Linha de Pesquisa: Turismo, Hospitalidade, Cultura e Educação
Última modificação em 06/08/2024.
Projetos
'Com-versações' Turísticas e Conexões Internacionais
Coordenação: Profa. Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista
Objetivo: Produzir 'com-versações' turísticas em diferentes ecossistemas nacionais e internacionais, orientados pelos pressupostos do Turismo-Trama e Avesso do Turismo, com lógica complexa e ecossistêmica.
Objetivos específicos:
- Apresentar a proposição 'com-versações' turísticas;
- Relacionar com processos de 'Com-versar' Lugares e Sujeitos, pautados pela orientação epistemológico-teórico-metodológica do Amorcomtur!, de orientação holística, ecossistêmica e complexa;
- Relacionar as narrativas ao pressuposto Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-Subjetivos, como tramas complexas de composição, transversalização e desterritorializações desejantes;
- Realizar 'com-versações' Turísticas, envolvendo diferentes lugares e sujeitos, nacionais e internacionais.
Hospitalidade e Cultura
Coordenação: Prof. Dr. André Brayner de Farias
Objetivo: Fundamentar o conceito de cultura no princípio incondicional da hospitalidade.
Objetivos específicos:
- Propor uma discussão filosófica ao debate acadêmico em turismologia a partir da articulação conceitual entre hospitalidade e cultura;
- Problematizar o conceito de cultura, tensionando seus estereótipos identitários e ontológicos;
- Tematizar a hospitalidade em sua dimensão ética e política, a partir dos aportes teóricos de Emmanuel Levinas, Jacques Derrida e Hannah Arendt;
- Compreender a hospitalidade como princípio poético (poiésis) da criação cultural do mundo.
Discursos e Práticas De Hospitalidade em Caxias Do Sul: Percepções e Memórias de Migrantes e Refugiados Idosos
Coordenação: Profa. Dra. Aline Passuelo de Oliveira
Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre o significado de hospitalidade em uma cidade de migrações histórica e contemporânea.
Objetivos específicos:
- Caracterizar os jornais de circulação local no município de Caxias do Sul.
- Fazer um levantamento sobre a quantidade de menções feitas pelos meios de comunicação examinados em relação aos migrantes e refugiados.
- Analisar as matérias veiculadas nos jornais locais sobre os migrantes e refugiados, identificando qual é a imagem veiculada.
- Comparar as imagens veiculadas entre os diferentes jornais locais acerca dos migrantes e refugiados.
- Verificar se a imagem veiculada pelos diferentes jornais examinados contribui com a percepção positiva ou negativa acerca dos migrantes e refugiados.
- Entrevistas migrantes idosos residentes em Caxias do Sul com o intuito de identificar suas percepções e memórias acerca das temáticas de: trabalho, religiosidade, procedência a nacionalidade e/ou grupo étnico, além de questões
etárias.
- Verificar se as percepções dos migrantes idosos identificadas pelas entrevistas, coincide com as narrativas preponderantes dos meios de comunicação analisados acerca do significado de hospitalidade.
Turismo Essencialmente Pedagógico, Cidades Educadoras e Hospitalidade: Um Percurso Metodológico de (re)formulação de Políticas Públicas de Turismo com Vistas ao Desenvolvimento Humano e Social
Coordenação: Profa. Dra. Luciane Todeschini Ferreira
Objetivo: Considerando que o turismo é, em essência, pedagógico, em que as interfaces com a educação não são mera adjetivação e que esse tipo de turismo pode contribuir para reflexões sobre hospitalidade e desenvolvimento de comunidades que se dizem educadoras (Cidades Educadoras) e turísticas, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo aportar subsídios à concepção e implementação de políticas públicas de turismo atreladas a uma intencionalidade pedagógica, levadas a efeito por instâncias de gestão competentes de Cidades Educadoras, via desenvolvimento, monitoramento e avaliação da estratégia metodológica de Ciclos de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico, buscando contribuir para consecução dos princípios das Cidades Educadoras e para a ativação da respectiva latência turística, perspectivando sua configuração como destinos turísticos pedagógicos.
A Memória da Escravidão em Processos-crime no Sul Do Brasil: Diversidade e Inclusão
Coordenação: Prof. Dr. Roberto Radünz
Objetivo: Analisar memórias construídas a respeito das relações escravistas no período imperial dando especial visibilidade a diversidade da cultura africana na formatação da identidade sul brasileira.
Objetivos específicos:
- Revisar a produção historiográfica e metodológica a respeito da escravidão, com especial atenção para os autores que analisam o escravo como sujeito histórico;
- Inventariar a documentação existente nos arquivos do Brasil meridional relativos ao tema;
- Digitalizar e transcrever processos judiciais do APERS selecionados como fonte de pesquisa;
- Analisar os conflitos entre homens livres e sujeitos escravizados numa relação dialética com a memória das relações sociais no sul do Brasil.
Cultura e Turismo: Práticas Gastronômicas no Rural e no Urbano. Manifestação no Rio Grande do Sul (financiamento Edital Pq/cnpq 04/2021)
Coordenação: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal
Objetivo: Descrever e analisar criticamente os diálogos harmoniosos ou tensos da e na cultura gastronômica, que se expressam em práticas culinárias urbanas e ou rurais, considerando as heranças culinárias locais frente a globalização dos alimentos, a mediatização das práticas culinárias, as hibridizações urbano-rural; e as mobilidades de pessoas, objetos e processos, com ênfase nos turísticos, considerando o Rio Grande do Sul como campo de investigação, buscando as especificidades dos processos e possíveis forças em conflito na dialética local-global no seu interior e nas relações com outras instâncias.
Objetivos específicos:
- Caracterizar teoricamente a gastronomia sob a lógica da pós-modernidade, como expressão cultural, patrimonial e identitária, com especificidades no rural e no urbano, em comunidades do Rio Grande do Sul. (Questão gastronômica).
- Analisar as práticas culinárias no rural e no urbano em presença da globalização dos alimentos e exposição mediática, tanto no espaço público (restauração) como no espaço privado (vida cotidiana). (questão urbana, questão rural)
- Verificar os impactos e decorrência das mobilidades, com ênfase no turístico, sobre as práticas culinárias locais no Rio Grande do Sul, considerando o rural e o urbano. (Questão turística)
Turismo e Gastronomia: Diálogos Rural-urbano em Cidades Pequenas e Médias no Brasil e México (financiamento Cnpq Chamada Universal 2021)
Coordenação: Profa. Dra. Susana de Araújo Gastal
Objetivo: Criar ambiente de reflexão crítica, a partir da gastronomia, acerca da questão urbana-rural envolvendo cidades pequenas e médias, que sejam destinos turismo no Brasil e no México.
Objetivos específicos:
- Descrever as práticas culinárias presentes nas localidades em estudo, considerando herança cultural e impactos da globalização;
- Analisar a reorganização do rural atual, com atividades não agrícolas (ex. oferta gastronômica) e crescente mentalidade urbanizada, pelo turismo;
- Investigar as práticas culinárias e as práticas turísticas atuais, em suas relações e representações em cidades pequenas e médias nos dois países. Questiona-se: Considerando a gastronomia como significativa para compreensão da questão urbana-rural em cidades pequenas e médias, que se coloquem como destinos turismo no Brasil e no México, quais conflitos e adequações emergem, envolvendo práticas culinárias em presença do turismo? Trata-se de metodologia qualitativa exploratória explicativa, com pesquisa documental; entrevista; observação (com registro fotográfico e diário de pesquisa). Para as atividades de campo prevê-se a presença de pesquisador brasileiro no México e vice-versa.