O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade - Mestrado, que tem como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, investe na produção de conhecimentos, na capacitação científica, técnico-profissional e didático-pedagógica de docentes, pesquisadores e profissionais vinculados a essas áreas.

Área de Concentração

  • Desenvolvimento Regional do Turismo

Público-Alvo

Graduados e, no caso do Doutorado, portadores de diploma de Mestrado, de todas as áreas que atuam ou desejam atuar no campo do Turismo e da Hospitalidade.

Duração

Mestrado - 24 meses
Doutorado - 24 meses (mínimo) - 48 meses (máximo)

Ingresso

Mestrado - Seleção anual - 20 vagas
Doutorado - Seleção anual - 5 vagas

Concepção Científico-Pedagógica

O Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH, que tem como área de concentração Desenvolvimento Regional do Turismo, oferece uma leitura abrangente e atualizada do processo de mundialização da cultura, das identidades e dos imaginários e de suas implicações no turismo, sempre considerando oscilações e mudanças conjunturais e estruturais, simultaneamente locais e globais, delas decorrentes.

Sob essa perspectiva, docentes e discentes dirigem seus olhares à intensificação crescente dos fluxos e deslocamentos em um novo mundo marcado, para além de complexo delineamento econômico-social, pela interconectividade e virtualidade carreadas pelas novas tecnologias intelectuais. Em consequência, voltam-se simultaneamente, às relações interpessoais que emergem nesse cenário, requerendo o repensar e a prática das interações de hospitalidade ou de acolhimento em relação ao outro.

Assim, a proposta científico-pedagógica do Programa aporta novas reflexões sobre o desenvolvimento regional do turismo, ampliando-lhe o espectro conceitual e sua abrangência e, ciclicamente, sendo por este cunhado. Tem-se presente que os estudos em Turismo vêm sendo desafiados por essas novas realidades, o que traz novas exigências teóricas, práticas e éticas na busca de integração entre pesquisa e ensino. O PPGTURH, portanto, procura aperfeiçoar, de modo processual e permanente, sua concepção científico-pedagógica e estrutura acadêmica, compartilhando caminhos com estudiosos voltados à consolidação do Turismo como ciência e alinhando-se às reflexões dirigidas às especificidades e relações que caracterizam, entre outras, as dimensões humano-social, econômica, cultural, ambiental, educacional e administrativa do turismo como área de conhecimento.

Nesse quadro, impõe-se o aprofundamento na formação para a pesquisa, de modo a disponibilizar à sociedade estudiosos e profissionais do Turismo que, em permanente diálogo crítico com os contributos da ciência, possam atuar de forma reflexiva e criativa, possibilitando avanços no próprio saber científico e nas formas de levá-lo à prática turística cotidiana. É sob essa perspectiva que se situa a presente proposta de oferta do curso de Doutorado.

Conforme o marco teórico do Programa de Hospitalidade UCS, integrado pelo PPGTURH, o fenômeno da hospitalidade humana transcende não apenas os negócios ligados à hospedagem e à restauração, como o próprio campo do turismo, redimensionando o viés marcadamente econômico e empresarial a partir do qual, via de regra, se os vem focalizando, sob a pressão exercida pelo mercado de negócios e de trabalho.

Por sua complexidade e repercussões no âmbito individual e coletivo, no âmbito social e comercial, a hospitalidade torna-se assim um fenômeno a ser estudado na confluência de diferentes áreas do conhecimento e sob diferentes enfoques, como, por exemplo, na ótica do anfitrião, do hóspede, das representações sociais que a sociedade ou os grupos sociais (como o dos turistas, por exemplo) têm a respeito do que são hospedeiros, anfitriões, lugares hospitaleiros e de como deveriam ser acolhidos estranhos e turistas. Em outras palavras: requer que sejam aprofundadas as reflexões de como, no âmbito da hospitalidade, se dá a passagem do hostis para hospes.

Ficam, pois, evidentes interfaces que se estabelecem ou se fortalecem entre diferentes áreas de conhecimento/campos de atuação profissional quando estes são postos em relação tendo por elo a hospitalidade e quando focalizados, na sua interatividade, o fenômeno social e o gesto humano de receber. Revigoram-se assim vínculos entre Turismo, Hotelaria e Gastronomia e vínculos entre esses e áreas como a Sociologia, a História, a Antropologia, a Psicologia, a Comunicação, a Arquitetura, a Engenharia (ambiental, agronômica, florestal, de transportes...), a Biologia, a Educação Física, a Geografia, as Ciências Ambientais, entre outros. As relações com a área da Administração, no que tange ao planejamento, à gestão e ao funcionamento dos meios de hospitalidade e do turismo, longe de serem remetidas a um segundo plano, ampliam-se em importância, complexidade e abrangência, redimensionadas por novas variáveis intervenientes.

Objetivos e perfil de egresso

Como reflexo dessa concepção do Programa, tem-se como objetivo propiciar uma formação qualificada em pesquisa e docência, ensejando ao estudante:

  • desenvolver competências e habilidades para a produção do conhecimento em Turismo e Hospitalidade, considerando as dimensões epistemológica, teórica, metodológica e técnica;
  • desenvolver reflexão teórico-prática sobre turismo, hospitalidade e suas interfaces, tendo presente a nova lógica dos fluxos ou novos nomadismos;
  • analisar esses fenômenos em suas repercussões humano-sociais, culturais e econômico-administrativas;
  • aprofundar conhecimentos em Turismo e Hospitalidade através das visões holística e setorizada, de modo a permitir o alcance de elevados padrões de competência científica, técnico-profissional e didático-pedagógica;
  • identificar setores de participação no desenvolvimento integrado e sustentável do turismo e analisar métodos e procedimentos gerenciais de administração pública e privada, comparando sua eficiência e pesquisando novas formas de gestão compartilhada;
  • compreender seu papel de docente de Turismo e Hospitalidade para a qualificação do ensino nas áreas, em estreita relação com a atitude e os processos investigativos;
  • desenvolver novas abordagens metodológicas, assim como a aplicação de novas tecnologias, na pesquisa, na docência e em outras formas de atuação profissional.

Em consonância com tais objetivos e o perfil almejado para os cursos de pós-graduação stricto sensu da UCS (conforme Projeto Pedagógico Institucional), o perfil de egresso do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade supõe o desenvolvimento de competências e habilidades que expressem:

  • comprometimento, na prática da pesquisa, com princípios ético-políticos e técnico-científicos universais e institucionais, bem como com as demandas humanas e sociais;
  • compreensão de que a pesquisa abarca múltiplos modelos teóricos que propiciam aproximar fronteiras e limites do saber e respectivos processos de sistematização, (re)interpretação e crítica;
  • dimensionamento das repercussões decorrentes da utilização de conhecimentos científicos e tecnológicos existentes e dos que vierem a ser produzidos;
  • entendimento de que nenhum saber possui efetivo valor se não for colocado à disposição da sociedade, seja sob a forma de publicação, seja sob outras modalidades de transferência;
  • adoção de uma postura a priori que rejeite verdades absolutas e procedimentos inquestionáveis de pesquisa, contemplando o permanente confronto de enfoques teóricos e metodológicos e de matrizes interpretativas;
  • atitude crítica e propositiva em relação à produção do conhecimento em Turismo e Hospitalidade, na perspectiva de contribuir, via pesquisa, para a consecução de avanços teóricos e de qualificação das práticas nessas áreas, bem como dos contextos social e ambiental em que se inserirem;
  • consideração, na prática docente, da natureza dos supostos epistemológicos que embasam o fazer pedagógico, assim como a compreensão das dimensões pessoal, profissional e ética específicas da atividade de ensino;
  • compreensão clara da distinção entre o saber profissional na docência e o saber docente requerido do profissional professor na Educação Superior em Turismo e Hospitalidade, bem como consideração dos processos de ensino e aprendizagem nessas áreas sob as perspectivas multi, inter e transdisciplinar;
  • capacidade de promoção de aprendizagens na prática pedagógica em Turismo e Hospitalidade, na confluência das dimensões teórica, metodológica e técnica;
  • domínio das formas atuais de acesso a informações e conhecimentos gerados em âmbito mundial, bem como do estabelecimento de relações pertinentes desses com as áreas objeto de estudo;
  • autoadministração da trajetória acadêmica e da continuidade da formação científica, não apenas como uma exigência derivada do ritmo e dos modos de relação/produção contemporâneos, mas também da percepção de sua condição permanente de sujeito aprendente;
  • aprimoramento constante da competência interpessoal, com base na autocrítica e no suposto de que essa se constitui numa habilidade imprescindível para o alcance da excelência no âmbito acadêmico.

A atenção permanente a esses objetivos e ao desenvolvimento do perfil de egresso assim traçado deverá nortear, no cotidiano acadêmico, o planejamento, a execução e a avaliação das atividades do Programa, respaldadas pelo seu Regulamento, de modo a que possa cumprir seu escopo de constituir-se como um espaço de excelência promotor do desenvolvimento do conhecimento científico em Turismo e Hospitalidade e da qualificação dos processos educativos e pedagógicos nessas áreas.