Ensino de História e Narrativas Cinematográficas Subsidiando Consciências Históricas. | PDF (Português (Brasil)) |
Lara Rodrigues Pereira |
ENTRE HERANÇAS E ESCOLHAS: TRAJETÓRIA SOCIAL DA PROFESSORA EGLÊ MALHEIROS | PDF (Português (Brasil)) |
Maristela da Rosa, Norberto Dallabrida |
FESTAS, RITUAIS CÍVICOS NO PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA DAS ESCOLAS ÉTNICAS DO PARANÁ | PDF (Português (Brasil)) |
Valquiria Elita Renk |
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E ENSINO DE HISTÓRIA, APORTES DISCIPLINARES DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO | PDF (Português (Brasil)) |
Elaine Rodrigues |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: UMA AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-PNE 2001-2010 | PDF (Português (Brasil)) |
Carlos Antonio Bonamigo, Carla Maria Aparecida Correa, Daniele Faenello, Dhiandra Leicy Raiher, Felipe Nepomuceno, Marina Kunz |
A CIVILIDADE COMO PEDAGOGIA DO COMPORTAMENTO | PDF (Português (Brasil)) |
Paula Carolina Teixeira Marroni, Divania Luiza Rodrigues |
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE 1930 NO BRASIL: PROBLEMATIZANDO OS ELEMENTOS QUE ESTRUTURAM E ORGANIZAM OS OBJETOS PARA SUBSIDIAR OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Roberlayne Borges Roballo |
O Papel da Escola na prevenção do Abuso de Álcool, o caso dos kỹrũ | PDF (Português (Brasil)) |
Paulo Ribeiro Ramon |
MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PORTADORES DE ESQUIZOFRENIA E SEUS FAMILIARES | PDF (Português (Brasil)) |
Rosane Romanha |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | PDF (Português (Brasil)) |
Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini |
ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS EM CURITIBA | PDF (Português (Brasil)) |
Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa, Dinamara Pereira Machado, Paula Reis |
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, RELAÇÕES COM OS ALUNOS E INSERÇÃO PROFISSIONAL | PDF (Português (Brasil)) |
NERIDIANA FABIA STIVANIN, NADIANE FELDKERCHER, HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA, GABRIELA MACHADO RIBEIRO |
O PROFESSOR INICIANTE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS QUE SE SOMAM | PDF (Português (Brasil)) |
Franciele Roos da Silva Ilha |
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O BANCO MUNDIAL: A ÊNFASE NA “SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES BÁSICAS” PARA O ALÍVIO DA POBREZA E SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL | PDF (Português (Brasil)) |
Cristiane Aparecida Ribeiro Bueno, Ireni Marilene Zago Figueiredo |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL | PDF (Português (Brasil)) |
Viviane Silva da Rosa |
AS POSSÍVEIS RAZÕES DO SUCESSO ESCOLAR EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS | PDF (Português (Brasil)) |
Cleudane Andrade, Tânia Regina Raitz |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COMBATE À HOMOFOBIA | PDF (Português (Brasil)) |
Alexandre Rossi |
GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO: UMA LEITURA DAS OPÇÕES POLÍTICO-INSTITUCIONAIS NOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE | PDF (Português (Brasil)) |
Durlei Maria Bernardon Rebelatto, Elton Luiz Nardi |
INDICADORES DE QUALIDADE: desafios de um conjunto de municípios da mesorregião oeste catarinense | PDF (Português (Brasil)) |
Camila Regina Rostirola |
QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO E RESILIÊNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Humberto Herrera Contreras, Iziquel Antonio Radvanskei |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DIALÓGICA EM SAÚDE PARA O RESGATE DO PARTO NATURAL | PDF (Português (Brasil)) |
Milene Rosa |
O ‘LIVRO-NEGRO’ COMO PRÁTICA DE DISCIPLINAMENTO E DE GOVERNO DA INFÂNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Célia Ratusniak |
Interdisciplinaridade como metodologia para ensinar-aprender | PDF (Português (Brasil)) |
Rochele Rita Maciel, Flávia Brocchetto Ramos |
A INFÂNCIA RE-INVENTADA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO - OS FILHOS E FILHAS DOS/AS ESTUDANTES QUE VIVEM NAS CEUs | PDF (Português (Brasil)) |
Keila Oliveira, Ethiana Sarachin Ramos |
O PROFESSOR ATENTO AO TDAH: A HIPERATIVIDADE E INDISCIPLINA NA REVISTA NOVA ESCOLA | PDF (Português (Brasil)) PDF (Português (Brasil)) |
Barbara Rocha Richter |
A LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA | PDF (Português (Brasil)) |
Vania Marta Espeiorin, Flávia Brocchetto Ramos |
PERSPECTIVA DOS DOCENTES E DOS EGRESSOS SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC | PDF (Português (Brasil)) |
Mônica Piccione Gomes Rios, Lucivani Gazzóla, Ortenila Sopelsa |
Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente | PDF (Português (Brasil)) |
Marciele Stiegler Ribas, Solange Toldo Soares |
ESCOLA E UNIVERSIDADE: A UNIÃO CAPAZ DE RESSIGNIFICAR NOVAS FORMAS À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Indiara Rech, Caroline Ferreira Brezolin, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
AS REPERCUSSÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Andressa Wiebusch, Nara Vieira Ramos |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Lidiane Gonzaga Chiare, Rita Buzzi Rausch |
Formação de Profesores: partilha de saberes e vivências comunicacionais | PDF (Português (Brasil)) |
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos |
RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA: A (RE) DESCOBERTA DA MEMÓRIA E DA IDENTIDADE NA ESCOLA E SUAS INTERFACES NA FORMAÇÃO DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Alessandro Carvalho Bica, Maria Janine Dalpiaz Reschke |
Saberes necessários à prática pedagógica dos professores de Educação Profissional e Tecnoloógica de uma Universidade Tecnológica Federal | PDF (Português (Brasil)) |
Nelci Aparecida Zanette Rovaris |
OS SABERES MOBILIZADOS PELO BOM PROFESSOR NA VISÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE DIREITO | PDF (Português (Brasil)) |
Adilson José Ribeiro, Rita Buzzi Rausch |
CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA | PDF (Português (Brasil)) |
Caroline Leonhardt Romanowski, Carla Beatriz kunzler Hosda |
ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO PROGRAMA PARFOR: PERSPECTIVAS EM MEIO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO | PDF (Português (Brasil)) |
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Moisés Alves de Oliveira |
As contribuições de Hans-Georg Gadamer para a Formação de Professores | PDF (Português (Brasil)) |
Marlene ROZEK |
A Criação de Universidades no Brasil e a Formação de Professores de Matemática | PDF (Português (Brasil)) |
Denise Therezinha Rodrigues Marques Wolski |
HORIZONTES DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DE SUA PRÁTICA DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Cristiano Henrique Antonelli da Veiga, Jaqueline Ritter-Pereira, Tiago Anderson Brutti, Otavio Aloisio Maldaner |
Pensando a formação de professores pela perspectiva grupal: significações imaginárias de participantes de um grupo de pesquisas | PDF (Português (Brasil)) |
Caroline Ferreira Brezolin, Indiara Rech, Valeska Maria Fortes de Oliveira |
Um Olhar sobre o Pensar a Prática | PDF (Português (Brasil)) |
Carmen Rosane Bozzetti Rodrigues |
FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: A ATIVIDADE DOCENTE DE ESTUDO E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Gislaine A. R. da Silva Rossetto, Srta. Leila Adriana Baptaglin |
A RECORRÊNCIA DE EXERCÍCIOS COM SÍLABAS EM DIÁRIOS DE CLASSE DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS (1973 - 2010) | PDF (Português (Brasil)) |
Gisele Ramos Lima |
CONSTRUINDO ESTADO DO CONHECIMENTO COM ENFOQUE NA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DO CORPUS TEÓRICO DE DISSERTAÇÕES DA FUNDAÇÃO CAIRU DO PROGRMA DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E RESPONSABILIDADE SOCIAL (2007-2009) | PDF (Português (Brasil)) |
Raimunda Maria da Cunha Ribeiro |
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
AS VOZES DA SOCIEDADE QUANTO À QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Aparecida Rocha |
A EVASÃO ESCOLAR NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA – SC: DESAFIOS CURRICULARES | PDF (Português (Brasil)) |
Douglas Branco de Camargo, Mônica Piccione Gomes Rios |
RECONTEXTUALIZAÇÃO DE CONCEITO-CHAVES NA REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA | PDF (Português (Brasil)) |
Jaqueline Ritter-Pereira, Otavio Aloisio Maldaner |
SITUAÇÃO DE ESTUDO E O LIVRO DIDÁTICO ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA | PDF (Português (Brasil)) |
Catiusa Kuchak Rosin, CATIUSA KUCHAK ROSIN, Luana Biasibetti, Eva Teresinha de Oliveira Boff |
Ensino Fundamental de nove anos: a implantação da Política no município de Joinville / SC. | PDF (Português (Brasil)) |
Tatiane Dominoni Rodrigues, Rosânia Campos |
A "nova" aliança entre a educação básica e o ensino superior: um avatar científico ou uma prática discursiva necessária? | PDF (Português (Brasil)) |
Sônia Maria Oliveira Rosa |
O DISCIPLINAMENTO DO ESPÍRITO: UMA ANÁLISE DOS RITOS DE INSTITUIÇÃO NO ROMANCE O ATENEU | PDF (Português (Brasil)) |
Tiago Ribeiro Santos, Rita de Cássia Marchi |
Políticas Educacionais e o Acesso e Permanência na Educação de Jovens e Adultos | PDF (Português (Brasil)) |
Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas |
Saberes possíveis e envolvimentos necessários no ensino de Sociologia na educação básica: entre legislações, sentidos e práticas | PDF (Português (Brasil)) |
Joana Elisa Röwer |
Diagnóstico e/ou Avaliação: matiz deste discurso na formação de professores da Educação Especial | PDF (Português (Brasil)) |
LEANDRA BOER POSSA, Grasiela Maria Silva Rios, Maria Inês Naujorks |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA QUE TEMOS E A ESCOLA NECESSÁRIA | PDF (Português (Brasil)) |
Celma Regina Borghi Rodriguero, Dorcely Isabel Bellanda Garcia |
Trabalho Docente nas Salas de Apoio Pedagógico: primeiras aproximações | PDF (Português (Brasil)) |
Solange Rosskamp |
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DISCURSOS DE AUTORIA COMPARTILHADA | PDF (Português (Brasil)) |
Fernando Treptow Brod, Sheyla Costa Rodrigues |
APRENDENDO A AMAR A CIÊNCIA NA ANIMAÇÃO “SID, O CIENTISTA” | PDF (Português (Brasil)) |
Daniela Ripoll, Maria Lúcia Castagna Wortmann |
BACHELARD E A EDUCAÇÃO: POR UMA PEDAGOGIA CIENTÍFICA | PDF (Português (Brasil)) |
Evaldo Antonio Kuiava, Jean-Claude Règnier |
A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A APRENDIZAGEM DOS JOVENS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS | PDF (Português (Brasil)) |
Verginia Dallago Rossato, Felix Antunes Soares, Nara Vieira Ramos |
Buscando uma aprendizagem significativa a partir de saberes e vivências dos educandos da EJA | PDF (Português (Brasil)) |
Veridiana Rabaioli Bortollini |
SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS POR MEIO DA APRECIAÇÃO IMAGÉTICA | PDF (Português (Brasil)) |
SANDRA REGINA RUBIM |
LETRAMENTO E INCLUSÃO NA EJA | PDF (Português (Brasil)) |
Eliziane Tainá Ribeiro |
TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: ANÁLISE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | PDF (Português (Brasil)) |
Caetano Castro Roso |
DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIÚMA, SC | PDF (Português (Brasil)) |
Pedro Rosso, Lucas Dominguini, Maristela Gonçalves Giassi, Maria de Lourdes Milanez Goulart, Miriam da Conceição Martins |
GEOMETRIA COM ORIGAMI: INCENTIVANDO FUTUROS PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Graziele Rancan, Lucia Maria Martins Giraffa |
ENTRE SABORES E DISSABORES DE UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA PARA A EJA | PDF (Português (Brasil)) |
Clara Lisandra de Lima Silva, Carla Gonçalves Rodrigues |
O Ensino de Ciências e a Experimentação | PDF (Português (Brasil)) |
Carla Camargo Reginaldo, Neusa John Sheid, Roque Ismael da Costa Güllich |
ENSINO DE CIÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR: MANIFESTAÇÕES SOBRE FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | PDF (Português (Brasil)) |
Marli Dallagnol Frison, Jaqueline Vianna, Fabiele Korte Ribas |
SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | PDF (Português (Brasil)) |
Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan |
Algumas considerações sobre o núcleo central e o sistema periférico das Representações Sociais dos professores sobre alunos indisciplinados | PDF (Português (Brasil)) |
Edvanderson Ramalho dos Santos, Ademir José Rosso, Adriano Charles Ferreira |
O TEMPO DE COMPREENDER E AS LETRAS: UMA PROPOSTA DE PESQUISA | PDF (Português (Brasil)) |
Cláudia Bechara Fröhlich, Simone Moschen Rickes |
Família, a protagonista no discurso de professores da educação básica sobre as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico em sala de aula | PDF (Português (Brasil)) |
Ademir José Rosso, Bernadete Machado Serpe |
Educação Ambiental:escola e bacia hidrográfica | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Arlete Rosa, Cristiane Angelo |
Gênero e educação: investigando narrativas de vereadoras do municipio do Rio Grande | PDF (Português (Brasil)) |
Dárcia Ávila, Paula Regina Costa Ribeiro |
INFÂNCIAS-MÚSICAS-MULTIETARIDADE: QUE SONS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS/CONSTRUÍDOS? | PDF (Português (Brasil)) |
Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio |