Desde a sua inauguração, um dos grandes pilares do Zoológico da UCS tem sido a Conservação Animal, visando sempre a preservação da fauna e a reabilitação de animais silvestres vítimas de maus tratos.
O UCS Zoo, em conjunto com o IHVET (Instituto Hospitalar Veterinário), atuam com o acolhimento, diagnóstico, tratamento e solturas dos animais que precisam da nossa ajuda.
Em mais de 27 anos de atuação, o UCS Zoo já reintroduziu mais de 1,5 mil animais à natureza
Os animais silvestres resgatados em situação de risco passam por triagem, tratamento e reabilitação junto ao Complexo de Saúde Animal da UCS. Quando é possível a reabilitação completa, são devolvidos à natureza.
ACOLHIMENTO
Os animais que integram o plantel do UCS Zoo foram retirados de cativeiros ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos e encaminhados ao Zoológico pelos órgãos ambientais.
Eles podem ser acolhidos de forma permanente, por não terem condições de retornar ao habitat, ou alcançar a reabilitação completa e serem devolvidos à natureza após tratamento.
DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO
O processo de diagnóstico e reabilitação dos animais é realizado pela equipe de veterinários e biólogos do Centro de Atendimento de Animais Silvestres do UCS Zoo e do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade.
INTEGRAÇÃO AO ZOO
Mesmo recebendo cuidados e tratamento, alguns animais ficam com sequelas ou em condições limitantes, incompatíveis com o retorno à vida livre. Para manutenção sob cuidados humanos, são acolhidos e integrados ao plantel do zoológico - ou, em determinados casos, encaminhados para outras instituições dedicadas à fauna silvestre.
SOLTURA
A soltura dos animais silvestres tratados na UCS e em condições de retornar a seu habitat ocorre após a reabilitação completa, a partir de avaliação da aptidão e do local ideal para a volta à natureza. O processo conta com profissionais das equipes da UCS e autoridades ambientais, sempre em cumprimento à legislação vigente.
Os animais são identificados com todas as informações possíveis para a confecção do Guia de Transporte e Soltura de Animais Silvestres, de forma a gerar dados que contribuam para os levantamentos das principais espécies e locais de ocorrência.
As ações de educação ambiental do Pró-Fauna Serra têm apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e do 5º Batalhão de Bombeiro Militar. A parceria entre PATRAM e UCS já ocorre por meio do resgate e da soltura de animais. Com o programa, essa relação se intensifica através da Patrulheiro Ambiental Mirim, projeto sócio-educacional da PATRAM desenvolvido para alunos da 5ª série de escolas de Caxias e região, que têm o zoológico à disposição como um laboratório a céu aberto. Mesma oportunidade é dada às crianças do projeto Bombeiro Mirim, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, que participam de aulas e oficinas sobre prevenção de incêndio, resgate de animais e preservação ambiental.
Coruja e graxaim-do-mato tratados na UCS são devolvidos à natureza
Leia Mais
Resgatado em São Marcos, gato-maracajá, ameaçado de extinção, recebe cuidados no Jardim Zoológico da UCS (2022)
Leia Mais
Lagarto volta a andar após tratamento no Zoológico da UCS e no IHVET
Leia Mais
Após tratamento no Jardim Zoológico da UCS, animais são devolvidos à natureza
Leia Mais
Animais retornam à natureza após período de tratamento no Zoo da UCS
Leia Mais
Jaguatirica do plantel do Zoo da UCS passa por videocirurgia
Leia Mais
Jardim Zoológico da UCS
Coordenação: Leandro do Monte Ribas
Telefone: (54) 3218-2166
Email: lmribas@ucs.br