produtos, eventos e roteiros turísticos. Perspectivas e tendências organizacionais e mercadológicas do turismo.
  • Ementa: Culturas e suas possibilidades conceituais. Pós-modernidade como expressão cultural da globalização. Memória e memória produto. A questão das identidades e o multiculturalismo. Turismo como expressão cultural. Cultura e turismo. Patrimônio material e imaterial. Museu e lugar de memória. Políticas culturais. Gestão cultural e turismo.
  • Ementa: Gestão da sustentabilidade nos empreendimentos turísticos. Internalização dos objetivos do desenvolvimento sustentável na gestão organizacional. ESG (ambiental, social e governança). Indicadores de sustentabilidade (organizações, comunidades sustentáveis, cidades inteligentes e cidades resilientes). Mudanças climáticas e impactos no turismo. Responsabilidade social. Legislação e Normas Técnicas. Riscos globais para a humanidade e as relações estabelecidas com o turismo.
  • Ementa: Discussão sobre quem é o sujeito do Turismo e da Hospitalidade. Sujeitos em movimento, acolhimento e entrelaços subjetivos. Amorosidade versus conflitos subjetivos no Turismo. Complexa trama de sujeitos do turismo, considerando variações etárias, geográficas, sociais, culturais e econômicas. Abordagem da Psicanálise aos estudos contemporâneos de subjetividade, visando compreender as características e as relações dos sujeitos, em cenários de alta complexidade dos ecossistemas turísticos contemporâneos. Sonhos, afetos, desejos e trama de espelhos, na composição de processos, dinâmicas e cenários turísticos e de hospitalidade.
  • Ementa: Análise dos critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não-científico, assim como dos elementos que constituem a ciência como processo de investigação, nos seus contextos de descoberta e de justificação. Caracterização das abordagens hermenêutica, dialética e analítica. Análise de pertinência dos procedimentos metodológicos face à natureza do objeto investigado, ao referencial teórico e aos objetivos da pesquisa científica. Processos e técnicas de cunho qualitativo e quantitativo. Identificação da dinâmica da textualização no processo de investigação científica. Estabelecimento de relações entre a retórica do texto científico e sua relação com pressupostos epistemológicos. Identificação e emprego de elementos linguístico-textuais e discursivos na produção dos gêneros acadêmicos.
  • Ementa: Estudo da evolução histórico-conceitual do Turismo, confrontando linhas teóricas de diferentes estudiosos e discutindo a vigência dos paradigmas nelas inseridas. Percurso do Turismo no Mundo e no Brasil. Fases teóricas do Turismo. Tipologias de Turismo e de turistas. Turismo nas suas práticas emergentes. Teorias dos impactos. Interfaces do Turismo com outros fenômenos sociais. Análise crítica da realidade turística mundial, latino-americana e brasileira.
  • Ementa: Inserção da educação no contexto socioeconômico-cultural contemporâneo e a formação profissional de nível superior nesse contexto. Identificação de interferências e implicações de pressupostos epistemológicos na concepção e prática pedagógicas. Análise das dimensões teórica e prática, da pesquisa e do ensino como interfaces no processo educativo. Diferenciação entre o saber profissional na docência e o saber docente. Caracterização das formações geral, básica e específica. Análise das perspectivas multi, inter e transdisciplinar. Dimensionamento da presença do virtual nos processos de ensino e aprendizagem. Identificação e aplicação de referenciais legais e institucionais no planejamento e execução das práticas pedagógicas.
  • Ementa: Análise dos conceitos de região e regionalização em suas diferentes dimensões. Identificação e comparação de linhas teóricas sobre desenvolvimento e seus indicativos. Contextualização regional do desenvolvimento nas dimensões ecológica, geográfica, cultural, econômica e organizacional do turismo.
  • Ementa: Estudo da dimensão urbana do planejamento turístico e sua relação territorial e regional. Análise dos modelos de planejamento urbano e regional e de sua utilização, face ao planejamento do turismo. Caracterização das localidades turísticas e sua produção espacial e turística. Análise das condicionantes das atratividades e suas resultantes. Caracterização do local como produto turístico, suas lógicas espaciais e organizacionais, os empreendimentos e seus impactos socioeconômicos e ambientais. Análise das regiões do Vale das Hortênsias e da Serra Gaúcha no contexto das atividades turísticas.

Seminários de Estudos Avançados - 2 créditos

Os Seminários de Estudos Avançados conferem maior flexibilidade à estrutura curricular e à oferta de disciplinas, propiciando a inserção de temas emergentes em Turismo e Hospitalidade, ou de interesse dos docentes, tendo presente as respectivas pesquisas e os projetos de investigação dos alunos. Semestralmente, são definidos os Seminários que comporão a oferta curricular. O doutorando deve cursar, no mínimo, seis (6) Seminários de Estudos Avançados (12 créditos).

Atividades Complementares - 2 créditos

Atividades complementares são normatizadas pelo Colegiado do Programa, no sentido de propiciar ao Pós-Graduando enriquecimento científico, cultural e social, requerido para esse nível de formação. Correspondem às publicações, participação em diferentes eventos científicos, palestras, projetos de extensão ou outras atividades acadêmicas.

Proficiência em Língua Estrangeira

É exigido do aluno do Mestrado e do Doutorado comprovação de proficiência em línguas estrangeiras por prova específica realizada pela Universidade de Caxias do Sul, preferencialmente até o final do primeiro semestre do curso, constituindo-se essa em pré-requisito para o Exame de Qualificação. Os alunos do Mestrado ou do Doutorado que apresentarem comprovante de proficiência em língua estrangeira obtido no âmbito de outro programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES ou no Programa de Língua Estrangeira da Universidade de Caxias do Sul, poderão ser dispensados da referida prova.

Para o Doutorado: DUAS línguas estrangeiras por prova específica realizada pela UCS - espanhol e inglês
Para o Mestrado: UMA língua estrangeira por prova específica realizada pela UCS - espanhol ou inglês