A PROFESSORA E A EDUCAÇÃO RURAL EM NOVO HAMBURGO/RS: MEMÓRIAS DE VIDA E DOCÊNCIA (1940-1970) | PDF (Português (Brasil)) |
JOSÉ EDIMAR DE SOUZA, LUCIANE SGARBI SANTOS GRAZZIOTIN |
O CAMPO ESTATÍSTICO E A ESTRUTURAÇÃO DE ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DOS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NACIONAL | PDF (Português (Brasil)) |
Natalia Gil |
Revista CHRONOS - "Tempo cronista" da Universidade de Caxias do Sul | PDF (Português (Brasil)) |
Eliana Gasparini Xerri |
MONTEIRO LOBATO E A EDUCAÇÃO: O IDEÁRIO PEDAGÓGICO EXPRESSO NA PERSONAGEM DONA BENTA | PDF (Português (Brasil)) |
Laís Pacifico Martineli, Maria Cristina Gomes Machado |
TECNOLOGIA E ARTE: CRUZAMENTOS POSSÍVEIS PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO CONTEMPORÂNEO | PDF (Português (Brasil)) |
Maria da Glória Galeb, Elisângela Christiane de Pinheiro Leite, Fabrícia Cristina Gomes, Adriana Teles de Souza |
O TRABALHO EDUCATIVO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | PDF (Português (Brasil)) |
Nilva de Oliveira Brito dos Santos, João Luiz Gasparin |
“AULA CHATA NÃO!” – CONHECENDO AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ SOBRE PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER | PDF (Português (Brasil)) |
Ana Maria Venâncio Gonçalves Imhoff, Camila Grimes, Edson Schroeder |
PROVA BRASIL EM CENA: À VOZ DOS ALUNOS E PROFESSORES EM UMA EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO | PDF (Português (Brasil)) |
Naidi Carmen Gabriel, Sherlon Cristina De Bastiani |
A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA, DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO | PDF (Português (Brasil)) |
Graziela Rossetto Giron |
O CONSELHO DE ESCOLA COMO PARCEIRO NA COMPREENSÃO DE PARÂMETROS E INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Roberta Ravaglio Gagno, Rita Schane |
OS DESAFIOS FRENTE AOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO DOS MUNICIPIOS DO 1º ANEL DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA PERANTE A APROVAÇÃO DA LEI FUNDEB | PDF (Português (Brasil)) |
Marcia Andreia Grochoska |
A expansão da rede federal de educação profissional: como sustentar uma demanda no campo educacional em um rápido processo de expansão? | PDF (Português (Brasil)) |
Jair Jonko Araujo, Paulo Eduardo Grischke |
INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO A PARTIR DA EDUCAÇÃO BOLIVARIANA DA VENEZUELA | PDF (Português (Brasil)) |
Débora Villetti Zuck, Francis Mary Guimarães Nogueira |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONEXÃO: DESAFIOS DO SÉCULO XXI | PDF (Português (Brasil)) |
Claudionei Lucimar Gengnagel, Fernanda Nicolodi |
DA TEORIA DOS FRAGMENTOS À PEDAGOGIA DA CONTRAMARCHA: | PDF (Português (Brasil)) |
Gomercindo Ghiggi, Michelle Nóbrega |
O hibridismo das linguagens verbo-visuais em Se um dia eu for embora... | |
Nós Lucila Guedes de Oliveira |
EDUCAÇÃO INFANTIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL | PDF (Português (Brasil)) |
Rúbia Renata Gonzaga, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin |
MÃE SUFICIENTEMENTE BOA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA (RE)LEITURA WINNICOTTIANA | PDF (Português (Brasil)) |
Marina Schnorr Grando, Marina Miri Braz, Andréa da Silva Katzwinkel |
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | PDF (Português (Brasil)) |
Alvine Genz Gaulke |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PROCESSSOS FORMATIVOS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Adriana Martins Figuera |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: OS JOGOS TEATRAIS COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | PDF (Português (Brasil)) |
Thais Philipsen Grutzmann |
POLÍTICAS CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A AMPLIAÇÃO DA DOCÊNCIA E A REDUÇÃO DO TEMPO | PDF (Português (Brasil)) |
Elizabeth Diefenthaeler Krahe, Ângela Maria Silveira Portelinha, Berenice Lurdes Borssoi, Renata de Oliveira Greco |
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | PDF (Português (Brasil)) |
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
Concepções de estágio e aprendizagem da docência: O que escrevem acadêmicos-estagiários de Ciências Biológicas | PDF (Português (Brasil)) |
Katiane de Almeida Gonçalves, Igor Daniel Martins Pereira |
Bullying: um desafio para a formação de professores | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Lourdes Gisi |
ALGUNS DISCURSOS DA PEDAGOGIA EM ANÁLISE: CIÊNCIA MODERNA E REDUPLICAÇÃO DO HOMEM | PDF (Português (Brasil)) |
Paula Corrêa Henning, Barbara Hees Garré |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO PARANÁ | PDF (Português (Brasil)) |
marcia rakel grahl dal forno, Naura Syria Carapeto Ferreira, Daniel Markowicz |
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | PDF (Português (Brasil)) |
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL: FRONTEIRAS ENTRE A PRODUÇÃO DO ENSINO/PESQUISA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | PDF (Português (Brasil)) |
MARISTELA FERRARI RUY GUASSELLI |
O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG | PDF (Português (Brasil)) |
Juliana Diniz Gutierres, Stephany Sieczka Ely, Maria Renata Alonso Mota, Suzane da Rocha Vieira |
PRECONCEITO OU DESPREPARO? Uma investigação acerca da percepção dos docentes de Pedagogia sobre formação de professores na modalidade EAD | PDF (Português (Brasil)) |
Lucia M M Giraffa, Carla Netto |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SURDOCEGUEIRA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Shirley Alves Godoy, Celia Regina VITALIANO, Rozi Terra Fabri |
FORMAÇÃO PERMANENTE: A PESQUISA COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA PRÁTICA DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Rogéria Novo Silva, Priscila Monteiro CHAVES, Gomercindo GHIGGI |
ORGANIZANDO CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A PARTIR DE TRAJETÓRIAS PERSONALIZAVEIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | PDF (Português (Brasil)) |
Pricila Kohls dos Santos, Lucia Maria Martins Giraffa |
PRINCÍPIOS NA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Vilisa Rudenco Gomes |
Políticas e representações sociais de professores da escola báisca sobre o bullying | PDF (Português (Brasil)) |
Jociane Emídia Silva Geronasso |
O INDIVÍDUO DIANTE DA TRANSVERSALIDADE ATEMPORAL DO SITIAMENTO: REFLEXÕES À LUZ DA DISTOPIA 1984 DE GEORGE ORWELL | PDF (Português (Brasil)) |
Joice Eloi GUIMARÃES, Eliane Fioravante GARCEZ, Karina Bernardes de Oliveira e SILVA, Marisa HARTWIG |
A DENÚNCIA EMERSA DO FETICHE PELA TÉCNICA EM THEODOR W. ADORNO AO ESFACELAMENTO DO CARÁTER HUMANIZANTE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR | PDF (Português (Brasil)) |
Priscila Monteiro CHAVES, Rogéria Novo da SILVA, Gomercindo GHIGGI |
Agricultura Familiar e Letramento | PDF (Português (Brasil)) |
Fabiano Garcia |
O LETRAMENTO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA: ORIGEM DO TERMO, CONCEITUAÇÃO E RELAÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Katlen Böhm Grando |
O PROGRAMA PROUNI E A POLITICA DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA O ENSINO SUPERIOR PRIVADO: UMA ANÁLISE DE 2005 A 2011. | PDF (Português (Brasil)) |
RAFAEL PAVAN, Marina Schnorr Grando |
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI | PDF (Português (Brasil)) |
MARCIO MUGNOL, MARIA LOURDES GISI |
VIDAS NA ESCOLA, VIDAS NA FESTA: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JUVENIS | PDF (Português (Brasil)) |
Vera Lúcia Gainssa Balinhas |
Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | PDF (Português (Brasil)) |
Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
MANUAL DIDÁTICO: USO E APROPRIAÇÕES DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS POR PROFESSORES E ALUNOS | PDF (Português (Brasil)) |
Rosi Ferrarini Gevaerd |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT): alianças e tensões em prol de uma instituição na Amazônia Legal brasileira | PDF (Português (Brasil)) |
QUELEN GIANEZINI |
(DES)ORDENANDO OS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA | PDF (Português (Brasil)) |
Elisabete Maria Garbin, Rita Cristine Basso Soares Severo |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | PDF (Português (Brasil)) |
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES NO MOODLE | PDF (Português (Brasil)) |
Tatiana Gloor Teixeira, Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Iris Cristina Datsch Toebe, Gabriela Severo Fagundes Pereira |
AS TEORIAS CURRICULARES E AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Edilaine Vagula, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves |
20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO E A EDUCAÇÃO: ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE | PDF (Português (Brasil)) |
Ivanna Schenki Fornari Grechi, Fernanda Nunes da Rosa Mangini, Silvana Rodrigues de Souza Sato |
Educação para a paz num contexto hipermoderno | PDF (Português (Brasil)) |
Marco Antonio Gonçalves |
PEDAGOGIA DO MUNDO: AFIRMANDO O COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO E A RENOVAÇÃO DO MUNDO – DIÁLOGOS COM FREIRE E ARENDT | PDF (Português (Brasil)) |
Lizandra Andrade Nascimento, Gomercindo Ghiggi |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A AÇÃO DOCENTE DIANTE DAS NOVAS FORMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Vanderlei Ricardo Guerra |
OS LABIRINTOS DO APRENDER NA VOZ DE SUJEITOS ANALFABETOS | PDF (Português (Brasil)) |
Vanise dos Santos Gomes |
Análise de erros na resolução de problemas envolvendo equações algébricas do 1º grau | PDF (Português (Brasil)) |
Yasmini Lais Spindler Sperafico, Clarissa Seligman Golbert |
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | PDF (Português (Brasil)) |
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
O Ensino de Ciências e a Experimentação | PDF (Português (Brasil)) |
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | PDF (Português (Brasil)) |
Carine Kupske, Neila Feijó Bulling, Erica do Espirito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich |
PROBLEMATIZANDO CATEGORIAS DE ENREDO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | PDF (Português (Brasil)) |
Roque Ismael da Costa Güllich, Janice Silvana Novakowski Kierepka, Erica do Espirito Santo Hermel |
SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE UNIDOCENTES DO MUNICÍPIO DE ALEGRETE-RS | PDF (Português (Brasil)) |
Rodrigo de Azambuja Guterres, Bettina Steren dos Santos |
MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AUTÔNOMO | PDF (Português (Brasil)) |
Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Edilaine Vagula |
OS CONFLITOS ÉTNICOS ENTRE COLONOS E ÍNDIOS NO SUL DE BLUMENAU/SC: MEMÓRIAS | PDF (Português (Brasil)) |
Martin Stabel Garrote |
INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM LABORATÓRIO DE PESQUISA: CONTRIBUIÇÕES DA TEATRALIDADE HUMANA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | PDF (Português (Brasil)) |
Augusto Luis Medeiros Amaral, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Cláudio Tarouco de Azevedo |
FOTOGRAFIAS DE DESLOCAMENTOS NO AMBIENTE: FUGAS EM UMA PRÁTICA EDUCATIVA | PDF (Português (Brasil)) |
Leandro Belinaso Guimarães, Ana Maria Hoepers Preve |
Notas Sobre a Educação Ambental numa perspectiva midiática: uma possibilidade de gerenciamento da vida | PDF (Português (Brasil)) |
Bárbara Hees Garré |
Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural | PDF (Português (Brasil)) |
Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO NO MUSEU DE ARTE: PENSANDO A MEDIAÇÃO CULTURAL PARA A PEQUENA INFÂNCIA. | PDF (Português (Brasil)) |
Solange de Fátima Gabre |
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE DOCENTE A PARTIR DE IMAGENS E AS IMAGENS COMO ENUNCIADOS | PDF (Português (Brasil)) |
Francieli Regina Garlet |
Encontros com a arte e a escrita: composições com alunas de Curso Normal | PDF (Português (Brasil)) |
Neila Görgen |
TRANSVERSALIZANDO O ENSINO DAS ARTES E AS EXPERIMENTAÇÕES ESTÉTICAS AUDIOVISUAIS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | PDF (Português (Brasil)) |
Cláudio Tarouco de Azevedo, Alfredo Guillermo Martin Gentini, Augusto Luis Medeiros Amaral |
Professoras artistas: reflexões sobre o fazer artístico e a prática docente | PDF (Português (Brasil)) |
Patriciane Teresinha Born, Luciana Gruppelli Loponte |