Secretário de Estado defende a interação entre universidades, empresas e poder público para o desenvolvimento do RS.
"Eu sou um professor que está secretário.
Minha presença na Secretaria
está respaldada pelas minhas vivências como professor
universitário".
A participação do secretário de Estado de Ciência,
Inovação e Desenvolvimento Tecnológico,
professor Cleber Cristiano
Prodanov, no evento de recepção aos professores,
realizado na tarde desta quarta-feira, dia 23,
foi clara: a
Secretaria tem propostas,
estratégias, projetos, mecanismos e políticas
voltadas para a
"promoção do desenvolvimento local e regional a partir do
estímulo a atividades
criativas e inovadoras
visando ao desenvolvimento científico e
tecnológico e o fortalecimente da cultura de inovação". E
a universidade tem um papel de protagonismo nesse processo.
"A universidade é um organismo vivo e dinâmico e hoje,
além dos três pilares "ensino, pesquisa e extensão", que
a sustentam precisamos acrescentar o pilar
da inovação. "Inovação não é modismo, é uma realidade, uma
estratégia de atuação", destacou o secretário antes de
enumerar os principais desafios
para o desenvolvimento do RS.
Leia a entrevista completa com o secretário Cleber
Cristiano Prodanov
Fomento à ciência, à inovação e ao
desenvolvimento tecnológico
Otimizar a infraestrutura disponível; incentivar a atuação em
rede na convergência de projetos
estratégicos com uma concepção geral de sustentabilidade;
articular ações em diferentes âmbitos; fortalecer a
competitividade
das empresa gaúchas; promover o adensamento das
cadeias produtivas com potencialidades de futuro; promover
a interação universidade-empresa, unindo os interesses da
pesquisa e da
universidade com os interesses do capital e das empresa; apoiar
as convergências; diminuir as diferenças e promover a
inclusão social. Prodanov foi didático ao elencar os
desafios e as ações
definidas pela Secretaria para alavancar o
desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Em articulação com o
governo federal (CNPq, CAPES, FINEP) e
instituições como o Banco Mundial, a Secretaria deverá captar
os recursos
necessários para investir no fomento científico e
tecnológico através da atuação da
FAPERGS.
"Em 2014 deveremos ter
100 milhões para
investir em ciência e inovação", vaticinou o secretário que
também se mostrou bem otimista quanto ao que se poderá
realizar no âmbito das
universidades gaúchas: "nossos projetos vão mudar o panorama
da pesquisa e de
pós-graduação no nosso estado". E completou: com a ampliação da
pós-graduação e da pesquisa estará sendo realizado
um grande investimento na qualificação das universidades.
O secretário também anunciou a criação de uma
Rede Estadual de Ensino Superior do RS, reunindo as
instituições estaduais, federais, comunitárias e privadas, para
potencializar e
fortalecer ações e estimular
a colaboração entre as diferentes instituições do RS.
Entre os projetos estratégicos da Secretaria, concebidos
de uma forma sustentável,
o secretário destacou os Parques Tecnológicos, os
Polos de Inovação, o
Polo Metropolitano de Alta Tecnologia, o Polo Naval, o Polo de
Tecnologias e Energias Limpas, o Pro-Inovação, a
Rede Petro, e o Programa Gaúcho de Banda Larga que fortalecerá a inclusão digital da população.
Cenário promissor
Os professores que compareceram ao UCS Teatro ouviram
com atenção a apresentação de menos de uma hora, que segundo o
reitor Isidoro Zorzi "mostrou um cenário muito promissor que
vislumbra boas parcerias
entre as universidades, especialmente as comunitárias, com
o
setor produtivo e o
poder público em seus diferentes níveis". E enfatiza:
"o secretário, que é um professor, e um professor
de uma universidade comunitária - a Feevale, uma instituição
com muitas parcerias com a UCS - e como coordenador do Fórum
de Pró-Reitores de Pós-Graduação, teve uma
convivência muita próxima com a UCS e conhece bem a nossa
realidade e a realidade das universidades comunitárias".
Para Mateus Salvadori e Verónica Gomezjurado, professores
de Filosofia, recém concursados no Centro de Filosofia e
Educação, a palestra do secretário só
reafirmou o interesse que eles
já tinham pela carreira de pesquisador. Mestres em Filosofia e
com o doutorado em curso, Mateus e Verónica esperam que o
panorama apresentado pelo secretário, possa influenciar
positivamente
na qualidade da pesquisa que se realiza na UCS.
Manter a mesma qualidade com recursos
menores
Ao abrir o encontro e dar as boas-vindas, o reitor não
deixou
de apontar as dificuldades. "2010 foi um ano muito difícil.
Chegamos ao seu final cumprindo
integralmente a nova legislação que rege as entidades
filantrópicas, mas isso resultou em um resultado orçamentário
negativo de 13
milhões de reais. Agora, o
desafio que todos nós
enfrentamos, do reitor ao jardineiro, é o de absorver esse novo
custo (decorrente dos investimentos em bolsas de estudo do
ProUni e próprias da Instituição), eliminando outras despesas". E ele prossegue:
"2011 será um ano difícil do ponto de vista econômico e
financeiro, mas isso não irá prejudicar as ações
essencialmente acadêmicas. Independentemente do resultado
do orçamento, iremos investir em bibliografia e recursos de
laboratório, pois uma universidade
não se faz sem uma boa biblioteca e bons laboratórios".
Repetindo o que fez na reunião com os coordenadores de curso,
realizada na
terça-feira (22), o reitor voltou a destacar os avanços
da pesquisa e da pós-graduação strico sensu com a aprovação em 2010 de
três novos mestrados e mais um
doutorado. "Já atingimos em 2011 a meta estabelecida
pelo MEC para 2016 quanto ao número de mestrados e doutorados
que nos garantem o status de universidade, mas mesmo assim
nossa intenção é de investir na qualificação e ampliação da
pós-graduação
stricto sensu".
O encontro durou cerca de 2 horas e contou com a
participação de professores, de gestores e de
autoridades acadêmicas. O prefeito José Ivo Sartori e de
dois membros do seu secretariado: Edson da Rosa (Educação)
e Guilherme Sebben (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e
Emprego) também prestigiaram o evento.
Gilmar Valadares, diretor administrativo da
Secretaria, acompanhou o
secretário em sua visita à Universidade.
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