Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

TRAJETÓRIA E DISCURSOS EDUCATIVOS DO JORNALISTA E PROFESSOR RAUL RODRIGUES GOMES NA IMPRENSA PARANAENSE (1907-1975).
Eliezer Felix de Souza
A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970)
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN
A relação formação geral - formação profissional no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão: uma análise histórica a partir das políticas públicas (1968 e 2009).
ODAIR JOSÉ SPENTHOF
CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E OS ANOS INICIAIS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFSM
Carla Vargas Pedroso, Sandra Lucia Escovedo Selles
DISCURSOS DA MODERNIDADE NO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO
Valeria Aparecida Schena
A ESCOLARIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUNÁPOLIS, SC (1954-1974): EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS E DOCENTES
ISABEL SPIES, GABRIEL CITTON
“UMA VITÓRIA DA MULHER PARANAENSE”: À FRENTE DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
João Paulo Souza Silva
O JORNAL O CARAPUCEIRO (1832-1845): O CARÁTER EDUCATIVO NA IMPRENSA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX
Adriene Santanna
O CONCEITO DE HÁBITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE MÍDIA E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Lais Boveto, Rafael Henrique Santin
A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO EUGÊNICO NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA ORGANIZADO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL NA DÉCADA DE 1930
Eduarda Maria Schneider, Fernanda Aparecida Meglhioratti

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

IDOSO: UM NOVO ATOR SOCIAL
Paola Andressa Scortegagna, Rita de Cássia da Silva Oliveira
EDUCAÇÃO E TRABALHO COMO DEMANDA DA JUVENTUDA FAXINALENSE DO ESTADO DO PARANÁ À EDUCAÇÃO DO CAMPO
Willian Simões

Didática

TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO

Estado e Política Educacional

POLÍTICA EDUCACIONAL E BIOÉTICA NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA
Rita de Cassia Falleiro Salgado, Sidney Reinaldo da Silva
QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE
Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider
A INFLUÊNCIA DO BANCO MUNDIAL E DO BID ATRAVÉS DO PROEP NA REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990
Volmir Sabbi
O protagonismo da CEPAL e as políticas de formação docente: a regulação entre campo-cidade?
Kethlen Leite de Moura, Irizelda Martins Souza
Os Fundamentos teórico-metodológicos das escolas neoliberais do século XX:Implicações nas políticas educacionais
Thaís Godoi Souza, Angela Mara Barros Lara
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane
PLANOS DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Juliana Aparecida Alves Subirá
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: RESSIGNIFICANDO A MEDIDA DA ENTURMAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
Edite Maria Sudbrack
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NUM CONTEXTO DE REFORMAS CURRICULARES
Rejane Conceição Silveira da Silva
Um outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infraestrutura educacional
Gabriela Schneider
O PRONATEC E A RELAÇÃO ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Letícia de Luca Wollmann Saldanha
A ABORDAGEM DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DA RELAÇÃO ESTADO E SOCIEDADE
Magda Cruz Santos
POLÍTICA PÚBLICA E A PRÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MANAUS
LUZIA MARA DOS SANTOS, MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS

Educação Popular

A Educação do Campo e a Educação Popular
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva
PEDAGOGIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ESCOLA PÚBLICA: um diálogo entre Paulo Freire e Boaventura Santos
ANNA ROSA FONTELLA SANTIAGO
SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ: uma análise inicial dos processos político-pedagógicos
DANILO ROMEU STRECK, ANDRESSA TRINDADE ESPÍNDOLA, LETÍCIA DA SILVA, JONAS HENDLER DA PAZ
Paulo Freire e seus diálogos com os movimetos sociais à luz da lei 10.639/03 na Secretaria Estadual de Educação no Rio Grande do Sul
Eliane de Almeida Souza, Cláudia Castro Lucchesi Poli
DESAFIOS NA REALIDADE EDUCATIVA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM DE ENCONTROS E DESENCONTROS NAS ESCOLAS DO CAMPO
Thaís Gonçalves Saggiomo, Michele Silveira Azevedo, Valdirene Soares Machado

Educação e Infância

SOBRE O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS: QUEM QUER BRINCAR?
LUCIANE PANDINI SIMIANO
ESCOLA E SERVIÇOS DE SAÚDE: CAMPOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE NEGLIGÊNCIA, INFÂNCIA E VULNERABILIDADE.
Vera da Costa Somavilla, Circe Maria Jandrey
APRENDENDO COM O MUNDO: AÇÃO AUTÔNOMA E JOGO HEURÍSTICO NA EDUCAÇÃO DE BEBÊS
Sandra Regina Simonis Richter, Márcia Vilma Murillo, Simone Berle
O cuidar e a Criança pequena
Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS
Andréia Manosso Samways, Esmeria de Lourdes Saveli
CONSENSOS E CONTRAPONTOS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS E FAMÍLAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Letícia Veiga Casanova, Sandra Vanzuita Silva
A Educação Psicomotora e a Prática Pedagógica dos Professores da Educação Infantil: Interlocuções e Discussões Necessárias.
Cristiane Aparecida Woytichoski de Santa Clara, Silvia Christina Madrid Finck
UMA ANÁLISE DA SÉRIE DE REPORTAGENS “MENINOS CONDENADOS”, DO JORNAL ZERO HORA SOB A ÓTICA KANTIANA
Catia Simone Pinto Sandri
Recreio Escolar e Interações Infantis: Potência de produção?
Caroline Braga Michel, Alessandra Amaral, Méri ROsane Silva

Formação de Professores

QUERO SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: o interesse de licenciados em Educação Física
SUSANA SCHNEID SCHERER
PROFESSORES INICIANTES: LOCALIZANDO ASPECTOS DE SUA TRAJETÓRIA NAS TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES DE 2004 A 2010
Marinice Souza Simon
A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores
Paloma Dias Silveira, Simone Maggioni
Estágio como espaço de aprendizagem profissional da docência no curso de Pedagogia
Aline Tamires Kroetz Ayres Castro, Sueli Salva
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa
FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ATUAM NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Ricardo Siewerdt
DO REGISTRO REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA AO ATO DE RECONHECER-SE COMO PRODUTOR DE CONHECIMENTOS
João Barros Silva, Tatiane Costa Leite, Maura Heberle, Mari Margarete dos Santos Forster
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares
FORMAÇÃO CONTINUADA NÃO FORMAL ONLINE: REGIÕES DE APRENDIZ@GENS
Srª Maria Cristina Schefer, Karine dos Santos, Wanderléa Pereira Damasio
QUEM É O “BOM PROFESSOR” UNIVERSITÁRIO? ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DIZEM QUAIS SÃO AS (IDEAIS) QUALIDADES DESTE PROFISSIONAL
Suzana Schwartz, Zoraia Aguiar Bittencourt
O ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES
Luana Rosalie Stahl
Para pensar as pesquisas sobre formação de professores e os saberes docentes
Martha Luci Sozo
Música e desenvolvimento infantil:reflexões sobre a formação do professor
Cleudet de Assis Scherer
Um estudo narrativo sobre saberes na contemporaneidade
Róger Albernaz Araujo, Janerlete de Lima Peres, Elisa dos Santos Athaides, Nathana de Mattos Serrat, Livian Lino Netto
A VOZ DOS PROFESSORES DE UMA IES PÚBLICA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA TRAJETÓRIA FORMATIVA E IDENTITÁRIA
Andréia de Mello Buss de Castro, Luana Rosalie Stahl
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E REFLEXÕES NO CONTEXTO DO FOPE/PRODOCENCIA E DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Adriana Regina Santos
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DE PROFESSORES DE UM CURSO DE HOTELARIA
Marcelo Oliveira da Silva
A hora atividade como processo de formação continuada
cristhyane ramos haddad, Cristhyane Ramos Haddad, Daniel Vieira Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS A PARTIR DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS DE 1990: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA?
Solange Toldo Soares
A Busca pela Formação da Identidade Docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia
Sara Silva, Darcísio Natal Muraro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFERENTES ENFOQUES E ALGUMAS CONTRADIÇÕES
Roberta Negrão Araújo, Silvia Alves dos Santos, Júlia Malanchen
Aspectos reflexivos sobre a formação de professores e sua atualização permanente no Paraná: considerações preliminares sobre o PIBID e o PDE.
DANIEL SOCZEK
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa
A inserção na docência e os impactos na formação: o que dizem os professores de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Rosane Kreusburg Molina, Roberta Luciana Santos, Fabiano Vaz da Silveira
A competitividade na docência do ensino superior
ilciane maria sganzerla
FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR: NOVAS PRIORIDADES PARA AS LICENCIATURAS A PARTIR DO PIBID
Márcia Marlene Stentzler
O EDUCADOR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
Marta Maria Simionato

Trabalho e Educação

Exigência de conclusão do Ensino Médio para o trabalho na indústria: sintoma do esvaziamento da qualidade da escola básica?
Inge Renate Frose Suhr
ALÉM DA MEDIOCRIDADE: AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARANAENSES PARA O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO E A QUESTÃO DA PERMANÊNCIA ESCOLAR
Allan Andrei Steimbach
O “valor” do trabalho e a formação educacional e(m) tempo integral: observações acerca da experiência com o Ensino Médio Inovador em uma escola no oeste catarinense.
Claudecir Dos Santos
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CERTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ENEM
simone gonçalves silva
O TRABALHO E A LUTA PERMANENTE DOS PROFESSORES FRENTE AO CONTEXTO NEOLIBERAL: UM ESTUDO SOBRE O RIO GRANDE DO SUL
Clarice Zientarski, Daniele Rorato Sagrillo, SUELI MENEZES PEREIRA
MOVIMENTOS VIVENCIADOS NO COTIDIANO PEDAGÓGICO DO PROEJA: OS SUJEITOS DA EJA NO IF-SUL-RIO-GRANDENSE
Beatriz Helena Siqueira Katrein
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG
OS PERCURSOS PROFISSIONAIS DOS JOVENS INSCRITOS NO PROJOVEM TRABALHADOR EM SANTA CATARINA: A PRECARIEDADE CIRCULAR
Mariléia Maria da silva
O MUNDO FANTÁSTICO E “RISONHO” DO EMPREENDEDORISMO NA REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS
Dalva Veronica Santana

Alfabetização, Leitura e Escrita

A AÇÃO PEDAGÓGICA NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, NA ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS
Andreia Hildebrando dos Santos Salmória, Ortenila Sopelsa
VELHICE E MORTE NA LITERATURA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS SOBRE O QUE E COMO SE ENSINA A ELAS
Rosa Maria Hessel Silveira
SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER
TENDÊNCIAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA PROVINHA BRASIL
Marilda Pasqual Schneider, Gabriela Strauss Mozz
A PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUANDO O SABER ESTATÍSTICO SE VINCULA AOS DISCURSOS DA ALFABETIZAÇÃO, DO ANALFABETISMO E DO ALFABETISMO/LETRAMENTO
Renata Sperrhake

Política de Educação Superior

A INICIAÇÃO À PESQUISA NO BRASIL: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE JOVENS PESQUISADORES
Lucídio Bianchetti, Evellyn Ledur da Silva, Adriano de Oliveira
A “PARTICIPAÇÃO” DA COMUNIDADE ACADÊMICA NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DA UFPE NO CONTEXTO DO SINAES
Assis Leão da Silva
A POLÍTICA DE COTAS DA UEPG: DA IMPLANTAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
você Cristina Souza
OS PROGRAMAS DE APOIO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES: UMA POSSIBILIDADE DE REPENSAR AS POLITÍCAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Paula Trindade da Silva Selbach

Currículo

Currículo da Inclusão: Prática Restaurativa na Escola
Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos
Curriculo e as competencias: concepçao e desdobramento
Afra Suelene Sousa, Maria Luiza Menna de Oliveira, Maria Cecilia Lorea Leite
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS: CONSTITUTIVAS DO CURRÍCULO E REVELADORAS DOS FINS E DO SENTIDO DA EDUCAÇÃO
IVANIA COVER, Ionara Soveral Scalabrin
CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO: UM OUTRO OLHAR ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS E DAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS
claudia de Arruda sarturi
A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES ÁREAS DE ESTUDO NO PROCESSO FORMATIVO: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rafael Eduardo Schmitt, Bettina Steren dos Santos
CURRÍCULO E EXPERIÊNCIA – PARA QUE SERVE O QUE SE APRENDE?
Thais Figueiredo Santos
AVALIAÇÃO, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, PERFORMATIVIDADE E TRABALHO DOCENTE
Fernanda Amaral de Souza, Alvaro Moreira Hypolito

Educação Fundamental

A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Flávia Burdzinski Souza, Otávio Aloisio Maldaner
AS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM DE REDES PÚBLICAS DE ENSINO BRASILEIRAS E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Silvana Stremel
A APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁILSE DE SUAS PRODUÇÕES DE TEXTOS
Analéia Domingues, Cleudet Assis Scherer
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E INDICADORES DE DESEMPENHO: CASO DA REDE MUNICPAL DE ENSINO DE ESTEIO
Marilan de Carvalho Moreira, Lisandra SCHNEIDER Scheffer, Elisane Cristina Kolz Rieth

Sociologia da Educação

O Papel da Herança Familiar na Seleção Escolar: O Caso do Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina do Ano de 2010
Silvana Rodrigues de Souza Sato
SENTIDOS DA EXPERIENCIA ESCOLAR DE JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – UM OLHAR CRÍTICO EM RELAÇÃO A ESCOLA
VITOR SCHLICKMANN

Educação Especial

POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Helena Sardagna
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ‘PERSPECTIVA INCLUSIVA’: NOVOS ‘REFERENCIAIS’ COGNITIVOS E NORMATIVOS
Kátia Silva Santos
DIGNIDADE HUMANA COMO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Roque Strieder
A CONSTITUIÇÃO DO SER NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA: UM OLHAR PARA O SUJEITO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
KARINA INES PALUDO, TANIA STOLTZ, HELGA LOOS
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ESQUIZOFRENIA E TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
Rosanita Moschini, Carlo Schmidt
REVISTA NOVA ESCOLA E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO
Michelle Mayara Praxedes Silva, Mariana Cesar Verçosa Silva
DUAS CRIANÇAS CEGAS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Laryssa Costa Lopes, Rosana Figueiredo Salvi
INCLUSÃO SOCIODIGITAL E ESCOLAR: A INTERFACE TECNOLÓGICA DE LAPTOPS EDUCACIONAIS EM DISCUSSÃO
Fernanda Chagas Schneider, Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto
LINGUAGEM E SÍNDROME DE ASPERGER: COMPREENDENDO A FALA DE UM ADOLESCENTE COM BASE NAS TEORIAS DA MENTE E DA COERÊNCIA CENTRAL
Carlo Schmidt, Cristiane Kubaski
IDENTIDADES E DIFERENÇAS NAS NARRATIVAS DE SURDOS NEGROS
rita simone silveira furtado
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL E SEUS EFEITOS NA PRÁTICA EDUCATIVA
Gisele Ruiz Silva
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E AVALIAÇÃO: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Marciele Vieira Dorneles, Grasiela Maria Silva Reis, Maria Inês Naujorks
O INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR: EFEITOS E POSSÍVEIS BENEFICIÁRIOS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR ESTE PROFISSIONAL
Carlos Henrique Soares
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DA CONCEPÇÃO À CONSTITUIÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Vanessa Caroline Silva

Educação, Comunicação e Tecnologias

FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira
CASOS CLÍNICOS EM SAUDE MENTAL NA FORMAÇÃO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA À DISTÂNCIA – ensaios e reflexões
Mateus Casanova dos Santos, Maria Cecília Lorea Leite
DOCÊNCIA, INOVAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE: UM ESTUDO NA REVISTA CARTA NA ESCOLA
Roberto Rafael Dias da Silva
Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades
Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira
REVISITANDO A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET PARA ANALISAR A ATUAÇÃO DO DOCENTE QUE TRABALHA EM ESCOLAS INCLUÍDAS NA CULTURA DIGITAL
Marcia Speguen de Quadros Piccoli
Pedagogias da Boca: Práticas "Científicas"como estratégias em uma peça publicitária televisiva
Regina Baptista Sanseverino, Nádia Geisa Souza
EXPERIENCIAÇÕES NO ESPAÇO TEMPO DA SALA DE AULA: Em que condições são possíveis integrar os saberes?
Andre Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Rosária Ilgenfritz Sperotto
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato
MÍDIA E CONSUMO INFANTIL: UM DESAFIO DA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Saraí Patrícia Schmidt
APRENDIZAGENS E VIVÊNCIAS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO UCA EM AULAS DE CIÊNCIAS
Cristiane Oliveira da Silva, Loredana Susin
MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini
PRODUÇÃO COLABORATIVA MEDIADA PELOS E-GROUPS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiane Sarmento Oliveira Fruet, Claudia Mara Stona, Miguel Alfredo Orth
BLOG: ESTRATÉGIA DE ENSINO E INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Inacio Castro, Rosária Ilgenfritz Sperotto
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DOIS ANOS DE PESQUISA COM WEBQUEST NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Eli Lopes da Silva

Filosofia da Educação

O Poder da Fala
Carlos Roberto Sabbi
COMO PROMOVER AUTONOMIA EM UMA SOCIEDADE CAPITALISTA REGIDA PELO CONSUMISMO? MAIS UMA 'MISSÃO IMPOSSÍVEL' PARA OS EDUCADORES?
Ironilda Strapazzon
A LEITURA, A ESCRITA E PENSAMENTO EM SCHOPENHAUER
Daniela Machado da Silveira
Horizontes Reflexivos Éticos na Educação: O conceito Heideggeriano de cuidado
Luciana Soares de Mello

Educação de Pessoas Jovens e Adultas

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS
Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos

Ensino de Matemática e Ciências

Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert
ANÁLISE DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NO XI EPREM
Guilherme Leonardo Freitas Silva, Fátima Queiroz Dionizio, Priscila Kabbaz Alves da Costa
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO
Eliane Kiss de Souza
ENADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luciana Schwengber
NOS LABIRINTOS DO SABER COM FOUCAULT E WITTGENSTEIN: POR UMA ANALÍTICA CURRICULAR
Adriani Mello Felix, Márcia Souza da Fonseca
TRANSFORMAÇÕES DO CURRÍCULO PRESCRITO EM CURRÍCULO REAL: ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO E CONSTRUINDO POSICIONAMENTOS
Diana Salomão de Freitas, Neusiane Chaves Souza
História da Ciência e Experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Grasiele Ruiz Silva, João Alberto da Silva
O Ensino de Ciências e a Experimentação
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich
CLUBES DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O PROJETO ENERBIO COMO INTERFACE PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Edson Schroeder, Gisele Moraes Buch

Psicologia da Educação

Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO 9º ANO SOBRE INDISCIPLINA NAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES: UMA BUSCA PELA AUTONOMIA
Adriano Charles Ferreira, Edvanderson Ramalho dos Santos
Diferenças entre gênero no uso de estratégias de aprendizagem na educação à distância
Paula Mariza Zedu Alliprandini, Camila Fernandes de Lima, Diene Eire Bortotti de Oliveira, Andreza Schiavoni
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos
EFEITOS DE UM PROGRAMA DE APOIO AO BEM-ESTAR DOCENTE NA CONSTRUÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, adelar aparecido sampaio, saul neves de jesus
AUTOIMAGEM, AUTOESTIMA E AUTOCONCEITO: CONTRIBUIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS NA DOCÊNCIA
claus dieter stobaus, juan josé mouriño mosquera, aline rocha mendes, karina pacheco dohms, carla lettnin, jamile zacharias
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, COMUNIDADE E EDUCAÇÃO MORAL
Claudiele Carla Marques Silva, Maria Suzana De Stefano Menin
A vontade em L. S. Vygotski
Bento Selau, Cristina Pureza Boéssio
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe
O desejo do aluno no processo de ensino e aprendizagem
Maria Lidia Sica Szymanski

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

RECONHECIMENTO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS SOBRE O GOVERNO LULA
Sidney Reinaldo Silva
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: O ESTUDO DA LÍNGUA KAINGANG E DO ARTESANATO NA ESCOLA
Juliana Schneider Medeiros
RE)TERRITORIALIZANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O DECRETO NO 6.861/2009 E A CRIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ETNOEDUCACIONAIS
Fernanda Brabo Sousa
EDUCAÇÃO E CAPOEIRA COMO AGENTES DE AUTONOMIA
Carlos José Silva

Educação Ambiental

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL CIDADÃ NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dalva Simone Strapasson Dias, Sônia Maria Marchiorato Carneiro
PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOBRE A PERMACULTURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR
Beatriz Osorio Stumpf

Gênero, Sexualidade e Educação

APRENDENDO A SER MULHER COM A REVISTA NOVA ESCOLA
Tatiana da Silva Silveira, Angela Dillmann Nunes Bicca
AS RELAÇÕES DE GÊNERO: ENTRE AS FRONTEIRAS DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES
Sueli Salva, Ethiana Sarachin Silva, Keila Oliveira
A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
tatiani bellettini santos, Paulo Rômulo de Oliveira Frota

Educação e Arte

ARTE E ESCOLA: Relações do público escolar com arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
Karine Storck
INDICADORES DE APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS - DESENVOLVIMENTO E CONVALIDAÇÃO
Carla Clauber da Silva, Silvia Sell Duarte Pillotto
AÇÃO ARTÍSTICA “DOAÇÕES DO CORPO”: TENSIONAMENTOS NA INTERSECÇÃO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
Zenilda Cardozo Sartori
Quatro cenas e um epílogo: o cinema documentário, a improvisação teatral e o projeto de extensão
Eduardo Silveira
IMAGEM E MOVIMENTO DO VAZIO NO CINEMA DE OZU: TRADUÇÕES EM EDUCAÇÃO
Olívia de Andrade Soares