Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas.
Lara Rodrigues Pereira
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida
FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ
Valquiria Elita Renk
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO
Elaine Rodrigues
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO DO GRUPO ESCOLAR OTÁVIO AUGUSTO DE FARIA EM BOM RETIRO DO SUL – RS (1974)
Janaína Priscilla Ricci
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM E ORGANIZAM OS OBJETOS PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Roberlayne Borges Roballo

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

O Papel da Escola na prevenção do Abuso de Álcool, o caso dos kỹrũ
Paulo Ribeiro Ramon
MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA E SEUS FAMILIARES
Rosane Romanha
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini

Didática

ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO
O PROFESSOR INICIANTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS QUE SE SOMAM
Franciele Roos da Silva Ilha

Estado e Política Educacional

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O BANCO MUNDIAL: A ÊNFASE NA “SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS” PARA O ALÍVIO DA POBREZA E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Ireni Marilene Zago Figueiredo
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Viviane Silva da Rosa
AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS
Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COMBATE À HOMOFOBIA
Alexandre Rossi
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: UMA LEITURA DAS OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE
Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Elton Luiz Nardi
INDICADORES DE QUALIDADE: desafios de um conjunto de municípios da mesorregião oeste catarinense
Camila Regina Rostirola
QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA
Humberto Herrera Contreras, Iziquel Antonio Radvanskei

Educação Popular

POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE PARA O RESGATE DO PARTO NATURAL
Milene Rosa

Educação e Infância

O ‘LIVRO-NEGRO’ COMO PRÁTICA DE DISCIPLINAMENTO E DE GOVERNO DA INFÂNCIA
Célia Ratusniak
Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender
Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos
A INFÂNCIA RE-INVENTADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO - OS FILHOS E FILHAS DOS/AS ESTUDANTES QUE VIVEM NAS CEUs
Keila Oliveira, Ethiana Sarachin Ramos
O PROFESSOR ATENTO AO TDAH: A HIPERATIVIDADE E INDISCIPLINA NA REVISTA NOVA ESCOLA
Barbara Rocha Richter
A LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA
Vania Marta Espeiorin, Flávia Brocchetto Ramos

Formação de Professores

PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira
AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Andressa Wiebusch, Nara Vieira Ramos
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch
Formação de Profesores: partilha de saberes e vivências comunicacionais
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke
Saberes necessários à prática pedagógica dos professores de Educação Profissional e Tecnoloógica de uma Universidade Tecnológica Federal
Nelci Aparecida Zanette Rovaris
OS SABERES MOBILIZADOS PELO BOM PROFESSOR NA VISÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE DIREITO
Adilson José Ribeiro, Rita Buzzi Rausch
CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Caroline Leonhardt Romanowski, Carla Beatriz kunzler Hosda
ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira
As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a Formação de Professores
Marlene ROZEK
A Criação de Universidades no Brasil e a Formação de Professores de Matemática
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira
Um Olhar sobre o Pensar a Prática
Carmen Rosane Bozzetti Rodrigues
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin

Alfabetização, Leitura e Escrita

A RECORRÊNCIA DE EXERCÍCIOS COM SÍLABAS EM DIÁRIOS DE CLASSE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS (1973 - 2010)
Gisele Ramos Lima

Política de Educação Superior

CONSTRUINDO ESTADO DO CONHECIMENTO COM ENFOQUE NA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DO CORPUS TEÓRICO DE DISSERTAÇÕES DA FUNDAÇÃO CAIRU DO PROGRMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E RESPONSABILIDADE SOCIAL (2007-2009)
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues
AS VOZES DA SOCIEDADE QUANTO À QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO
Maria Aparecida Rocha

Currículo

A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios
RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff

Educação Fundamental

Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC.
Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos
A "nova" aliança entre a educação básica e o ensino superior: um avatar científico ou uma prática discursiva necessária?
Sônia Maria Oliveira Rosa

Sociologia da Educação

O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU
Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi
Políticas Educacionais e o Acesso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos
Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas
Saberes possíveis e envolvimentos necessários no ensino de Sociologia na educação básica: entre legislações, sentidos e práticas
Joana Elisa Röwer

Educação Especial

Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial
LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia
Trabalho Docente nas Salas de Apoio Pedagógico: primeiras aproximações
Solange Rosskamp

Educação, Comunicação e Tecnologias

PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA
Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues
APRENDENDO A AMAR A CIÊNCIA NA ANIMAÇÃO “SID, O CIENTISTA”
Daniela Ripoll, Maria Lúcia Castagna Wortmann

Filosofia da Educação

BACHELARD E A EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA
Evaldo Antonio Kuiava, Jean-Claude Règnier

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos
Buscando uma aprendizagem significativa a partir de saberes e vivências dos educandos da EJA
Veridiana Rabaioli Bortollini
SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS POR MEIO DA APRECIAÇÃO IMAGÉTICA
SANDRA REGINA RUBIM
LETRAMENTO E INCLUSÃO NA EJA
Eliziane Tainá Ribeiro

Ensino de Matemática e Ciências

TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: ANÁLISE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Caetano Castro Roso
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues
O Ensino de Ciências e a Experimentação
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich
ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas
SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan

Psicologia da Educação

Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira
O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA
Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe

Educação Ambiental

Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica
Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo

Gênero, Sexualidade e Educação

Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande
Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro

Educação e Arte

INFÂNCIAS-MÚSICAS-MULTIETARIDADE: QUE SONS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS/CONSTRUÍDOS?
Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio