Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

História da Educação

PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950)
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida
HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA NO ESTADO PARANÁ: 1956-1971
Roseli Vergopolan
NOTAS SOBRE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DA PROFESSORA SYDIA SANT’ANNA BOPP E SUA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS
Mônica Maciel Vahl
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara
A ARTE DE LER: UMA ANÁLISE ENTRE HUGO DE SAINT VICTOR E A EDUCAÇÃO
Ana Paula dos Santos Viana, Flávio Rodrigues Oliveira
Uma leitura das charges de Claudius Ceccon no Livro Didático “Brasil Vivo”.
Aparecida França Villwock, Silvana de Araújo Vaillões
A PRODUÇÃO DIDÁTICA DA PROFESSORA MARIA DE LOURDES GASTAL E A REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL.
Cícera Marcelina Vieira

Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

O caminho da aprendizagem na Pedagogia da Alternância e o sujeito alternante
Cristina Bencke Vergutz

Didática

PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ EM CURITIBA.
Liliam Maria Born Martinelli, Ivana Suski Vicentin

Estado e Política Educacional

O Programa Bolsa Família na Produção Acadêmica - 2003-2010
Joana D Arc Vaz
INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA
Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DO PARANÁ (2003-2010): ALGUMAS PROPOSIÇÕES
LUZIA FRANCO DUARTE, Edaguimar Orquizas Viriato

Educação Popular

ESCALANDO PINHEIROS COMO O QUATI: PRINCÍPIOS E SUBSÍDIOS DA LEGISLAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PARA A FORMAÇÃO DO PPP NAS ESCOLAS INDÍGENAS XOKLENG/LAKLÃNÕ
Gleison Vieira
A Educação do Campo e a Educação Popular
Alex Verdério, Liliam Faria Porto Borges, Janaine Zdebski da Silva
DIALÉTICA MATERIALISTA: UMA PERSPECTIVA NECESSÁRIA PARA EDUCAÇÃO POPULAR
Fernando Bilhalva Vitória

Educação e Infância

GÊNERO E IDENTIDADE REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO ESCOLAR
Aline Rodrigues Vinholes
O TRABALHO PEDAGÓGICO E A INVESTIGAÇÃO ETNOGRÁFICA COM BEBÊS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS: INTERAÇÃO, CONTEXTO E CULTURA
Gardia Maria Santos de Vargas

Formação de Professores

O ENSINO DA GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ALGUMAS REFLEXÕES
Simone Viapiana
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira
Formação continuada de professores e reunião pedagógica: construindo um estado de conhecimento
Grasiela Zimmer Vogt
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri
A DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIA DOS GRADUANDOS.
Josiane Facundo de Almeida, Célia Regina Vitaliano
O PROGRAMA PARA REFORMA EDUCACIONAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE (PREAL) E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL NA DÉCADA DE 90
Adriana da Cunha Werlang, Edaguimar Orquizas Viriato

Alfabetização, Leitura e Escrita

SABERES CIENTÍFICOS E SABERES ESPONTÂNEOS: COMPREENSÕES DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA
Neivane Marize Venturi Grava, JOÃO JESUS DE PAULA, EDSON SCHROEDER, JULIANNE FISCHER

Política de Educação Superior

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Tatiane Vedoin Viero, Gionara Tauchen

Educação Fundamental

SATISFAÇÃO DO PROFESSOR MUNICIPAL DA REGIÃO SUL
Alessandra Vargas, Marta Luz Sisson de Castro

Educação Especial

O Professor de Educação Especial na Política de Educação Especial na Perspectiva Incluisiva
Kamille Vaz
O PAPEL DA GESTÃO PEDAGÓGICA FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECAIS
Josiane Rodrigues Vioto, Célia Regina Vitaliano

Educação, Comunicação e Tecnologias

ATIVIDADE DOCENTE NA EAD SOB PERSPECTIVA DA ERGONOMIA COGNITIVA
Rejane Esther Vieira Mattei
AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves
MOVIMENTOS DE LETRAMENTO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariane Maria Schons, Carla Beatris Valentini
A INTELIGÊNCIA COLETIVA COMO DESAFIO À CONSOLIDAÇÃO DE REDES DE PESQUISADORES: UM ESTUDO DE CASO DA REDE SUL FLORESTAL
Marina Patricio de Arruda, Fabiano Romero Veiga

Filosofia da Educação

Ideologias e governamentalidades: alguns deslocamentos para pensar a lógica da educação contemporânea
Kelin Valeirão
UM PARALELO ENTRE FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO. UMA CONTRIBUIÇÃO À DEFINIÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Itamar Soares Veiga

Ensino de Matemática e Ciências

ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas

Psicologia da Educação

MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula

Educação, Cultura e Relações Étnico-Raciais

CORTANDO A CERCA: UMA ESCOLA DO CAMPO FRENTE À MULTICULTURALIDADE CONTEMPORÂNEA
LYDIA MARIA ASSIS BRASIL VALENTINI

Gênero, Sexualidade e Educação

GÊNERO E SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO PUBLICADA NA CAPES
Márcia Cristiane Völz Klumb
Representações de professora da Educação Infantil: docência e gênero em Pelotas
Lourdes Helena Dummer Venzke
CULTURA DE AUTOAJUDA E DOUTRINA TERAPÊUTICA: PROBLEMATIZANDO PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DA MATERNIDADE PRESENTES NO LIVRO COMO DESENVOLVER A AUTOESTIMA DE NOSSAS FILHAS
Rodrigo Sabala de Carvalho, Juliana Ribeiro de Vargas
ELES SÃO APENAS DIFERENTES: A PRODUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES CONTEMPORÂNEAS NA OBRA CRIANDO MENINOS
Juliana Ribeiro Vargas, Rodrigo Saballa Carvalho
QUAL O PREÇO DE SER MENINA?
Maria Simone vione Schwengber

Educação e Arte

A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnologica das novas gerações
Mônica Torres Bonatto, Susana Rangel Vieira da Cunha
DOCÊNCIA EM DERIVA: ATRAVESSAMENTOS DE UM ‘DEVIR PROFESSOR’
Tamiris Vaz