“ASSOCIAÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA”: VESTÍGIOS DE SUA INCORPORAÇÃO À CULTURA DOS GRUPOS ESCOLARES LAURO MÜLLER E ALBERTO TORRES (1946 E 1956) | PDF (Português (Brasil)) |
Fernanda Ramos Oliveira Prates, Julia Vieira Tocchetto de Oliveira, Gladys Mary Ghizoni Teive |
PERCURSOS UNIVERSITÁRIOS DISTINTOS EM GÊNERO (DÉC. DE 1950) | PDF (Português (Brasil)) |
Leticia Vieira, Dayane Mezuram Trevizoli, Norberto Dallabrida |
Condorcet e a escola pública, laica, gratuita e universal | PDF (Português (Brasil)) |
Itamaragiba Chaves Xavier, Elomar Tambara |
COLÉGIO SANTA JOANNA D’ARC: UMA NARRATIVA HISTÓRICA ACERCA DA ESCOLA COMPLEMENTAR E DA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DE RIO GRANDE/RS | PDF (Português (Brasil)) |
Rita Grecco dos Santos, Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Elomar Callegaro Tambara |
PRINCÍPIOS FROEBELIANOS: PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS | PDF (Português (Brasil)) |
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant, Gladys Mary Ghisoni Teive |
A TRANSFORMAÇÃO DO ETHOS NO OESTE DE SANTA CATARINA | PDF (Português (Brasil)) |
Paulino Eidt, Anderson Luiz Tedesco |
Sobre pesquisas com jovens alunos de Ensino Médio | PDF (Português (Brasil)) |
Elisete Medianeira Tomazetti |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E MOVIMENTOS SOCIAIS - PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | PDF (Português (Brasil)) |
Deneusa Luzia Rodrigues, Elizabete Tamanini |
A PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TITULARES DAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | PDF (Português (Brasil)) |
Rachel Pietrobon, Daiane Toigo Trentin |
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS ORGANIZADO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | PDF (Português (Brasil)) |
Luciana Bagolin Zambon, Eduardo Adolfo Terrazzan |
EVOLUÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: AS ETAPAS HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL | PDF (Português (Brasil)) |
Moacir Gubert Tavares |
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: UMA ABORDAGEM SOBRE TENDÊNCIAS TEÓRICAS | PDF (Português (Brasil)) |
Edson L. H. Tavares |
Texto Completo Não Identificado | PDF (Português (Brasil)) |
Elizabete Tamanini |
A Educação Popular como um instrumento de resistência contra a exploração capitalista | PDF (Português (Brasil)) |
Paulo Eduardo Dias Taddei |
O cuidar e a Criança pequena | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Souza dos Santos, Jordana Wruck Timm |
Ateliê de artes plásticas: lugas das infâncias. | PDF (Português (Brasil)) |
Michele Idaia dos Santos, Loide Pereira Trois |
A GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | PDF (Português (Brasil)) |
Vanessa Medianeira da Silva Flôres, Cleonice Tomazzetti |
A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES | PDF (Português (Brasil)) |
Simone Portella Teixeira de Mello, Luciana Martins Teixeira Lindner |
TRANSFORMAÇÃO E FORMAÇÃO: POR UMA ÉTICA PLANETÁRIA | PDF (Português (Brasil)) |
Ricardo Tescarolo |
O “PROFESSOR-ALVO” OU O MITO DO “BOM PROFESSOR”: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO | PDF (Português (Brasil)) |
Matheus Trindade Velasques |
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS DA DOCÊNCIA: INÍCIO DA CARREIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA | PDF (Português (Brasil)) |
Lucas Visentini, Carina de Souza Avinio, Carmem Elisete Gabbi, Cristiane Montanini, Laís Viera Trevisan, Silvana Tabarelli Kaminski |
A Formação Continuada face as suas contribuições para a docência | PDF (Português (Brasil)) |
Cristiane Danielle Wengzynski, Susana Soares Tozetto |
CURSO DE PEDAGOGIA: ESPAÇO DE RECONVERSÃO DO PROFESSOR EM SUPERPROFESSOR | PDF (Português (Brasil)) |
Jocemara Triches, Olinda Evangelista |
LICENCIATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | PDF (Português (Brasil)) |
Flavia Wegrzyn Martinez, Susana Soares Tozetto |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA ATUAÇÃO EM EAD NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE SANTA CATARINA | PDF (Português (Brasil)) |
zuleide demetrio minatti, Nilson Thomé |
O SENTIDO DA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR PRESENTE NOS LICENCIANDOS | PDF (Português (Brasil)) |
Marilisa Bialvo Hoffmann, Patricia Caldeira Tolentino |
A experiência do professor com livros didáticos | PDF (Português (Brasil)) |
Rosane de Fátima Batista Teixeira |
GESTÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CANOAS. | PDF (Português (Brasil)) |
Elisângela Krafchinski Trentin |
CONHECENDO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OUTRA EDUCAÇÃO É POSSÍVEL? | PDF (Português (Brasil)) |
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Ires de Oliveira Furtado, Ivana Krüger Tuchtenhagen, Vinícius Nizoli Becker |
PERCURSOS E IDENTIDADES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA | PDF (Português (Brasil)) |
Sônia Regina Fernandes, Idorlene da Silva Hoepers, Márcia Cristina Taborda Fonseca |
Diário como ato ético e responsável na escrita de agricultores | PDF (Português (Brasil)) |
Vania Grim Thies |
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | PDF (Português (Brasil)) |
Tatiane Vedoin Viero, Gionara Tauchen |
INOVAÇÃO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PROPOSTAS E CENÁRIOS | PDF (Português (Brasil)) |
Daniele Simões Borges, Gionara Tauchen |
TRAJETÓRIAS DE UMA INVESTIGAÇÃO: O TEMA DA QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Maria Isabel da Cunha, Carla Prestes Tassinari, Josiane da silveira, Marja Leão Braccini, Rita de Cássia Rodrigues |
POLÍTICA DE INCENTIVO A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS | PDF (Português (Brasil)) |
Richéle Timm dos Passos da Silva |
Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva dos egressos: um indicador de avaliação institucional | PDF (Português (Brasil)) |
Mary Angela Teixeira Brandalise |
INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMO APORTE NA GESTÃO EDUCACIONAL | PDF (Português (Brasil)) |
Caroline Amarante Tolazzi, Jerônimo Becker Flores |
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ECOLOGIA | PDF (Português (Brasil)) |
Camila Ferreira Pinto, Gionara Tauchen, Alessandra Nery Obelar da Silva |
Compreensão dos Professores de Educação Física em Relação aos Fundamentos Teórico-Metodológicos Adotados nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica do Estado do Paraná | PDF (Português (Brasil)) |
Daiane Grando, Ilma Célia Ribeiro Honorato, Marcelo José Taques |
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1990 | PDF (Português (Brasil)) |
Elisandra de Souza Peres, Patrícia Laura Torriglia |
Aprender e ter dificuldades para aprender:significações de professores e alunos envolvidos em programa de apoio à aprendizagem | PDF (Português (Brasil)) |
Francismara Neves Oliveira, Carlos Toscano |
A escola e o aluno com diabetes mellitus tipo 1: O que se tem para conhecer? | PDF (Português (Brasil)) |
Cristini da Rosa Turatti |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO POLICIAL MILITAR | PDF (Português (Brasil)) |
Aniele Fischer Brand, Suzana Rosa Tolfo |
BOLSA FAMÍLIA E DESEMPENHO ESCOLAR: AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL | PDF (Português (Brasil)) |
JOVILES VITÓRIO TREVISOL, ADRIANA APARECIDA FELICETTI |
Dispositivos pedagógicos em Janusz Korczak: aprendizagem e autonomia em uma perspectiva pedagógica | PDF (Português (Brasil)) |
Mauren Lúcia Tezzari |
ANÁLISE DE DISCURSOS INCLUSIVOS E SEUS EFEITOS EM TERMOS DE SUBJETIVAÇÃO DOCENTE | PDF (Português (Brasil)) |
Eliana da Costa Pereira de Menezes, Priscila Turchiello |
CARTOGRAFIA DE UMA INFÂNCIA: registros fotográficos que articulam família e escola no processo educacional de uma criança surda | PDF (Português (Brasil)) |
Graziele Gonçalves FÜLBER, Adriana da Silva THOMA |
A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE | PDF (Português (Brasil)) |
Elisângela de Fátima Fernandes de Mello, Adriano Canabarro Teixeira |
Escola, Aprendizagem e Tecnologias de Rede: relações, inconsistências e potencialidades | PDF (Português (Brasil)) |
Suellen Spinello Sotille, Adriano Canabarro Teixeira |
20% A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A RESISTÊNCIA | PDF (Português (Brasil)) |
Kelly Aparecida Gomes, Maíra Tonelli-Santos |
CONSTRUINDO NOVAS COREOGRAFIAS DIDÁTICAS COM O USO DAS TICs NO ENSINO FUNDAMENTAL | PDF (Português (Brasil)) |
Andriza Machado Becker, Neiva Viera Trevisan |
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO: A DEMOCRACIA COMO CREDO PEDAGÓGICO | PDF (Português (Brasil)) |
Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero |
A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA | PDF (Português (Brasil)) |
Amarildo Luiz Trevisan, Eliana Regina Fritzen Pedroso |
TRÍADE RECURSIVA DA COMPLEXIDADE | PDF (Português (Brasil)) |
Augusto Niche Teixeira |
SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | PDF (Português (Brasil)) |
Larissa Zancan Rodrigues, Fernanda Sauzem Wesendonk, Eduardo Adolfo Terrazzan |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROVOCAÇÕES NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | PDF (Português (Brasil)) |
Raquel Cunha Cruz, Loide Pereira Trois |
Educação Ambiental e discursos midiáticos: gerenciando modos de vida contemporâneos | PDF (Português (Brasil)) |
Priscila Oliveira da Silva, Virginia Tavares Vieira, Paula Correa Henning |
Gênero na Educação Infantil: uma análise de acontecimentos em sala de aula na perspectiva histórico-cultural | PDF (Português (Brasil)) |
Juliana Lopes Garcia, Carlos Toscano |
Arte contemporânea no espaço escolar (sem identificação) | PDF (Português (Brasil)) |
Josiane Cardoso Tesch |
COMO INTRODUZIR NA EDUCAÇÃO UM EFEITO PERFORMANCE CAPAZ DE FAZÊ-LA VARIAR? | PDF (Português (Brasil)) |
Letícia Testa |