Última modificação em 05/06/2024.
Paralelamente à produção docente expressa, entre outras formas, por meio de publicações de artigos em periódicos científicos qualificados, de capítulos de livros, de resenhas, de papers em anais de eventos científicos, encontra-se a importante publicação de livros pelos professores do PPHTURH, evidenciada nos títulos aqui indicados.
Cláudia Helena Henriques, Pedro de Alcântara Bittencourt César, Maria Cristina Moreira e Vania Beatriz Merlotti Herédia
EDUCS
A obra Turismo & História - Perspectivas sobre o patrimônio da humanidade no Espaço Ibero-Americano apresenta o resultado de pesquisas realizadas em diversas universidades e institutos de ensino superior da Europa e América Latina, alicerçadas na reflexão crítica de uma multiplicidade de estudos de caso. A riqueza patrimonial do espaço ibero-americano é enfatizada através de três grandes eixos temáticos: Patrimônio cultural, cidades, centros históricos e monumentos; Paisagens e patrimônio natural-cultural; e Patrimônio intangível.
Jakson Renner Rodrigues Soares e Maria Luiza Cardinale Baptista
Editora Thomson Reuters
Marcia Maria Cappelano dos Santos e Isabel Baptista
EDUCS
Alois Eduard Schäfer, Rosane Lanzer e Luciana Scur
EDUCS
Bernardo Villanueva de Castro Ramos e Rosane Lanzer
EDUCS
Keila Cristina Nicolau Mota, Silvio Luiz Gonçalves Vianna e Francisco Antonio dos Anjos
Editora Atlas
Este livro trata da apresentação, aplicação prática, discussão e análise de uma nova metodologia para o estudo da competitividade em destinações turísticas no Brasil. Apresenta aspectos contextuais, teóricos e três estudos de casos em importantes municípios turísticos.
Tem como objetivo oferecer mais ferramenta de gestão e possibilidades de reflexão e análise tanto do setor público, que poderá utilizá-la como instrumento para a definição e priorização de investimentos voltados ao aumento da competitividade da destinação, quanto da iniciativa privada, que poderá compreender os aspectos a serem mantidos e/ou melhorados no sentido de ampliar a competitividade de seus próprios empreendimentos.
Rafael José dos Santos
Tomo Editorial
O livro é um convite à reflexão sobre as coisas da cultura. Foi projetado para estudantes que não estão se preparando para serem cientistas sociais, mas que têm antropologia no currículo de seus cursos. É também uma excelente escolha para quem quer conhecer a antropologia como complemento à sua formação ou para decidir-se por ela. Com uma linguagem clara e uma abordagem leve, sem fazer concessões em relação à complexidade dos conteúdos abordados, Rafael José dos Santos apresenta, neste primeiro volume da série Para quem não vai ser, os principais elementos da antropologia, suas correntes e conceitos fundamentais, formando um painel que explica como essa forma de conhecimento foi se constituindo, como é capaz de se atualizar constantemente e contribuir para a compreensão das questões sociais. Temos assim um guia para quem se inicia nesse campo do conhecimento, mesmo que não vá ser antropólogo.
Rafael José dos Santos
Editora Papirus
A antropologia estuda o turismo não apenas como indústria, mas como fenômeno social em sua totalidade. Estuda as relações entre visitantes e visitados, os efeitos e as transformações da cultura de uns sobre outros e vice-versa. As pesquisas da antropologia sobre o turismo ainda são escassas. O livro possui cinco capítulos que trazem vários desdobramentos do tema: estudos antropológicos sobre turismo no Brasil, peregrinação e turismo religioso, indigenismo, mobilização étnica e hibridação cultural.
Rafael José dos Santos
EDUCS
Eurico de Oliveira Santos
FACOS UFSM
Realizou-se um estudo com todas as propriedades rurais da Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2002. Foi feito um estudo vislumbrando o Agroturismo e o Turismo Rural como alternativa econômica para Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Sobretudo, neste estudo, buscou-se verificar a evolução da atividade turística nas propriedades rurais da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul.
Eurico de Oliveira Santos
"Considerando as mudanças que vêm ocorrendo no mundo e no Brasil, no decurso dos últimos anos, torna-se importante verificar de que forma essas têm influenciado o setor primário e as atividades não-agrícolas como fontes de renda complementares aos proprietários rurais. Quanto às atividades não-agrícolas, é importante entender como evoluiu a atividade turística nas propriedades rurais da Metade Sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Foi a realizado de um estudo em forma de censo, como o elaborado nesta pesquisa, permite conhecer a fundo o fenômeno em análise. Realizou-se um estudo das propriedades rurais da Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2002-2003. Nesse sentido, a obtenção dos dados deu-se com 43 propriedades. Este estudo não utilizou o método convencional, ou seja, a amostragem, que é o método mais comumente utilizado nas pesquisas acadêmicas. Aqui, trata-se de um censo feito nos meses de junho e julho de 2002. A obra ficou em terceiro lugar na premiação 2004 EBAPE - FGV - EMBRATUR de monografias em turismo e estudos de caso em Turismo, Hotelaria e Entretenimento (CATEGORIA PRIVADA - MENÇÃO HONROSA), Fundação Getulio Vargas e Empresa Brasileira do Turismo.
Eurico de Oliveira Santos
Editora Manole
Trata-se de uma das mais completas abordagens do tema. Não só porque reúne um elenco respeitável de autores, mas principalmente pela diversidade dos assuntos tratados, que abrangem desde aspectos conceituais do turismo em áreas rurais até casos ilustrativos da tipologia apresentada. Seus 23 capítulos formam um arcabouço referencial diversificado, um cenário complexo do tema: conceitos, tipologias, políticas, demandas, potencialidades, legislação, cultura, métodos, aspectos econômicos e administrativos, empreendedorismo, acessibilidade, tradições, inovações, gênero e outros aspectos que enriquecem e avançam na discussão sobre um dos segmentos do turismo com imensas possibilidades no Brasil e na América do Sul. Assim, por meio de exemplos práticos e abordagens teóricas, esta obra apresenta a riqueza da pluralidade de opiniões nessa área multidisciplinar que é o turismo rural e caminha para ser uma importante referência para todo o público interessado nesse tema - estudantes, professores e profissionais. O livro ficou em terceiro lugar na edição de 2011 do Prêmio Jabuti - Categoria Turismo e Hotelaria, Câmara Brasileira do Livro - CBL.
Eurico de Oliveira Santos
Edunisc
O interesse pela temática do turismo rural vem crescendo de ano para ano. O crescimento do interesse se reflete na qualidade e quantidade de trabalhos recebedidos e que estão transcritos nos anais do III CITURDES.. A quantidade duplicou em relação ao congresso anterior e a quantidade dos estudos reperesenta relatos de projetos concluídos, projetos em andamentos e propostas de projetos. A idéia da participação da comunidade acadêmica-científica é, de um lado, compartilhar com outras colegas as experiências e os resultados de pesquisa e, de outro lado, submeter esses estudos ao crivo crítico de uma forma organizada através dos Grupos de Trabalho. Compartilhar os aspectos conceituais e metodológias bem como os aspectos práticos. Nesse sentido os trabalhos reproduzidos são de "primeira mão", isto é, de jovens pesquisadores, especialistas, responsáveis institucionais e atores do terreno. Com relação ao debate, se tratou de confrontar os pontos de vista partindo de pressupostos que ninguém detém a verdade definitiva. Esse debate se fez nos Grupos de Trabalho, mas prosseguirá nos locais da nossa inserção profissional. Enfim, os anais permitem retraçar novos projetos. O contato com esse conjunto leva a tecer novos projetos e principalmente, a estabelecer novas relações.
Susana de Araujo Gastal
Brasília: Ministério do Turismo
Por essas razões, o Frontur ganhou um espaço importante entre os encontros promovidos para discutir questões do Turismo brasileiro. Ao trazer para a mesa o Poder Público, o Trade e a Academia, o Frontur possibilitou a discussão e a busca de soluções para a qualificação profissional no Turismo e para análise comparativa das problemáticas da fronteiras brasileiras com os países latino-americanos e com os europeus, visando subsidiar estratégias de intervenção favoráveis a realidades fronteiriças análogas.
Susana de Araujo Gastal
Edipucrs
O livro já esteve na lista das leituras obrigatórias para os Cursos de Turismo brasileiros, o que o levou a várias reimpressões e reedições (revisadas).
Susana de Araujo Gastal
Editora Aleph
Título dos mais presentes em referências de teses e dissertações que abordam o fenômeno turístico, Turismo, Imagens e Imaginários busca avançar para além do tratamento dado a questão pelo marketing. Quando o consumo de bens envolve cada vez mais as imaterialidades dos produtos, os imaginários tornam-se importantes não só no momento da comercialização, mas devem fazer parte das questões presentes e constituintes do próprio planejamento turística. Significa dizer que não se planejam apenas os itens materiais presentes nas propostas, mas também os imaginários associados ou passiveis de serem associados a ela.
Susana de Araujo Gastal
Editora Aleph
O livro defende a tese de que o turismo, se aliado à cidadania, pode desempenhar um papel relevante não só nas comunidades ditas turísticas, mas também naquelas que, em princípio, não recebem muitos visitantes, pois o próprio morador pode ser um turismo cidadão. A cidadania é vista como um conceito-rede, ou seja, um conceito que articula outros conceitos e, como tal, um conceito de método, incluindo-se o turismo entre os conceitos articulados a partir dela.
Susana de Araujo Gastal
Editora Papirus
O livro discute as relações entre os conceitos de cidade e de urbano, a partir da idéias de que ambos se formam a partir de um emaranhado de aspirações, percepções e utopias. A cidade real, convive com a cidade dos imaginários em torno do urbano. Entre os imaginários que alimentam a cidade, Gastal destaca a praça, o monumento e o palco. Este livro foi destacado na seção Os Dez Mais da revista Geografia, em sua edição de n° 39/2011, entre as leituras fundamentais para compreender a questão urbana contemporânea.
Susana de Araujo Gastal
Editora Contexto
O livro reúne textos de vários pensadores do turismo, desafiados a pensar o fenômeno a partir de um aporte social e não apenas economicista. Além da organização, Gastal responde pelo texto "Da prática à teoria: pensando o turismo", em que propõe repensar o Turismo como um campo específico de saber. No Brasil, ou mesmo para além das fronteiras nacionais, alguns pesquisadores têm se dedicado a construir essa delicada teia que reúne objeto, metodologia e um acúmulo teórico, permitindo que o «tema» passe a ser encarado como área teórica com especificidades e com pretensões a avanços na construção do que pode ser denominado como uma Ciência.
Susana de Araujo Gastal
Edipucrs
Coletânea de autores que abordam as questões emergentes em termos de momento contemporâneo. Além da organização, GASTAL, Susana; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.).
Susana de Araujo Gastal
Editora Contexto
O que é o turismo? O que é o turista? Há especificidades no denominado espaço turístico? Qual a melhor metodologia para avaliar o impacto da atividade turística sobre a sociedade e sobre o meio ambiente? Para melhor esclarecer essas questões e que se apresenta Turismo: Investigação e Crítica. Abandonando a crítica fácil e o discurso ufanista, grandes especialistas buscam aqui investigar para entender e, assim, melhor planejar, gerir, pesquisar e ensinar esse complexo fenômeno chamado turismo.
Susana de Araujo Gastal
Gastal & Gastal
O livro Caminhos do Santiago, organizado por Susana Gastal, registra os 40 anos de produção do cartunista Santiago. Na obra estão depoimentos sobre o artista gráfico, um dos mais premiados do Brasil, assim como uma rica seleção de seus trabalhos mais importantes. Com seu desenho minuciosos, Santiago faz um registro dos cotidianos do gaúchos, a partir da convivência com a Ditadura, nos anos 1970, até os dias atuais com um olhar sobre questões socais, econômicas e ecológicas. O livro, e a exposição concomitantes, são resultado de prêmio em dinheiro ganho pelo projeto de Gastal, na edição do Fumproarte 2010, como fomento a cultura em Porto Alegre.
Susana de Araujo Gastal
Unidade Editorial/SMC
O livro reúne uma ampla pesquisa sobre a história das salas de cinema em Porto Alegre, em sua relação com a cidade ao longo do século XX. A imagem a movimentar-se na tela é simbólica desse século, ao lado do trem e do avião. O mundo move, no território e nas imagens. Mas, a fugaz passagem pela tela branca é mais do que técnica: é magia. A autora aborda essa nova ordem urbano-industrial, que reinverteu as relações campo-cidade, colocou a urbe como o "lugar onde as coisas acontecem", como ressaltou Sandra Pesavento.
Susana de Araujo Gastal
Dos Autores
As cidades são espaços privilegiados de atrações, serviços e produção cultural que cada vez mais atraem visitantes. O turismo urbano cresce a cada dia, motivado pelos avanços tecnológicos que encurtam distâncias e reduzem os custos de viagem. Neste livro, importantes especialistas, professores da PUC-RS e da USP, expõem suas preocupações voltadas à cidade auxiliando na construção de uma teoria de Turismo.
Suzana de Conto
Educs
Esta obra, que reúne profissionais de diferentes áreas do conhecimento de nove universidades brasileiras, tem como finalidade apresentar o que essas instituições de ensino estão fazendo em relação aos resíduos que geram e oferecer à sociedade, principalmente às instituições de ensino, referenciais importantes para a implantação de seus sistemas de gerenciamento de resíduos e/ou otimizar os já existentes. Também tem por finalidade compartilhar experiências neste tema tão importante e que, por muito tempo, não foi considerado pelas instituições formadoras de profissionais. As contribuições aqui apresentadas indicam que há várias possibilidades de solução a construir, a testar, a avaliar e a aperfeiçoar, no sentido de contribuir nas relações entre gestão de resíduos e gestão acadêmica.
Suzana de Conto
Educs
O presente trabalho visa apresentar e levar ao conhecimento da comunidade em geral o Programa de Estudos e Pesquisas Aplicadas em Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos que a Universidade de Caxias do Sul vem desenvolvendo através do Grupo de Resíduos Sólidos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. O Programa abrange estudos voltados ao manejo, coleta, tratamento e destino final de resíduos sólidos urbanos. O Grupo de Resíduos Sólidos vem atuando em várias linhas de pesquisas, porém é importante ressaltar que as mesmas surgiram dos problemas ambientais enfrentados pelo Município. Os atuais problemas de poluição gerados pela disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos podem ser atribuídos, principalmente, à escassez de recursos humanos especializados e tecnológicos. Neste contexto a Universidade de Caxias do Sul vem unindo esforços com o Grupo de Resíduos Sólidos no sentido de qualificar os seus docentes e bolsistas na área em questão.
Liliane Stanisçuaski Guterres
Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre
O Bairro Santana, na cidade de Porto Alegre, viu nascer dezenas de agremiações carnavalescas - Blocos, Bandas, Escolas de Samba. Este livro recompõe depoimentos sobre o bairro e os carnavais ali realizados desde a década de 30 até os anos 90. Falar do carnaval do bairro Santana impõe reconhecê-lo como um espaço social destacado, ocupado pela cultura negra e carnavalesca da cidade em um tempo onde muitos carnavais de rua coexistiam e configuravam o que chamamos de carnaval participativo.
Liliane Stanisçuaski Guterres
Unidade Editorial da Secretaria Municipal de Cultura
Através dos fragmentos da memória de seis Destaques de Carnaval de Porto Alegre, este livro desvela parte da história do carnaval da cidade. Mestres-Salas, Porta-Bandeiras, Passistas Masculinos, Passistas Femininos, Porta-Estandartes, Comissão de Frente, são personagens centrais, protagonistas que narram, a partir de suas trajetórias de vida, as tradições e transformações da folia carnavalesca em Porto Alegre/RS.
Rosane Lanzer
Educs
O Atlas Socioambiental dos Municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória organizado por Alois Schäfer, Rosane Lanzer e Renata Pereira foi meta principal do projeto Gestão Sustentada das Lagoas Costeiras do Litoral Médio e Sul do Estado do Rio Grande do Sul, patrocinado pela Petrobras, dentro do Programa Petrobras Ambiental e realizado entre 2007 e 2009. O atlas tem como conteúdo as sínteses do meio físico, biótico e antrópico dos quatro municípios e disponibiliza à comunidade o acesso à informação gerada e a divulgação dessa região rica em termos ambientais e histórico-culturais que, ao tempo, é tão pouco conhecida no Rio Grande do Sul.
Rosane Lanzer
Educs
O livro, de autoria de Alois, Schäfer, Rosane Lanzer e Renata Pereira constitui uma reunião de imagens que caracterizam a região costeira do estado, uma paisagem única no planeta. A riqueza cênica dos corpos hídricos e de seu entorno é pouco conhecida pela população rio-grandense e, dessa forma, a obra busca divulgar a peculiaridade desse conjunto de ecossistemas.
Pedro de Alcântara Bittencourt César
Educs
Atualmente, há que considerar que planejar turismo tornou-se uma prática recorrente entre especialistas. Modelos diversos são adotados pelas iniciativas públicas e privadas e pelos cursos de Turismo, Arquitetura, Ciências Agrárias, geografia, entre outros. Ao longo da história da atividade turística, constata-se a aplicação e o estudo de ações de planejamento, distribuídos entre abordagens e enfoques distintos, que surgiram e foram sendo modificados ao longo dos anos. Este livro reflete acerca destas questões.
Pedro de Alcântara Bittencourt César
Editora IPSIS
O livro compõe uma coleção lançada pelo Ministério da Cultura, dentro do Projeto Caminhos do Futuro. Apresenta informações e reflexões sobre a cultura e suas manifestações por meio do patrimônio cultural em geral, representado pelas artes, folclore, arquitetura, bens imateriais e outros.
Pedro de Alcântara Bittencourt César
Editora IPSIS
O livro define o ecoturismo a partir de sua origem, de seus fundamentos e princípios. Aborda igualmente a necessidade de planejamento turístico em áreas naturais.
Pedro de Alcântara Bittencourt César
Editora Alínea
O texto, apresentado de forma fundamentada e prática, oferece uma visão detalhada do inventário turístico, com os caminhos para as informações que devem ser levantadas sobre uma determinada localidade em estudo. O livro foi elaborado tendo em vista as dificuldades manifestadas por alunos, professores e profissionais de diversas áreas, ligados ao planejamento turístico, com relação à primeira e fundamental etapa de um plano de desenvolvimento turístico - o inventário turístico.
Marcia Maria Cappellano dos Santos (Org.)
Educs
Trata-se de coletânea de artigos científicos tendo por objeto a gestão e proteção do meio ambiente nos contextos europeu e latino-americano, analisadas por pesquisadores de universidades de 11 países, todos integrantes da Rede Jean Mermoz, do Programa Alfa 2, da União Europeia. Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do Projeto de Formação de Investigadores, coordenado pela Universidade de Caxias do Sul. A abordagem dos problemas ambientais focalizados, apesar da diversidade contextual em que esses se inscrevem, põe em relevo formas de enfrentamento pautadas por conhecimentos e ações de características sistêmicas e transdisciplinares. Aportando experiências científicas diversas na gestão e proteção do meio ambiente, o livro torna-se referencial valioso para redimensionamento da compreensão da realidade ambiental e, ao mesmo tempo, vem reforçar a riqueza acadêmica da cooperação interinstitucional.
Marcia Maria Cappellano dos Santos (Org.)
Educs
O texto explicativo destaca-se por sua onipresença nas atividades escolares, em todos os níveis de ensino. No entanto, o desconhecimento de suas características linguístico-discursivas, seja por parte de alunos ou mesmo de professores, aliado à ausência de ações pedagógicas direcionadas ao desenvolvimento de competências de leitura e produção textual específicas, continua a gerar resultados qualitativamente insatisfatórios em interações (orais e escritas) que envolvem o processo de explicar. O livro acena para a possibilidade de reversão desse quadro, apresentando uma alternativa de ação pedagógica construída na intersecção de aspectos epistemológicos, psicológicos, linguístico-textuais e linguísticos pragmáticos.
Marcia Maria Cappellano dos Santos (Org.)
Educs
O texto didático fala de outros textos. Do nível fundamental ao superior, desempenha papel substantivo nos processos de ensino. Supondo o duplo movimento de escrita e leitura, de sistematização de conhecimento e orientação de estudo, ele tem por função ensinar ao aluno a linguagem das ciências, da vida e do mundo. Nesse sentido, poderá e deverá assumir novas feições diante dos novos meios linguísticos, comunicacionais e tecnológicos. A obra Texto didático: propriedades textuais e pressupostos epistemológicos oferece elementos importantes para o respectivo entendimento e elaboração, focalizando características específicas desse gênero textual e de seu funcionamento tendo em vista o projeto pedagógico que leva em conta em cada caso.
A Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade (ISSN: 2178-9061) é um periódico online com acesso livre, dedicado à reflexão acadêmica. Os temas que aborda abrangem aspectos relacionados ao Turismo e à Hospitalidade em suas inter-relações com a gestão, com a educação e com as questões epistemológicas. A visão multidisciplinar do fenômeno turístico proposta reconhece o turismo como um fenômeno dinâmico permeado por transversalidades que o levam a dialogar com as sustentabilidades, com o acolhimento e com a inovação. Também o rural e o urbano, a cultura e o meio têm espaço privilegiado nas páginas da Revista.
Sua política editorial propõe-se a dar visibilidade a estudos, pesquisas e reflexões, fomentando o debate e a troca de experiências entre pesquisadores e pós-graduandos. Utiliza-se da avaliação por pares atribuída a uma rede de pesquisadores gerenciada academicamente por um Conselho Editorial. A RRV está aberta a diferentes contribuições em forma de artigos, resenhas e entrevistas. Atenção especial é igualmente dada à disponibilização aos pesquisadores de fontes primárias na forma de documentos e imagens.
Associada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, encontra-se hospedada no Servidor Data Center da Universidade de Caxias do Sul, usufruindo de sua estrutura de segurança. Utiliza o sistema distribuído de preservação digital LOCKSS para armazenar e distribuir o conteúdo da revista às bibliotecas participantes, assegurando sua preservação e restauração. A RRV também dialoga com a comunidade acadêmica nas redes sociais.
Em circulação desde 2009, a qualidade científica da RRV já é atestada pelos indexadores DOAJ, IBICT SEER, SPELL, LATINDEX, C.I.R.E.T, ULRICHSWEB, DIADORIM, E-REVIST@S e REDALYC. No sistema de avaliação de periódicos CAPES, encontra-se no estrato B2 nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, assim como na área Interdisciplinar. O reconhecimento dessa mesma qualidade por estudiosos do Turismo e da Hospitalidade vem expresso nos registros do SPELL, os quais apontam para significativo e contínuo crescimento do número de acessos e de downloads da RRV desde o início de sua publicação.