III Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul

O III Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, acontecido nos dias 5 e 6 de Agosto de 2005 na Universidade de Caxias do Sul marca o terceiro ano consecutivo deste espaço de intercâmbio da turismologia do Brasil e países vizinhos. Nesta ocasião, contamos com a presença do Prof. Sergio Molina, que proferiu a palestra de abertura e foram constituídos treze grupos de trabalho, nos quais foram discutidos os temas: Modelos e Gestão Turística; Planejamento do Turismo Regional; Questão Urbana; Gestão Ambiental; Turismo e Cultura; Turismo e Cultura Simbólica; Formação e Produção Científica em Turismo; Epistemologia; Turismo e Desenvolvimento Regional; Temas Emergentes; Lazer; Turismo e Meio Ambiente; Reflexões Teóricas.

Todos sabemos que a produção científica resultante de pesquisas a respeito da atividade turística no Brasil é, por enquanto, pequena. Também no contexto internacional, é uma produção escassa.

Na área bibliográfica, apesar de haver muitos livros publicados a respeito do tema. Há uma enorme oferta de títulos, que se aproxima dos mil e quinhentos, porém parte destes livros tem caráter de revisão bibliográfica ou de manual de administração, onde são reproduzidas definições e conceitos, realizam-se análises conjunturais e propõem-se soluções operacionais para o melhor funcionamento do sistema turístico ou de algum dos seus segmentos.

No que se refere a dissertações e teses, a situação da produção universitária em geral continua nos moldes identificados há praticamente dez anos por Rejowski (1996, p. 112) que, em seus estudos nem sempre encontrou rigor científico e espírito crítico.

A área dos periódicos e revistas científicas também reproduz os problemas da produção acadêmica.

Isso em parte deve-se à algumas peculiaridades do turismo.

O turismo é um fenômeno social "total", no sentido de pensado por Marcel Mauss, isto é, um fenômeno em cuja complexidade se condensa toda uma gama de aspectos da sociedade e da cultura (1974:14). Desta multiplicidade aspectos decorre o fato do turismo ser constituído em objeto dde diferentes ciências e abordado inicialmente sob os diversos marcos de referência da Economia, das Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) e da Geografia, aos quais mais tarde juntaram-se outras disciplinas constituindo aos poucos um campo multidisciplinar cujas diferentes abordagens começam, lentamente, a comunicar-se entre si.

Nas relações entre academia e sociedade, dá-se há muitos anos uma situação paradoxal. A academia não se interessa pelo turismo porque este é um comércio, portanto uma atividade marginal aos interesses da academia. Ao mesmo tempo, a atividade turística continua marginal porque não tem subsídios acadêmicos para um planejamento que atenda as necessidades da sociedade como um todo e não apenas dos grandes capitais.


GT1 - MODELOS DE GESTÃO TURÍSTICA


GT2 - PLANEJAMENTO DO TURISMO REGIONAL


GT3 - PLANEJAMENTO DO TURISMO. QUESTÃO URBANA


GT4 - GESTÃO AMBIENTAL


GT5 - TURISMO CULTURAL


GT6 - TURISMO E CULTURA SIMBÓLICA


GT7 - FORMAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TURISMO


GT8 - EPISTEMOLOGIA


GT9 - TURISMO RURAL


GT10 - TEMAS EMERGENTES


GT11 - TURISMO E ACESSIBILIDADE


GT12 - TURISMO E MEIO AMBIENTE


GT13 - PLANEJAMENTO DO TURISMO REGIONAL