Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

A Estrutura das Escolas Municipais de Caxias do Sul de 1937 a 1945
Paula Cristina Mincato Roso
Colégio Regina Coeli e a história da Educação no Município de Veranópolis
Marina Matiello
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti
CONCEPÇÕES DE “CORPO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS
Telma Adriana Martineli, Keros Gustavo Mileski

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

DA NECESSIDADE AO INSTITUIDO: ESCOLAS COMUNITÁRIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, SUJEITOS EM MOVIMENTO
Fernando José Martins
DEMITIDOS DA VIDA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIAL DOS SUJEITOS DA BASE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES DESEMPREGADOS DO RIO GRANDE DO SUL (MTD/RS)
de Cássia Fraga Machado
E SE NÃO HOUVESSE O VESTIBULAR? – PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO CURSINHO POPULAR CHICO MENDES ACERCA DA ELITIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Maíra Tavares Mendes
Escola Itinerante: uma análise para além da sala de aula
IRIZELDA MARTINS DE SOUZA E SILVA, Kethlen Leite de Moura, CAROLINE MARI DE OLIVEIRA, THAÍS GODÓI DE SOUZA

Didática

O FRACASSO ESCOLAR SOB O OLHAR DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS
RODRIGO JOSÉ MADALÓZ
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO

Estado e Política Educacional

ESTADO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE PÚBLICO NO MANIFESTO DE 1959
Telmo Marcon, Darciel Pasinato
O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade?
Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza
UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DO ENSINO REGULAR AO PARALELO
Maricia Silva Ferri, Sergio Eduardo Mariucci, Vera Felicetti
AS CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO E DIALÉTICO PARA A PESQUISA SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Gisele Masson
A ATUAÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO PARANÁ
Carina Alves da Silva Darcoleto, Gisele Masson
A GREVE DO MAGISTÉRIO EM SC: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O MOVIMENTO
Amanda da Silva Menger
ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO PAR EM MUNICÍPIOS ALAGOANOS O PROINFÂNCIA NA AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE VAGAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Goreti Machado, Maria Goreti Farias Machado
A INTERDISCIPLINARIDADE NA AGENDA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS: ESTUDO DE DOCUMENTOS OFICIAIS
Fernanda Nunes da Rosa Mangini
POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS
LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
Democracia, a coragem de verdade e a educação
Antônio Luiz Moraes
ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR
Miguel Alfredo ORTH, Patrícia Kayser Vargas Mangan, Marcus Freitas Neves

Educação Popular

DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado

Educação e Infância

APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle
Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender
Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos
AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DAS AÇÕES E RELAÇÕES COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS PARA A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Gilvana Menslin Oliveira Maia, Clésnia de Oliveira
QUANDO AS CRIANÇAS SE EDUCAM EM DIREITO(S) NA ESCOLA...
Mariana Sant'Ana Miceli
GT7: LÓCUS DE INTERLOCUÇÃO DE INTELECTUAIS CRÍTICOS
Ana Keli Moletta, Névio de Campos
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção?
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva

Formação de Professores

A CONSTRUÇÃO DOS SABERES NECESSÁRIOS A INCLUSÃO ESCOLAR: FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MONTENEGRO/RS
Glaé Corrêa Machado
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES
Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni
Seja um professor: o dizer dos docentes de um curso de Pedagogia
Fabiola Ponzoni Balzan, Regina Maria Varini Mutti
UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho
ENTRE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS IMPRESSÕES DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO RIO GRANDE DO SUL
Helenise Sangoi Antunes, Cinthia Cardona de Ávila, Graziela Franceschet Farias, Thaís Virgínea Borges Marchi
A FORMAÇÃO DO AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD
SIMONE REGINA MANOSSO CARTAXO
APRENDIZAGEM DOCENTE DOS FUTUROS PEDAGOGOS JUNTO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Fernanda Figueira Marquezan
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS-GEPEFE: ESPAÇO DE INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Silvia Christina Madrid Finck
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski
PROFESSOR TUTOR: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE SI E DO OUTRO
Lauren Hundertmarck Minato
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira
Práticas de ensino e de pesquisa no estágio supervisionado e a formação do pedagogo
Marilia Marques Mira
LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA
zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner
A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia
Sara Silva, Darcísio Natal Muraro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen
Futuros professores: representações discentes da docência
Dirce Moraes Foletto Moraes
EDUCAÇÃO RURAL E DIREITOS HUMANOS: NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA.
Thaís Virgínea Borges Marchi, Helenise Sangoi Antunes
FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
Luiz Gonzaga Melo, Silvia Christina Madrid Finck
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira

Trabalho e Educação

Relações entre gestão escolar e pertença profissional no discurso de professoras iniciantes
Isabel Daiane Weber Machry Rodrigues, Liliana Soares Ferreira
PROGRAMA DE APRENDIZAGEM “CULTIVO DA MACIEIRA – JOVEM APRENDIZ COTISTA” E A REPRODUÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DA MAÇÃ DE FRAIBURGO SC
Juliana aparecida Cruz Martins
O trabalho docente no EaD
Valdelaine da Rosa Mendes
O QUE SE ENSINA SOBRE O TRABALHO E SOBRE O TRABALHADOR NAS PÁGINAS DE UM JORNAL
Patricia Aparecida Machado
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO
Sandro de Oliveira, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser
Cândida Martins Pinto

Alfabetização, Leitura e Escrita

TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL
Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz

Política de Educação Superior

APRENDER E ENSINAR NA UNIVERSIDADE: A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Altair Alberto Fávero, Marta Marques
CURSOS DE PEDAGOGIA EaD: INOVAÇÕES PRESENTES NOS CASOS UCS E UFRGS
Senhora Morés
A TEORIA COGNITIVISTA NAS BASES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Gisele Joaquim Canarin, Estefania Tumenas Mello, Ricardo Teixeira Canarin
UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI: DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO AO PRAGMATISMO
Estefânia Tumenas Mello, Eddy Ervin Eltermann
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE INDICADORES
Maria Helena Machado de Moraes
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI
MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI

Currículo

A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A FALTA DE TRADIÇÃO E A FRAGILIDADE DA DISCIPLINA.
Alexandra Garcia Mascarenhas
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite
RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner

Educação Fundamental

A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner
O primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos: desafios e implicações educacionais para as crianças e as professoras
Susana Inês Molon
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Patricia Xavier Figueiredo, Maria Renata Alonso Mota
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO
Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth

Sociologia da Educação

ADOLESCÊNCIA E ESTIGMA NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES À LUZ DE GOFFMAN E BOURDIEU
MARCIA CRISTINA HENARES DE MELO, GILMAR DE CARVALHO CRUZ
O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU
Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi
TRIBOS NA SALA DE AULA: um estudo sobre “culturas juvenis” na escola
Darlan Carlos Dias, Rita de Cássia Marchi
Discursos Legitimadores da Educação Física no Ensino Médio
Camilla Martins
CONTRARIANDO DESTINOS: JOVENS DAS CAMADAS POPULARES EGRESSOS DO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUE INGRESSARAM NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO.
Francini Scheid Martins

Educação Especial

Os desafios dos cegos nos espaços socais: um olhar sobre a acessibilidade.
Janete Lopes Monteiro
MÍDIA, ENGAJAMENTO SOCIAL E CONSUMO DA INCLUSÃO
Fernanda de Camargo Machado
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Rosanita Moschini, Carlo Schmidt
50 ANOS DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: MOVIMENTOS, AVANÇOS E RETROCESSOS
Edson Mendes da Silva Júnior
ADAPTAÇÃO E TRADUÇÃO EM LITERATURA SURDA: A PRODUÇÃO CULTURAL SURDA EM LÍNGUA DE SINAIS
Cláudio Henrique Nunes Mourão
ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE
Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello
ESTUDOS DA CONTEMPORANEIDADE: SOBRE OUVINTISMO / AUDISMO
Francielle Cantarelli martins, Madalena Klein
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR
Bárbara Amaral Martins, Miguel Cláudio Moriel Chacon
GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PARANÁ: MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS
Valdete Veiga Moraes
A IMPORTÂNCIA DO BILÍNGUISMO NA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO SURDO: A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Dinéia Ghizzo Neto, Nerli Nonato Ribeiro Mori
Deficiência visual, acessibilidade e consumo
Felipe Leão Mianes, Janete Inês Müller
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS
Joíse de Brum Bertazzo, Rosanita Moschini
“BICHI CLETA & MARAVILHA”: ROMPENDO COM OS SIGNIFICADOS ESSENCIALIZADOS DE CULTURA SURDA
Violeta Porto Moraes, Angela Nediane dos Santos
Governamentalidade neoliberal e a produção de sujeitos para a dinâmica inclusiva
Juliane Marschall Morgenstern

Educação, Comunicação e Tecnologias

A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE
Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Adriano Canabarro Teixeira
Ensinar e Aprender Filosofia no contexto das Tecnologias da Informação e da Comunicação: realidade, formação e aprendizagem
Simone Becher Araujo Moraes, Tânia Mara De Bastiani
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira
Wikipédia? Atire a primeira pedra quem nunca usou
Carla Corrêa Marcon
ENSINO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO EM SALA DE AULA
Graciela Paz Meggiolaro, Michel Emile Marcel Betz
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato
A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Valdinei Marcolla

Filosofia da Educação

A natureza da ação pedagógica e as elucidações de Aristóteles
Simone Alexandre Martins
O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIJUÍ: RACIONALIDADE E INQUIETAÇÕES - sem identificação
Celso José Martinazzo
Atualidade da Pedagogia do Oprimido - Opressão e educação libertadora ontem e hoje
Eldon Henrique Mühl
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: EXPERIMENTOS ARENDTIANOS
Eduardo Morello
O DESAFIO ÉTICO - sem identificiação - Anped - 2012
Celso José Martinazzo
DEMOCRACIA COMO FORMA DE VIDA: RELAÇÕES ENTRE AS IDÉIAS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
Darcisio Natal Muraro

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A POLÍTICA DO PROEJA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO
Mariglei Severo Maraschin
Os caminhos da docência no Programa Nacional de Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA FIC
senhoria Regina Montagner

Ensino de Matemática e Ciências

AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS
Aline Mattos, Moisés Oliveira
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins
NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR
Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca
APROPRIAÇÕES ESTRANHAS DO DISCURSO CIENTÍFICO DURANTE AS AULAS DE CIÊNCIAS
Aline Mattos, Moisés Oliveira
NOVAS ABORDAGENS DO CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO BRASIL
Lucas Dominguini, Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso

Psicologia da Educação

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL
Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ENSINAR DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL
ROSANA DALINER ACOSTA MARCHESE, ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN
A Consciência como Estratégia Metacognitiva para a Compreensão Leitora de Textos na Língua Inglesa
Simara Cristiane Braatz, Clara Brener Mindal
SUCESSO ESCOLAR E SUA POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM RELAÇÕES AFETIVAS POSITIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO
Mariluci da Silva Mattos, Magda Floriana Damiani

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

A CONSTRUÇÃO DE PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS INDÍGENAS KAINGANG DO PARANÁ: PRIMEIROS APONTAMENTOS
Keros Gustavo Mileski, Maria Simeno Jacomini Novak
O processo de integraçao dos alunos imigrantes: atitudes dos pares, aculturaçao e identidade étnica
Jacqueline Graff Munaro
Educação Escolar Indígena e Inclusão – por uma pedagogia do cuidado e da escuta
Sandra Maders
Cultura negra no currículo: deslocamentos investigativos
Letícia Mossate Jobim
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS UNIOESTE (2005-2010)
Carina Merkle Lingnau, Sônia Maria dos Santos Marques

Educação Ambiental

Filme Wall-E como recurso didático nas aulas de filosofia: contribuindo para a Educação Ambiental de alunos do Ensino Médio
Tânia Mara De Bastiani, Simone Becher Araujo Moraes
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro
MAPEAMENTO DOS PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila Santana Caldeira, Ana Luiza Ruschel Nunes, Angélica Góis Morales
O VALOR E A REPRESENTAÇÃO DO AMBIENTE: UMA ANÁLISE FUNDAMENTADA EM FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA.
Rafael Nunes Braga, Fatima Elisabeti Marcomin
“GOOGLE EARTH” E EXPRESSÕES DE CUNHO AMBIENTAL: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Samira Martins Pereira, Fátima Elizabeti Marcomin

Gênero, Sexualidade e Educação

ESCOLA E EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA
Camila Aquino, Andrea Cristina Martelli
UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE HOMOSSEXUALIDADE NA DOCÊNCIA NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Patrícia Daniela Maciel
"Bárbara, não vá criar confusão": silêncios e silenciamentos nas relações de gênero
Zaine Simas Mattos

Educação e Arte

Considerações sobre o Uso da Flauta Doce no Contexto Escolar
Clarissa de Godoy Menezes
PARA PROBLEMATIZAR METANARRATIVAS: LEI 11.645/08 E IDENTIDADES INDÍGENAS
Daniela Farias Garcia de Borba, Leticia Mossate Jobim, Luiz Fernando Lazzarin
Cosmovisão e Estética Indígena na Educação Escolar Indígena
Vânia Konell, Ítalo Rodrigo Mongconãnn Reis
“VIVER COMO UM MONSTRO OU MORRER COMO UM HOMEM BOM”: ALGUNS PENSAMENTOS [SOLTOS] SOBRE UM DEVIR-CORPO-PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO”
Cristian Mossi
EXPERIMENTAÇÕES FOTOCARTOGRÁFICAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: PARA PENSAR CONTRA-SENSOS EM EDUCAÇÃO
Daniele Noal Noal Gai, FELIPE LEÃO MIANES