Página Inicial
   Artigos
   O Congresso
   Programa
   Organização

Artigos

Eixo Temático: 01 - Educação, Democracia e Direitos Humanos

Autor Artigo
Franciele BecherCAXIAS DO SUL E A QUESTÃO DOS 'MENORES': OS (DES)CAMINHOS DA EDUCAÇÃO
Itamaragiba Chaves XavierCIDADANIA, GÊNERO E EDUCAÇÃO DE MENINAS NA REPÚBLICA RIO-GRANDENSE (1836-1845).
Jeane dos Santos Caldeira e Giana Lange do AmaralINSTITUTO SÃO BENEDITO: AMPARANDO E INSTRUINDO MENINAS CARENTES
Jairo Campos dos Santos e Luiza Alves RibeiroUMA ANÁLISE DOS ESTUDOS ATUAIS SOBRE A INFLUÊNCIA PRIVADA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Eixo Temático: 02 - Educação, Violência e Paz

Autor Artigo
Washington Luiz de Oliveira JuniorA EDUCAÇÃO PÚBLICA, ENQUANTO DIREITO FUNDAMENTAL, E A SUA AÇÃO POLÍTICA NA SEDIMENTAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
Paulo César Nodari e Everaldo CesconEDUCAÇÃO PARA A PAZ E A NÃO-VIOLÊNCIA
Roque Maria Bochese Grazziotin e Maria Alice Bogéa PraseresPAZ: UMA DINÂMICA POSSÍVEL
Nilda Stecanela e Pedro Moura FerreiraTERRITÓRIOS ÍNTIMOS DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Eixo Temático: 03 - Educação e Pluralidade Cultural

Autor Artigo
Viviane Cristina MarujuA TRÍADE: IDENTIDADE, DIFERENÇA E GÊNERO
Inês Bueno Krahe e Sônia Regina da Luz MatosDEVIR-MULHER COMO DIFERENÇA
Terciane Ângela LucheseESCOLAS ÉTNICO-COMUNITÁRIAS ITALIANAS MANTIDAS POR ASSOCIAÇÕES DE SOCORRO MÚTUO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO CULTURAL DA “ITALIANITÁ”
Christiane Keim SteinESPAÇOS SOCIAIS DE APRENDIZAGEM E CONVÍVIO

Eixo Temático: 04 - Conceito de Formação

Autor Artigo
Luiza Alves RibeiroA COMPLEXIDADE E A APRENDIZAGEM NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADE DE UM MECANISMO DE AVALIAÇÃO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Júlio César Kunz e Elisa M. StumpfA REPÚBLICA E A MULHER: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NA (DES)CONSTRUÇÃO DO GÊNERO
Luciane Bisognin Ceretta , Mágada Tessmann Schwalm e Renan CerettaA FORMAÇÃO DE CONCEITOS: DO DISCURSO À PRÁTICA
Celso Samir Guielcer de ForUMA PERSPECTIVA DO SIGNIFICADO DA FORMAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO HEIDEGGERIANO DE CUIDADO

Eixo Temático: 05 - Formação do Professor

Autor Artigo
Francini Carla GrzecaA FORMAÇÃO ÉTICO-POLÍTICA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES QUANTO AO COMPONENTE CURRICULAR DE ÉTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Islei Gonçalves RabeloA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE: S E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PRÁTICA EMANCIPADA E EMANCIPADORA
Gisele RizzonA SALA DE AULA SOB O OLHAR DO CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO: PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES
Eliana Maria Do Sacramento Soares e Cristina LhullierAMBIENTES NÃO-FORMAIS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Eixo Temático: 06 - Relação Professor-Aluno Disciplina e Limites

Autor Artigo
Vanessa Xavier CaldasA DISCIPLINA E A AUTORIDADE: PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DO HOMEM PARA UM ESTADO BOM, BELO E JUSTO
Fabiola Colombani e Elizabeth Piemonte ConstantinoA VIGILÂNCIA PUNITIVA: A POSTURA DOS EDUCADORES NO PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA
Alonso Bezerra de CarvalhoALTERIDADE E AMIZADE NA EDUCAÇÃO: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO ÉTICO E POLÍTICO
Milena Aragão e Lúcio KreutzDECORRÊNCIAS DA REPRESENTAÇÃO SOBRE O PAPEL DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE LIMITES COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Eixo Temático: 07 - Educação e Recursos Midiáticos

Autor Artigo
Jairo Campos dos SantosA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO ESCOLAR.
Solange Duarte Palma de Sá Barros, Ubirajara Carnevale de Moraes; Cátia Cilene Lima RodriguesA ESCOLA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO VIRTUAL: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA BASE SÓLIDA PAUTADA NA ÉTICA E NOS VALORES MORAIS
Marcio G. TrevisolAÇÃO COMUNICATIVA E PEDAGOGIA; ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO E MÍDIA
Adriana Ferreira BoeiraALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE ROUSSEAU, PRESENTES NA OBRA EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO, QUE AJUDAM A PENSAR ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DOS BLOGS NA EDUCAÇÃO

Eixo Temático: 08 - Educação e Linguagem

Autor Artigo
Francely Aparecida dos SantosA MATEMÁTICA DA SALA DE AULA DE TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Evaldo Kuiava e Verónica Pilar Gomezjurado ZevallosA ESCRITA E O PHÁRMAKON: UM ESTUDO A PARTIR DA DESCONSTRUÇÃO DERRIDIANA
Geisa Magela VelosoAQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA COMO DISPOSITIVO DE CIVILIZAÇÃO, MODERNIDADE E PROGRESSO – 1918-1938
Tânia Maris de AzevedoARGUMENTAÇÃO A SERVIÇO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

Eixo Temático: 09 - Filosofia da Educação

Autor Artigo
Eduardo Caldas da Silva e Júlia Terra Denis CollaçoA FORMAÇÃO DO OLHAR: DO MUNDO TRÁGICO GREGO, DA CEGUEIRA DA RAZÃO AO OLHAR DE GOETHE.
Jorge Alexandre Bieluczyk e Altair Alberto FáveroRECONSTRUÇÃO FILOSÓFICA NA PERSPECTIVA DE JOHN DEWEY
Everaldo CesconA SOBREVIVÊNCIA DA UNIVERSIDADE NA HIPERMODERNIDADE
Mateus SalvadoriA EDUCAÇÃO EM HEGEL

Eixo Temático: 10 - Epistemologia da Educação

Autor Artigo
Daiane Toigo Trentin , Jussara Marchioro Stumpf e Maria Teresinha Mandeli GraselliA ARTICULAÇÃO ENTRE ESTÁGIO E O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Cezar Luis SeibtEDUCAÇÃO E CONHECIMENTO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA: PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Maria Delfina Teixeira ScheimerENSINO DE HISTÓRIA E A PRÁTICA EDUCATIVA
Amanda Mota Angelo Castro e Edla EggertEPISTEMOLOGIA FEMINISTA: A PESQUISA COM MULHERES EM FOCO