Tema Central 2010
Comunicação, Cultura e Juventude
A inserção da juventude como temática na sua relação com a questão cultural, tendo como parâmetro central de análise as práticas, os processos e as dinâmicas comunicacionais é chave para a reflexão do cenário contemporâneo comunicacional. Pensar a relação dos jovens com os meios de comunicação é destacar a emergência de novas formas de sociabilidades, relações particulares, pensar a centralidade dos processos comunicacionais na contemporaneidade, ao mesmo tempo em que se lançam olhares para o futuro.
Frente às novas demandas tecnológicas, o que faz com que se denomine a época em que vivemos como Era Digital, há que se refletir, formular juízos, expor projetos e intercâmbio de experiências sobre o processo de digitalização da informação, seu impacto nas condições de produção, difusão e acesso a bens simbólicos e como a chamada Geração Digital com eles se relacionam, emergindo daí padrões culturais singulares e uma nova cultura comunicação.
A Intercom - que tem como fundamento o pluralismo de idéias - ao focar a relação Comunicação, Cultura e Juventude, suscita pensar as interfaces entre tecnologia e condição da vida humana, que envolve comunicação, linguagem e cidadania, direcionando o foco não apenas para o momento presente, mas também para o futuro.
Assim, do ponto de vista do desenvolvimento científico da área, a temática do congresso desse ano serve para aglutinar as pesquisas a serem apresentadas em torno da questão da centralidade do papel dos meios de comunicação na discussão de temáticas contemporâneas que tomam a dimensão global a partir da sua discussão midiática. Portanto, a questão das complexas relações entre comunicação, cultura e juventude numa era de digitalização da informação fornece a chave teórica e metodológica para a discussão da dimensão da comunicação, em toda a sua amplitude, na contemporaneidade de novos públicos que crescem e se desenvolvem em torno das midias.
O jovem frente aos meios e construindo novas linguagens e parâmetros para os meios e os meios de comunicação diante dos desafios de uma cultura digital são temas fundamentais para pensar os fundamentos de análise de uma área que reflete as mutações dinâmicas e velozes de um mundo em permanente movimento.