História da Educação
“ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956) | |
Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive |
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM | |
Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles |
O GORJEIO DAS AVES : ALLE VÖGEL SIND SCHON DA... | |
Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara |
MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | |
Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
A educação holística de Ellen White: Sitz im Leben e apontamentos iniciais | |
Fábio Augusto Darius, Rebeca Pizza Pancotte |
Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
QUANDO OS SUJEITOS ENUNCIAM ESPAÇOS DE AÇÃO: TOMADAS DE POSIÇÃO DE HIP HOP, ECOSOL E ESCOLAS | |
Leandro Rogério Pinheiro |
Didática
A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Rachel Pietrobon, Daiane Toigo Trentin |
AUTOAVALIAÇÃO X AUTONOTAÇÃO – APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES AUTORREGULADOS | |
Giovana Chimentão Punhagui |
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DO ALUNO: DESAFIO PARA O PROFESSOR NO MOMENTO DO PLANEJAMENTO E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Nelsi Antonia Pabis |
Estado e Política Educacional
REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO: TERCEIRA VIA, NOVO-DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO | |
Vera Maria Peroni, Maria Raquel Caetano |
ESTADO E POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONCEPÇÃO DE PÚBLICO NO MANIFESTO DE 1959 | |
Telmo Marcon, Darciel Pasinato |
PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA: IMPACTOS DA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA DO MEC, ATRAVÉS DO PAR, EM MUNICÍPÍOS DE ALAGOAS | |
Calinca Jordânia Pergher |
A MÍDIA E AS REPERCUSSÕES DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA | |
marina miri braz, Rafael Pavan |
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: POSSIBILIDADES DE VIABILIZAÇÃO | |
SUELI MENEZES PEREIRA |
Qualidade da educação: discussões acerca do Índice de desenvolvimento da educação básica e sua inserção nos discursos midiáticos | |
Juliana Fatima Serraglio Pasini |
O novo plano nacional decenal de educação e as políticas educacionais de estado: velhas metas novos desafios | |
Delcio Antonio Agliardi, Cristiane Backes Welter, Maristela Rates Pierosan |
Educação Popular
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES E A NECESSIDADE DA PESQUISA | |
FERNANDA DOS SANTOS PAULO |
Educação e Infância
A criança entre dois mundos - mundo disciplinar e mundo rizomático | |
Melissa Probst |
SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE:uma leitura das condições locais de organização e de implementação | |
Ledriana Minusculi Panis |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS | |
THUINIE MEDEIROS VILELA DAROS, kARINA INÊS PALUDO |
EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
A (des) qualificação da infância: a história do Brasil na assistência dos jovens | |
Letícia Borges Poletto |
Formação de Professores
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CRISES NA FORMAÇÃO OU FORMANDOS EM CRISES? | |
Andréia Guilhen Pinto |
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | |
Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
Professor pesquisador na visão do acadêmico de licenciatura | |
Marly Krüger de Pesce |
Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas | |
Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
LEITURA E GÊNEROS DE DISCURSO: ENTRE O CONHECIMENTO E AS ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA | |
LEANDRO SIQUEIRA PALCHA |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO REFLEXIVA | |
Alessandra Daniela Buffon, Gisele Palma |
UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Giovanna Beatriz Kalva Medina, Evelise Maria Labatut Portilho |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO SOB A ORIENTAÇÃO DE DOCUMENTOS ELABORADOS NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: DA NECESSIDADE DE CONTINUAR O DEBATE | |
Alessandra Peternella, Maria Terezinha Bellanda Galuch |
Metodologias de pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 | |
Eduardo Alvarado Prada, Andrea Maturano Longarezi |
SUPERANDO (IN)SEGURANÇAS NO INÍCIO DE CARREIRA DOCENTE | |
Elizabete Lyra Paganini |
Gestores Escolares e Formação Centrada na Escola: a rede municipal de Presidente Prudente | |
Simone Conceição Pereira Deák |
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade | |
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto |
Formação de Professores na Educação Básica:humanização e cidadania na escola | |
camila da rosa parigi |
A DIDÁTICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO/PRÁTICA DE ENSINO: DADOS INICIAIS DE UMA PESQUISA COM EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Roseli Fatima Pilonetto, Roseli Pilonetto |
PARFOR: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CARREGADO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS A CONSTITUIR O SER E O FAZER DOCENTE | |
Deise Costa Prates |
USO DE ÁLCOOL POR JOVENS MULHERESE E SEXO NÃO SEGURO: TEMAS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Luana Dallo, Graziela Vanessa Parreira, Raul Aragão Martins |
Novos olhares à Pedagogia | |
jaqueline menezes Poças |
A formação docente no contexto do Ensino Superior | |
Maristela Pedrini |
SABERES PEDAGÓGICOS E A PRÁTICA DO BOM PROFESSOR: O que expressam acadêmicos em estágio dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas | |
Igor Daniel Martins Pereira, Marta Nörnberg |
A PESQUISA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL: CONTEXTO, CARACTERIZAÇÃO E REFERENCIAIS DE ANÁLISE NO PERÍODO 1999-2010 | |
RUBIA EMMEL, Maria Cristina Pansera-de-Araújo |
OS ENCONTROS SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA COMO ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUA E CONTINUADA DOS PROFESSORES DA ESCOLA | |
Taíse Ceolin, Maria Cristina Pansera de Araújo |
Avaliação da Aprendizagem na Formação de Professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? | |
Flávia Renata Pinto Barbosa |
A COMUNICAÇÃO, A PARTILHA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Tania Esperon Porto, Lourdes Rodrigues dos Santos, Maristani Polidori Zamperetti |
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | |
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CURSOS BACHARELADOS DE UMA IES PÚBLICA | |
Maria Consoladora Parisotto Oro |
Trabalho e Educação
O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL | |
Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA |
Política de Educação Superior
O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. | |
RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
Currículo
PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UEPG 2003 | |
Melissa Pedroso da Silva Pereira |
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1990 | |
Elisandra de Souza Peres, Patrícia Laura Torriglia |
Educação Fundamental
CLUBES DE CIÊNCIAS: FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA A INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA | |
Rosângela de Oliveira, Jocelei Maria Pinto, Edson Roberto Oaigen |
A EXCLUSÃO ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS: A PASSAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO PARA NOVE ANOS | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Beatriz Helena Siqueira Katrein, Tatiane Coimbra, Rosa Maraní Rodrigues Brizolara, Janaína Soares Martins Lapuente |
Educação Especial
Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | |
LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS |
POLÍTICA DE CONVENIAMENTO NA OFERTA DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE–SC | |
Cléia Demétrio Pereira |
A infância e a deficiência intelectual: Algumas reflexões | |
Josiane Eugênio Pereira |
Mediação e Desenvolvimento no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Artefatos Tecnológicos | |
Ana Carla Foscarini, Liliana Maria Passerino |
Educação, Comunicação e Tecnologias
POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA QUÍMICA MEDIANTE AS TECNOLOGIAS | |
Sra Pauletti, Francisco Catelli |
MOTIVAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Marilza Aparecida Pavesi, Diene Eire de Mello Bortotti Oliveira |
A REDE COMO ESPAÇO PROMOTOR DE APRENDIZAGENS NA TERCEIRA IDADE | |
Karoline Leite Guedes de Oliveira, Liliana Maria Passerino, Gabriela Alves de Freitas |
3ª IDADE NA REDE: FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONANDO A SOCIALIZAÇÃO | |
Gabriela Alves de Freitas, Liliana Maria Passerino |
Filosofia da Educação
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM E PARA DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS FRENTE À FILOSOFIA DE LÉVINAS | |
Adecir Pozzer |
O Fim da Autoridade na Sociedade Moderna | |
Cleriston Petry |
Jogos de verdade e o bom professor de matemática | |
Grace Da Ré Aurich, Patrícia Moura Pinho |
Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Os Saberes Cotidianos dos Idosos: Vivências & Conhecimento Escolar | |
Flávia Peruzzo |
Texto completo identificado - O ESTADO DE CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
ricardo reuter pereira, Bettina Steren dos santos |
Ensino de Matemática e Ciências
ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL E NECESÁRIA | |
Daiane Christ Antloga, Iône Inês Pinsson Slongo |
Ensaiando uma jogada diferente: a numeramentalização | |
Patrícia Moura Pinho, Grace Da Ré Aurich |
A constituição de conhecimentos profissionais de licenciandos de matemática em estágio supervisionado | |
Marta Cristina Pozzobon |
Psicologia da Educação
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ENSINAR DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | |
ROSANA DALINER ACOSTA MARCHESE, ELSA MARIA MENDES PESSOA PULLIN |
Fracasso escolar: o que as pesquisas recentes indicam acerca de suas causas? | |
Silvia Siqueira Pinheiro, Carla Josiele Weber Weber |
É POSSÍVEL CONVIDAR SCHÖN E VYGOTSKY PARA UM MESMO JANTAR? FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A REFLEXIVIDADE DOCENTE | |
Ana Maria Falcão de Aragão, Luciana Haddad Ferreira, Marissol Prezotto |
O SUJEITO EM BUSCA DO APRENDER: ESBOÇANDO UM DIÁLOGO ENTRE REFERENCIAIS SISTÊMICOS E PSICANALÍTICOS | |
Siloe Pereira |
Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: REFLEXÕES A PARTIR DA ESTRATÉGIA DE PROJETOS EM UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL | |
Ricardo Fernandes Pátaro, Cristina Satiê de Oliveira Pátaro |
Educação e Resistência na Prática das Narrativas Populares: A Tradição Griô | |
Cristiano Guedes Pinheiro, Denise Marcos Bussoletti |
Reflexões sobre Cultura e Diversidade Cultural em Paulo Freire: Um Humanismo Crítico para a Transculturalidade em Educação | |
Juliano Peroza |
Educação Ambiental
FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA | |
Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
“GOOGLE EARTH” E EXPRESSÕES DE CUNHO AMBIENTAL: FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL | |
Samira Martins Pereira, Fátima Elizabeti Marcomin |
Gênero, Sexualidade e Educação
Erotização dos corpos infantis, Pedofilia e Pedofilização na contemporaneidade | |
Jane FELIPE, Liliane Madruga PRESTES |
REPRESENTAÇÕES DA MULHER VEICULADAS NO JORNAL IMPRESSO FOLHA DO NORTE DO PARANÁ (1962-1967) | |
Cristina Satiê de Oliveira Pátaro |
Educação e Arte
A POÉTICA DA ARTE: PENSANDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DO FAZER TEATRAL. | |
Elisa Riffel Pacheco |
INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO | |
Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto |