Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, VI Encontro Semintur Jr.

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Análise de Redes Sociais (ARS) Como Ferramenta de Pesquisa em Turismo: O caso da Região Turística do Litoral da Paraíba
Gutenbergue Viana Silva, Ana Valéria Endres

Última alteração: 2015-08-12

Resumo


Objetivando investigar as implicações do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) na Região Turística do Litoral da Paraíba, utilizou-se a análise de redes sociais (ARS) para observações sobre as relações institucionais forjadas por essa política. Além do caráter bibliográfico e documental, foram feitas entrevistas com os principais atores e também pessoas que surgiram a partir da indicação dos mesmos. Identificaram-se mudanças consideráveis na estruturação do PRT, desenhando um novo panorama na região, implicando na posição forte da Empresa Paraibana de Turismo na rede atual e confirmando situação de inatividade da Secretaria de Turismo do estado como interlocutora do PRT. O futuro da região no âmbito do programa é bastante incerto, devido pouco comprometimento dos municípios e da Secretaria que deveria impulsionar a implementação do programa nesta Região Turística.