A abertura do Zoológico da UCS, em maio de 1997, deu início a um grande projeto da Universidade voltado à causa animal. Além de sua relevância como espaço para visitação e educação ambiental, ao longo dos anos o UCS Zoo tornou-se referência estadual em conservação da fauna. A dedicação de sua equipe à recuperação e ao acolhimento de animais vítimas de maus tratos ou abandono, encaminhados por órgãos de defesa ambiental, deu origem ao Centro de Atendimento de Animais Silvestres do Zoo.
O UCS Zoo acolhe dezenas de animais, de diferentes espécies, pertencentes ao bioma regional da Mata Atlântica - muitos em risco de extinção. Em 1999, o plantel do zoológico aumentou com a instalação do Serpentário, espaço construído especificamente para abrigar diferentes tipos de répteis.
O UCS Zoo é um laboratório vivo que, além de oportunizar conhecimento técnico e científico, desperta e estimula a consciência ecológica. Desde a sua abertura, o espaço recebe uma média anual de 80 mil visitantes, em sua maioria estudantes. As visitas escolares são orientadas por monitores, que explicam as características das espécies e o histórico de cada animal junto ao UCS Zoo. Desde a inauguração do espaço, em 1997, mais de cinco mil animais foram acolhidos.
A visitação pública ao UCS Zoo foi suspensa em 2020 devido à pandemia de Covid-19, atendendo a todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos órgãos de Saúde. O acolhimento e os cuidados com os animais, no entanto, permaneceram de forma integral a partir da equipe de veterinários e biólogos do zoológico.
Em 2022 a UCS inaugurou o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET), um dos maiores complexos de saúde animal do Rio Grande do Sul. Localizado no Bloco 46, em frente ao UCS Zoo, o IHVET consolidou o Complexo de Saúde Animal da UCS, constituído ainda pelo Museu de Ciências Naturais da UCS. O centro de referência veio agregar ao trabalho realizado no zoológico potencializando diagnósticos e tratamentos.
Em Dezembro de 2024, com estrutura revitalizada, o UCS Zoo reabriu para a visitação pública, atendendo a uma demanda da comunidade e reforçando, junto dela, sua vocação de respeito ao meio ambiente a partir do conhecimento e da interação com a fauna silvestre. Foram aperfeiçoados os sistemas de segurança, tanto para os animais como para os visitantes, e ampliados os recursos de instrução e informação.
Jardim Zoológico da UCS
Coordenação: Leandro do Monte Ribas
Telefone: (54) 3218-2166
Email: lmribas@ucs.br