Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade

Linha de Pesquisa: Turismo, Hospitalidade, Organizações e Sustentabilidade

Última modificação em 02/10/2024.

Projetos

Análise dos Impactos do Setor de Turismo na Economia de Caxias do Sul 2010 A 2022

Coordenação: Profa. Dra. Maria Carolina Rosa Gullo
Objetivo: Investigar os impactos do setor de turismo na economia de Caxias do Sul 2010 a 2022. Especificamente, a pesquisa busca analisar e avaliar a tendência e a evolução do segmento de hotelaria e turismo de Caxias do Sul e da região da Serra.
Objetivos Específicos:

  1. Elucidar as atividades características do turismo (ACTs) na cidade de Caxias do Sul;
  2. Analisar a evolução econômica, bem como o quantitativo monetário destas atividades no período de 2010 a 2022, em Caxias do Sul;
  3. Evidenciar as políticas públicas e seu desempenho voltadas para o desenvolvimento de mercado de turismo, em nível estadual e municipal;
  4. Calcular a importância econômica das ACTs na economia total de Caxias do Sul;
  5. Determinar o tamanho do mercado de trabalho do setor de turismo em Caxias do Sul.

A Environmental, Social And Governance (ESG) e o Turismo Sustentável: A Experiência dos Parques Temáticos do Município De Canela/RS, Brasil.

Coordenação: Profa. Dra. Vera Lúcia Steiner
Objetivos:

  1. Discutir a estratégia da Environmental, Social and Governance (ESG) ou Responsabilidade Social Corporativa (RSC) voltada ao turismo sustentável;
  2. Analisar os princípios do turismo sustentável com relação as atitudes que os empreendimentos turisticos, neste caso os parques temáticos, devem realizar nos destinos turísticos;
  3. Verificar os princípios do pacto global da ONU relativo a Environmental, Social and Governance (ESG) como estratégia para atingir o turismo sustentável, além da NBR 2030 compatibilizando as práticas a serem adotadas para o atingimento dos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

A Environmental, Social And Governance (ESG) e o Turismo Sustentável: A Experiência Dos Fabricantes de Chocolates do Município De Gramado - RS, Brasil (financiamento CNPq Edital Universal 10/2023 e Verba Privada da Empresa Onde Será Realizada a Pesquisa)

Coordenação: Profa. Dra. Vera Lúcia Steiner
Objetivo: Analisar a relação da implantação da estratégia ESG com o turismo sustentável considerando os fabricantes de chocolates do Município de Gramado - RS.
Objetivos Específicos:

  1. Discutir a estratégia da ESG voltada ao turismo sustentável;
  2. Analisar os princípios do turismo sustentável com relação as atitudes que os empreendimentos turísticos devem realizar nos destinos turísticos;
  3. Verificar os princípios do pacto global da ONU relativo a ESG como estratégia para atingir o turismo sustentável.

Environmental, Social And Governance (esg): Proposição de Modelo de Relação Entre as Estratégias e Práticas Organizacionais, Com o Desenvolvimento Sustentável das Organizações do Segmento da Hotelaria (Edital PQ/CNPq 09/2022)

Coordenação: Profa. Dra. Marlei Salete Mecca
Objetivos: A pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias e práticas organizacionais sustentáveis através de ferramentas para monitorar impactos no desenvolvimento sustentável das organizações do segmento da hotelaria. Alinha-se aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) nos itens 8.9, 12.6 e 12-b sendo: 8.9 - Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais; 12.6 Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios e 12-b Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais. Ainda contempla as práticas ambientais, sociais e de governança ESG (environmental, social and governance) das organizações.

Cartografia Aplicada à Análise da Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul

Coordenação: Profa. Dra. Gisele Cemin
Objetivos: Aplicar a cartografia temática para o mapeamento detalhado do olivoturismo na Rota das Oliveiras, no estado do Rio Grande do Sul, visando identificar as áreas de cultivo e os atrativos turísticos naturais, culturais e históricos. A pesquisa também busca reconhecer as potencialidades e fragilidades da região, levando em consideração a infraestrutura básica e turística. O objetivo é fornecer uma base de dados geoespaciais precisa que facilite o desenvolvimento sustentável do setor, promova o turismo rural e contribua para a valorização cultural e econômica da região.
Objetivos Específicos:

  1. Mapear as áreas de cultivo de oliveiras por meio do uso de dados de sensoriamento correlacionando com os zoneamentos Edafoclimático e Agroclimático;
  2. Localizar e detalhar os atrativos turísticos naturais, culturais e históricos presentes na região, criando um banco de dados geoespaciais que permita a integração desses pontos com os olivais;
  3. Disponibilizar uma base de dados geoespaciais precisa para apoiar o planejamento e a implementação de práticas sustentáveis no desenvolvimento do olivoturismo, promovendo a preservação ambiental e o crescimento econômico da região;
  4. Utilizar os dados e análises para criar estratégias que contribuam para a valorização cultural e econômica da região, incentivando o engajamento comunitário e a atração de investimentos.

Indicadores de Saneamento Básico Como Critérios de Seleção de Destinos Turísticos (Financiamento Chamada CNPq 09/2022 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ)

Coordenação: Profa. Dra. Suzana Maria De Conto
Objetivos: Analisar relações que se estabelecem entre indicadores de saneamento básico e critérios de seleção de destinos turísticos pelos turistas.
Objetivos Específicos:

  1. Identificar os indicadores de saneamento básico dos municípios turísticos constantes no Mapa de Turismo Brasileiro;
  2. Descrever as condições de saneamento básico dos diferentes municípios turísticos com diferentes categorias;
  3. Identificar os critérios de seleção de destinos turísticos utilizados pelos turistas;
  4. Identificar se as condições de saneamento básico são utilizadas pelos turistas como critério de seleção de destinos turísticos;
  5. Descrever as relações que se estabelecem entre indicadores de saneamento básico e critérios de seleção de destinos turísticos pelos turistas;
  6. Refletir sobre as relações que são estabelecidas entre o desempenho econômico dos municípios turísticos, conforme a categorização dos mesmos no Mapa do Turismo, e os investimentos em saneamento básico.

Potencialidades e Condições Para o Turismo Científico no Geoparque UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul (financiamento CNPq Edital Universal 10/2023)

Coordenação: Prof. Dr. Michel Bregolin
Objetivo geral: Avaliar a aplicação de práticas internacionais reconhecidas de Turismo Científico (TC) no Geoparque UNESCO Caminho dos Cânions do Sul.
Objetivos específicos:

  • Produzir revisão da literatura sobre Turismo Científico em Geoparques.
  • Coletar dados in locu na Região de Aysén (Chile) sobre elementos e processos que propiciaram a esta localidade tornar-se destino internacional de Turismo Científico.
  • Realizar inventário de pesquisas realizadas no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
  • Entrevistar gestores locais, operadores de turismo, representantes da comunidade e pesquisadores sobre potencialidades e condições para desenvolver o TC no geoparque.
  • Produzir diagnóstico sobre o potencial e condicionantes existentes para desenvolvimento do Turismo Científico no Geoparque UNESCO Caminho dos Cânions do Sul (RS/SC).
  • Realizar evento sobre Turismo Científico no Geoparque Caminho dos Cânions do Sul para socialização dos resultados da pesquisa.
  • Submeter artigo sobre a pesquisa em periódicos qualificados de áreas afins

Turismo Urbano e Fomento ao Desenvolvimento Sustentável das Cidades, Por Meio de Bens e Serviços Culturais e Criativos

Coordenação: Profa. Dra. Jacqueline Maria Corá
Objetivo geral: Mapear a contribuição da oferta de bens e serviços culturais e criativos para o desenvolvimento sustentável das cidades, considerando sua condição como insumos ao turismo urbano.