Processo de Avaliação pelos Pares
1 -- Submissão de texto
A submissão de texto deve ser feita pelo cadastro pessoal no site do evento. Setenta e duas (72) horas após o pagamento da taxa, o autor receberá autorização para postar seu trabalho no site de submissão, através do link "inscrição de texto ou proposta", no do prazo estabelecido.
Nos casos de textos/propostas que tiverem co-autor:
* O nome do(s) co-autor(es) deverá(ão) ser informado(s) no momento de submissão do texto/proposta;
* Na submissão de um trabalho, todos os nomes de autores e co-autores deverão ser necessariamente incluídos. Ou seja, não é possível apresentar o mesmo trabalho mais de uma vez com nomeação incompleta de autores e co-autores.
2 -- Avaliação quanto à forma
Todos os textos/propostas (trabalhos, pôsteres e minicursos) submetidos pela página do evento serão verificados pela Secretaria quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas.
Os textos poderão receber dois resultados:
* Aceito: quando o texto/proposta não apresenta problemas quanto à forma. Nesse caso, dar-se-á início à próxima fase de avaliação;
* Negado: quando o texto/proposta apresenta algum tipo de problema quanto à forma. Nesse caso, não se dará prosseguimento à avaliação, o que eliminará o referido texto da IXª Reunião Anual.
Política de Acesso às Edições Anteriores
Concluido o Colóquio, os Anais serão publicados na página on line do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da Universidade de Caxias do Sul, com acesso gratuito.
https://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/turismo-e-hospitalidade/eventos-e-anais/
Regulamento
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REGULAMENTO
O Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH torna público o regulamento para submissão, avaliação e apresentação de trabalhos científicos no Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, no âmbito do I Fórum Gramado de Estudos Turísticos: Turismo Como Ciência a Serviço do Desenvolvimento Sustentável do País, promovido pelo Sindicato de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias – SINDTUR/Serra Gaúcha, com a chancela institucional da Câmara de Vereadores de Gramado. O Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico terá por local a Câmara de Vereadores de Gramado-RS, no dia 12 de abril de 2018
1 PARTICIPAÇÃO
O Colóquio destina-se a pesquisadores e estudiosos do Turismo e áreas afins, os quais poderão participar como convidados, apresentadores de trabalho científico, ou ouvintes. O Colóquio está também aberto à participação de profissionais do Turismo e áreas afins, na qualidade de ouvintes.
2 SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A submissão de trabalhos para o Colóquio deverá ser realizada por meio do link http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/coloquio-cen-cien-des-tur/fget. O pagamento da submissão, por todos os autores, deverá se realizado conforme encaminhamento no processo de submissão. Os autores dos trabalhos selecionados para o Colóquio ficarão isentos de um segundo pagamento referente à inscrição no Fórum, a qual deverá ser realizada pelo link www.forumgramado.com.br.
CRONOGRAMA
15 de dezembro de 2017 | Abertura do Sistema para recebimento online dos trabalhos encaminhados para as Mesas Temáticas |
6 de março de 2018 | Data limite para o encaminhamento dos trabalhos |
6 de janeiro a 18 de março de 2018 | Período de avaliação dos trabalhos |
19 de março de 2018 | Divulgação final dos trabalhos selecionados |
12 de abril de 2018 | Colóquio Cenários/Ciência/Desenvolvimento Turístico |
12 a 14 de abril de 2018 | I Fórum Gramado de Estudos Turísticos |
3 NORMAS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
A submissão, no formato resumo expandido, será feita exclusivamente online.
NOTA: Para melhor visualização do conteúdo da página, utilize os navegadores Google Chrome ou Firefox.
- Os trabalhos submetidos à avaliação deverão ser inéditos, não tendo sido apresentados em outros eventos ou publicados em periódicos científicos ou em livros.
- Os resumos expandidos deverão ser postados em duas versões: uma, sem indicação de autoria, salva em pdf, a qual será avaliada no sistema double blind review; outra, com indicação de autoria, em formato compatível com processador Word (Microsoft), como arquivo complementar.
- No rodapé da versão com autoria identificada, deve ser indicado, associado a cada autor: (a) titulação máxima e instituição em que foi obtida; (b) atuação profissional atual e nome da instituição de filiação; (c) cidade em que se localiza a instituição; (d) link para o CV Lattes; (e) e-mail de todos os autores.
- Os resumos expandidos deverão ser submetidos conforme modelo (template) e não poderão exceder 2 Mb, exigindo-se cuidado, nestes termos, na inserção de imagens, gráficos e tabelas.
- Na página de submissão, pede-se a inclusão de Resumo, com até dez linhas, para fins de organização da Comissão Científica na condução da avaliação.
NOTA 1: A submissão será rejeitada se não forem atendidos todos os quesitos acima indicados.
NOTA 2: Em hipótese alguma, após a submissão do trabalho, será aceita inclusão de autores.
3.1 Conteúdo
Os conteúdos dos trabalhos deverão estar relacionados com o tema relativo às Mesas Temáticas: Mobilidade, Hospedagem, Restauração (A&B), Comércio e Serviços, Entretenimento e Hospitalidade. Os temas poderão ser abordados sob diferentes perspectivas, como: Cultura, Organizações e Gestão, Sustentabilidade, Gestão da sustentabilidade, Gestão Pública, Acolhimento, Educação, Ruralidade, Urbanidade, Segmentação, Ciclo de vida, Tecnologias, etc.
Dentro das temáticas propostas, poderão ser submetidos textos versando sobre resultado de pesquisa empírica ou textos de reflexão teórica.
Um resumo expandido de revisão teórica caracteriza-se por sua natureza lógico-reflexiva, avaliativo-propositiva de teorias, conceitos, mediante processo interpretativo e argumentativo sustentado em revisão de literatura científica produzida em torno do objeto em análise. Esse tipo de pesquisa não necessita recorrer à sustentação de base empírica.
O resumo expandido versando sobre resultado de pesquisa empírica tem como objetivo reportar o desenvolvimento de uma pesquisa científica experimental, teoricamente fundamentada. Deverão constar do trabalho: a construção do problema de investigação, a proposição de hipóteses de solução, os procedimentos e recursos metodológicos utilizados na respectiva testagem e os resultados alcançados descritos, analisados, interpretados e avaliados.
Resumos expandidos relativos a pesquisas em fases mais incipientes ou que apresentem resultados ainda parciais deverão fornecer elementos que permitam delinear o todo do processo investigativo, estabelecendo relações entre o desenvolvido e o a desenvolver.
3.2 Autoria
Cada resumo expandido poderá vir assinado por, no máximo, três autores.
Cada autor poderá participar, no máximo, de três trabalhos, mas somente de deles como autor principal.
Membros da Comissão Científica e Coordenadores das Mesas Temáticas poderão submeter trabalhos para avaliação, devendo ser respeitadas integralmente as normas deste regulamento aplicadas aos demais autores.
3.3 Idioma
O idioma oficial do Seminário é o português, sendo que os trabalhos submetidos ao evento poderão ser redigidos em português, espanhol, francês e inglês.
A correção linguística dos trabalhos é de responsabilidade dos autores.
3.4 Formatação
O resumo expandido deverá observar as seguintes normas:
- Máximo de 6 páginas, incluindo palavras-chave, figuras, tabelas, quadros e referências (processador de textos Word/Microsoft);
- Título: fonte Calibri, corpo 18, centralizado;
- Nome dos autores: fonte Calibri, corpo 12, alinhamento à direita;
- Corpo do texto: Fonte: Calibri, corpo 12; espaçamento 1,5;
- Alinhamento: justificado;
- Sem espaçamento antes e depois do parágrafo;
- Citações e referências: de acordo com as normas da ABNT.
- Ao título, deverão seguir-se até cinco palavras-chave.
NOTA: Será automaticamente desclassificado o resumo expandido que ultrapassar o número estabelecido de páginas ou não se apresentar no formato e normas estabelecidos neste item.
3.5 Alocação dos trabalhos nas Mesas Temáticas
A alocação dos trabalhos nas Mesas Temáticas e a definição do cronograma de apresentação ficarão a cargo da Comissão Científica.
4 PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os resumos expandidos, sem qualquer identificação do(s) autor(es), serão avaliados no sistema double blind review, no qual os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando. Cada resumo expandido será analisado por dois avaliadores, com aderência ao tema proposto.
5.1 Critérios de avaliação
Nas avaliações dos trabalhos, a Comissão Científica pautará a análise pelos seguintes critérios:
- § Presença, na composição textual, dos elementos estruturais e sua pertinência em relação à natureza do resumo: apresentação do objeto e dos objetivos do trabalho, dos referenciais teóricos do processo metodológico, dos resultados (quando for o caso) e das conclusões / considerações finais;
- § Palavras-chave: Pertinência e especificação dos termos (partindo do mais geral para o particular) em relação ao foco do texto;
- § Organização textual e coerência interna: sequenciação e consonância entre os elementos estruturais;
- § Pertinência e qualidade de figuras, quadros e tabelas;
- § Seleção e atualidade das referências;
- § Adequação, ao texto científico, do padrão de linguagem utilizado;
- § Coesão textual no emprego de nexos, de elementos de sequenciação, de substituição intra e interfrases, intra e interperíodos, intra e interparágrafos;
- § Observância de normas gramaticais compatíveis com o padrão de linguagem empregado;
- Aspectos ortográficos: em conformidade com a nova ortografia da língua portuguesa.
NOTA: Somente serão avaliados os trabalhos cujos autores tenham pago a taxa de submissão.
5 PREMIAÇÃO
Os 12 (doze) melhores trabalhos concorrerão à seguinte premiação:
- R$ 5000,00 (cinco mil reais) para o primeiro colocado;
- R$ 2000,00 (dois mil reais) para o segundo colocado;
- R$ 1000,00 (hum mil reais) para o terceiro colocado.
A seleção dos trabalhos a serem premiados será realizada em dois momentos:
- Primeiro, pela Comissão Científica do evento, a qual selecionará os 12 (doze) melhores trabalhos entre os submetidos e aprovados, com base na pontuação obtida na avaliação double blind review.
- Segundo, por uma Comissão formada por três dos convidados palestrantes do Colóquio, os quais indicarão os 3 (três) trabalhos a serem premiados entre os pré-selecionados.
NOTA: Os professores do PPGTURH, mesmo eventualmente integrando a autoria de texto selecionado, não poderão ser incluídos na premiação em dinheiro.
6 APRESENTAÇÃO ORAL
Um mesmo autor poderá apresentar oralmente mais de um trabalho, desde que estejam alocados na mesma Mesa Temática.
O local e horário de apresentação estarão indicados na Programação do Evento, entregue ao participante no momento de seu credenciamento.
Cada apresentador disporá de 15 minutos para expor o trabalho.
A Comissão Organizadora do Seminário disponibilizará computador e datashow em cada sala de apresentação.
Fica sob a responsabilidade do apresentador, transferir para o computador da sala os arquivos necessários para sua apresentação (previamente salvos em pdf), em até 15 minutos antes do horário previsto para o início da sessão.
Será observada a ordem e local de apresentação indicada na Programação do Evento.
A coordenação da atividade ficará a cargo dos coordenadores das Mesas Temáticas, os quais serão assessorados por relatores. Os coordenadores controlarão o tempo das apresentações e mediarão as discussões posteriores.
7 CERTIFICADOS
Os certificados de autoria, participação e de apresentação de trabalhos serão disponibilizados online.
Todos os autores receberão Certificado de autoria, mas apenas aqueles que efetivamente participarem das Mesas Temáticas, receberão Certificado de participação. Somente o autor que apresentar o trabalho receberá Certificado de apresentação.
8 PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS E DIREITOS AUTORAIS
Os resumos expandidos selecionados e apresentados oralmente serão publicados nos Anais do Fórum e na página web do PPGTURH-UCS.
Ao submeterem o trabalho aos processos de avaliação do evento, os autores concordam em ceder os direitos autorais para efeito de publicação nos Anais. As opiniões expressas pelos autores serão de sua exclusiva responsabilidade.
A Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade se dispõe a editar um número especial com os 12 (doze) resumos expandidos selecionados, uma vez que sejam transformados em artigos e, nessa condição, submetidos a avaliação conforme normas de publicação da revista.
9 DISPOSIÇÕES GERAIS
Casos omissos serão analisados pela Comissão Científica e encaminhados ao Colegiado do PPGTURH-UCS para deliberação.
Gramado, 30 de novembro de 2017.
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