The Arco Chamber Orchestra faz concerto no UCS Teatro, nesta terça-feira, com entrada franca.

Nesta terça-feira, dia 2 de junho, a Universidade de Caxias do Sul recebe a The Arco Chamber Orchestra, com apresentação única em Caxias do Sul, no UCS Teatro, às 20h30min. A entrada é franca.

UCS recebe a The Arco Chamber 
Orchestra.

Durante o mês de junho, a orquestra da Geórgia, Estados Unidos, realiza uma turnê pelo sul do Brasil. A Orquestra é composta por 19 músicos estudantes selecionados de diversos países como Rússia, Polônia, Coréia do Sul, Itália, Estados Unidos, Argentina e Brasil. O repertório inclui a Sonata "Arpeggione" para violino e orquestra de câmara de Franz Schuber que terá como solista o próprio maestro, Levon Ambartsumian. O programa continua com Shostakovich e Tchaikovsky.

Sobre o maestro
Levon Ambartsumian é professor de Violino e Regente na Universidade da Geórgia, EUA. Já foi professor no Conservatório de Moscou (1978-1993) e na Universidade de Indiana. Foi vencedor dos concursos internacionais de Zagreb em 1977, de Montreal em 1979 e do Soviético em 1981. Ambartsumian foi reconhecido como Artista com Mérito da Armênia e da Federação Russa. É o fundador, regente e diretor artístico da Arco Chamber Orchestra, hoje sediada na Geórgia. Além de lecionar, ele continua se apresentando e ministrando master classes em todo mundo.

Sobre a orquestra
A Arco Chamber Orchestra foi fundada em 1990 por Levon Ambartsumian no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, onde era professor de violino. A orquestra obteve grande reconhecimento da crítica e do público durante suas apresentações pela Europa. O reconhecimento internacional cresceu nos anos seguintes com concertos da Arco em turnês na Itália, Espanha, Alemanha, Romênia, França e Coreia do Sul. Em 1995, Ambartsumian passa a lecionar na Escola de Música da Universidade da Geórgia, ao mesmo tempo que permanecia como diretor artístico e regente da Arco. Ele levou aos Estados Unidos alguns de seus estudantes, mudando a sede da orquestra para a América, onde o grupo agora se tornou uma mescla de talentos internacionais.

A turnê no Brasil é patrocinada em parte pelo Fundo Venture do Presidente da Universidade da Geórgia, Fundação de Pesquisa, Escola de Artes e Ciência, Escola de Musica Hugh Hodgson, parceiros da Universidade da Geórgia e doadores.

Foto: Divulgação